Atividade

129779 - Capacitação no preparo e administração da vacina BCG - ID

Data da turma: 22/10/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa: As ações de imunização em todo o mundo ao longo do tempo foram responsáveis pelo controle de diversas doenças, contribuindo para a erradicação de algumas delas como a varíola no mundo todo e a poliomielite na quase totalidade dos países.
Com o avanço das tecnologias empregadas no desenvolvimento das vacinas é possível que novos imunizantes surjam a cada dia. No Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma gama de imunizantes de forma gratuita e de fácil acesso à população, além disso, trabalha incentivando os serviços municipais a buscar altas e homogêneas coberturas vacinais.
Em 2024 o Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Imunização (PNI) disponibiliza 19 vacinas e soros para imunização de emergência, além dos imunobiológicos disponibilizados em indicações especiais através dos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), para atender a um dos princípios do SUS, a equidade.
Porém, o PNI é vítima do próprio sucesso, ao contribuir para o controle de diversas doenças fez com que a população não mais temesse as doenças que não são comuns na população atualmente, e este é um dos fatores que contribuíram para a queda nas coberturas vacinais nos últimos anos.
Buscar atingir as coberturas vacinais ideais para manter a população livre das doenças passíveis de prevenção através da vacinação é um desafio do mundo contemporâneo, além de manter equipes capacitadas e preparadas para lidar com um número cada vez maior de imunizantes oferecidos à população, com tecnologia de produção, esquemas e propriedades tão específicas. Assim como se manterem atualizados com os diversos calendários vacinais utilizados nos dias atuais, da criança, do adolescente, do adulto, do idoso, da gestante, da puérpera e tantos outros para as diversas condições crônicas.
Dessa forma, este curso visa discutir junto aos profissionais de saúde a complexidade de uma vacina que se difere da totalidade das demais vacinas do calendário de vacinação da criança. Abordará questões que implicam nas indicações da vacina BCG-ID, suas doses a depender do laboratório produtor, acompanhamento da evolução da pápula bem como os cuidados com o local de aplicação, além de buscar aprimorar o procedimento técnico de preparo e administração da primeira vacina administrada no recém nascido, minimizando erros de imunização. Refletir sobre a rotina na sala de vacinação e o papel do enfermeiro na supervisão das ações, garantindo a segurança da pessoa a ser vacinada e dos profissionais a partir da orientação sobre a prática correta de manuseio e descarte de imunobiológicos e das normas de biossegurança. Apresentar o conceito de rede e cadeia de frio e sua importância no processo de vacinação. Demonstrar o correto armazenamento e transporte das vacinas para manutenção da qualidade e eficácia dos imunobiológicos. Proporcionar o treino de habilidades para o manejo (preparo, diluição quando necessário e aplicação) da vacina BCG-ID com escolha e padronização da região, visando as boas práticas do processo de vacinação.


Referências:
BALLALAI I. Manual Prático de Imunizações. 1 Ed.. São Paulo: A.C. Farmacêutica, 2013. 480p.
HOMMA A, Martins RM, Leal MLF, Freire MS, Couto AR. Atualização em vacinas, imunizações e inovação tecnológica. Ciênc. saúde coletiva. 2011; 16(2): 445-458. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232011000200008&lng=en.
BRASIL. Manual de normas e procedimentos para vacinação. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente. Departamento do Programa Nacional de Imunizações. Brasília: Ministério da Saúde, 2024. 296p. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/guias-e-manuais/2024/manual-de-normas-e-procedimentos-para-vacinacao.pdf/view
BRASIL. Manual de rede de frio do Programa Nacional de Imunizações. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. 5 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. 135p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_rede_frio5ed.pdf

CRONOGRAMA
“Capacitação no preparo e administração da vacina BCG-ID”
Data / Hora Atividade Lab. V / Responsáveis
22/10/2024 - 11h30 às 13:30 Leituras do material recomendado Enf. Larissa 22/10/2024 - 13:30 às 14:30 Aula expositiva dialogada Enf. Maria
22/10/2024 - 14:30 às 17:30 Atividade prática Enf. Patrícia

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Diene Monique Carlos
Jaqueline Garcia de Almeida Ballestero
Larissa Gerin
Maria Cleudeni Soares de Lacerda
Patricia Abrahão Curvo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP