12958 - Práticas do Ensino Superior |
Período da turma: | a
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivo: Treinar o futuro professor no desenvolvimento de habilidades técnicas de ensino, e na organização de sistemas de ensino. Ementa: Conteúdo Programático: Estudo das Formulações Teóricas da Didática. Análise dos Processos de Formação de Professores nos Diversos Sistemas de Ensino e de Políticas de Implementação de Projetos de Formação Docente, Inicial e Continuada. Análise das Relações entre Ensino e Pesquisa. Avaliação: Plano de disciplina de uma disciplina da graduação ou de um curso no ambiente empresarial. Plano de aula – pode ser da aula apresentada para a classe. Relatório de Estágio Assinado ou Entrevista com Professores de Graduação do Ensino Superior. Bibliografia Básica: ABREU, Maria Célia & MASETTO, Marcos Tarciso. O Professor Universitário em Aula.São Paulo: MG Editores Associados, 1990. BARNES, Rob. Seja um Ótimo Aluno: guia prático para um estudo universitário eficiente. Campinas, Papirus, 1995. DRYDEN,Gordon & VOS, Jeannette. Revolucionando o Aprendizado. São Paulo: Makron, 1996 GIL, Antonio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. 3a. ed., São Paulo: Atlas, 1997. Bibliografia Complementar: GOTTLIEB, Liana, NISKIER, Arnaldo e VIGNERON, Jacques. O Professor Universitário: Herói ou Vilão. São Paulo: Cedas, 1994. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. |
||||
Carga Horária: |
36 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Liriam Luri Yamaguchi Yanaze |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |