129428 - Métodos quantitativos de análise com foco na Análise de Correspondências Múltiplas (ACM). |
Período da turma: | 11/11/2024 a 14/11/2024
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Descrição: | Dia 1 – Preparação de instrumentos para uma pesquisa quantitativa (Elaboração de questionário e SPSS).
Dia 2 – Dados secundários Educacionais: exploração e análise descritiva. Dia 3 – O que é uma ACM e para que ela serve? Dia 4 – ACM e SPAD. Dia 1: - Breve discussão sobre os elementos básicos de um projeto de pesquisa; - De que maneira tais elementos devem ser considerados na elaboração dos instrumentos de coleta de dados; - Elaboração de um questionário; - Montagem da base de dados obtidos por meio do questionário utilizando o SPSS; - Apresentação de algumas funcionalidades do SPSS. Dia 2: - Analisar as principais fontes de dados secundários educacionais, explorando, junto aos estudantes, os mecanismos de agregação e desagregação de informações; - Apresentar gráficos, seus tipos e principais usos; - Apresentar as tabelas de contingência e seu uso prático. - Discutir os erros comuns na Análise de dados e primeiras aplicações práticas; Dia 3: - Breve histórico do surgimento da ACM enquanto ferramenta estatística; - Apresentação de conceitos e princípios básicos de uma ACM (análise geométrica de dados) e o seu diferencial em relação a uma análise linear; - O conceito de espaço social; - Usos e possibilidade da ACM em pesquisas no âmbito das ciências sociais. Dia 4: - Aprendizagem prática da ACM: como utilizar o SPAD; - Interpretação dos gráficos e tabelas gerados pela ACM (nuvem de indivíduos e de propriedades). - Outras possibilidades do SPAD: análise de cluster. Bibliografia: BERTONCELO, Edison. O Uso da Análise de Correspondências Múltiplas nas Ciências Sociais: possibilidades de aplicação e exemplos empíricos. Encontro Anual Da Anpocs, v. 40, p. 1-25, 2016. BOURDIEU, P. Uma revolução conservadora na edição. Política & Sociedade, v. 17, n. 39, p. 198-249, 2018. FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS-5. Penso Editora, 2020. KLÜGER, Elisa. Análise de correspondências múltiplas: fundamentos, elaboração e interpretação. BIB, São Paulo, n. 86, p. 68-97, 2018. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Mariana Cardozo Batista de Oliveira Ruy de Deus e Mello Neto |
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