Atividade

129374 - Linguagem e Diversidade: Gênero, Sexualidade, Raça e Classe em Foco

Período da turma: 07/10/2024 a 28/10/2024

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Descrição: EMENTA:
O curso examina a interação entre linguagem e marcadores sociais da diferença (gênero, sexualidade, raça e classe) através de uma lente interseccional. Aborda temas como descolonialidade, práticas inclusivas e o impacto da mídia e da educação. Visa desenvolver habilidades para promover a justiça e a inclusão social por meio da análise crítica da linguagem

PROGRAMA DO CURSO DE EXTENSÃO

Fase Presencial (USP)
Datas: 7, 8 e 9 de outubro
Horário: 14:00 – 18:00 (4h por dia)
Preparação: 1 hora de leitura e/ou vídeo antes de cada aula

Aula 1: Introdução aos Marcadores Sociais da Diferença
Data: 7 de outubro
• Discussão sobre os conceitos de gênero, sexualidade, raça e classe social em perspectiva interseccional
• Linguagem e poder: como as palavras reforçam ou desafiam desigualdades sociais
Preparação (1h):
• Vídeo: O que é interseccionalidade? | Com Karina Vieira
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wIghuxxsdyc
o Introdução ao conceito de interseccionalidade e sua importância nos estudos sociais

Aula 2: Descolonialidade – Sobre a (Des)legitimização de Saberes
Data: 8 de outubro
• A relação entre linguagem e colonialismo: imposição e resistência
• Descolonialidade como proposta de ruptura com epistemologias eurocêntricas
Preparação (1h):
• Vídeo: O pensamento decolonial para superar a colonialidade e o racismo epistêmico | Suze Piza
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=8qs9uXf0I0Y
o Reflexão sobre como o colonialismo influenciou as práticas linguísticas e os saberes hegemônicos

Aula 3: Linguagem, Interseccionalidade e Indústria Cultural
Data: 9 de outubro
• Análise das interseções entre gênero, sexualidade, raça e classe na indústria cultural
• Reflexões sobre a complexidade das identidades e como a linguagem as molda em discursos e práticas sociais
Preparação (1h):
• Vídeo: O que é a indústria cultural - Marcia Tiburi | Filosofia em Comum
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=nq6KMMoqNuk&t=84s
o Introdução ao conceito de indústria cultural e exemplos práticos de suas manifestações sobre interseccionalidades socio-identitárias

Fase a Distância (Google Meet)
Datas: 14, 16, 21, 23 e 28 de outubro
Horário: 19:00 – 21:00 (2h por dia)
Preparação: 1 hora de leitura e/ou vídeo antes de cada aula

Aula 4: Linguagem e Poder
Data: 14 de outubro
• O papel da linguagem na manutenção e contestação das relações de poder
• Análise crítica de discursos que reproduzem e/ou desafiam desigualdades sociais, políticas e econômicas
Preparação (1h):
• Leitura: Discurso e poder: tudo começa na linguagem | Juliana Romão | Portal Geledés
Link: https://www.geledes.org.br/discurso-e-poder-tudo-comeca-na-linguagem
o Reflexão sobre o papel do discurso na construção e manutenção do poder

Aula 5: Práticas Linguísticas e Inclusão
Data: 16 de outubro
• Exame de como práticas linguísticas podem promover ou limitar a inclusão social
• Desenvolvimento de habilidades para criar ambientes comunicativos mais inclusivos
Preparação (1h):
• Leitura: Quem tem medo da linguagem inclusiva? | Leonam Cunha | Carta Capital
Link: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/quem-tem-medo-da-linguagem-inclusiva
o Discussão sobre estratégias de linguagem inclusiva e suas aplicações práticas

Aula 6: Linguagem na Mídia e no Discurso Público
Data: 21 de outubro
• Análise do papel e da responsabilidade da mídia na formação e no reforço de estereótipos sociais
• Crítica de discursos públicos e sua influência na percepção das identidades interseccionais
Preparação (1h):
• Leitura: A mercantilização da internet e das redes sociais | Dênis de Moraes | Blog da Boitempo
Link: https://blogdaboitempo.com.br/2013/01/30/a-mercantilizacao-da-internet-e-das-redes-sociais
o Reflexão sobre como a mídia contribui para a formação e perpetuação de estereótipos

Aula 7: Linguagem e Educação
Data: 23 de outubro
• O impacto da linguagem na educação e como ela pode refletir ou desafiar desigualdades sociais
• Estratégias para uma prática educativa que reconheça e valorize a diversidade linguística e social
Preparação (1h):
• Leitura: Por que o sistema educacional brasileiro nunca adotou Paulo Freire na prática? | Raphael Fagundes e Wendel Barbosa | Le Monde Diplomatique Brasil
Link: https://diplomatique.org.br/por-que-o-sistema-educacional-brasileiro-nunca-adotou-paulo-freire-na-pratica
o Discussão sobre a relação entre práticas linguísticas e práticas educativas

Aula 8: Propostas de Intervenção e Transformação Social
Data: 28 de outubro
• Desenvolvimento de propostas práticas para intervenções linguísticas não hegemônicas que promovam a equidade e a justiça social
• Discussão de como implementar mudanças na prática cotidiana e no ambiente profissional
Preparação (1h):
• Vídeo: Conheça a obra do pensador quilombola Nego Bispo | Luma Prado | De Olho nos Ruralistas
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ggvVXXBG3SM
o Estratégias e exemplos de intervenções linguísticas bem-sucedidas e seus impactos

Referências complementares

Aula 1
AKOTIRENE, Carla. Cruzando o Atlântico em memória da interseccionalidade. In: AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. p. 17-55.

Aula 2
BISPO DOS SANTOS, Antônio. Semear palavras. In: BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora; PISEAGRAMA, 2023. p. 09-15.
MUNDURUKU, Daniel. Tempo de ousar. In: MUNDURUKU, Daniel. Antologia de contos indígenas de ensinamento: tempo de histórias. Org. e Apr. de Heloisa Prieto. São Paulo: Moderna, 2005. p. 65-74.

Aula 3
TIBURI, Marcia. O riso como catarse no contexto da indústria cultural + Indústria cultural da antipolítica. In: TIBURI, Marcia. Como derrotar o turbotecnomachonazifascismo ou seja lá o nome que se queira dar ao mal que devemos superar. Rio de Janeiro: Record, 2020. p. 104-108 + 145-148.

Aula 4
TIBURI, Marcia. Fascismo como jogo de linguagem + Consumismo da linguagem. In: TIBURI, Marcia. Como derrotar o turbotecnomachonazifascismo ou seja lá o nome que se queira dar ao mal que devemos superar. Rio de Janeiro: Record, 2020. p. 50-52 + 127-131.

Aula 5
BONFIM, Marco; SANTOS, Eric. Uma análise de discurso crítica multimodal em perspectiva negra: do racismo LGBTQIA+fóbico no Brasil às práticas de reexistências de bixas pretas. In: BEZERRA, Fábio; CANALE, Germán. Estudos críticos do discurso multimodal sobre as comunidades LGBTQIA+ na América Latina. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 253-281.

Aula 6
CHAGAS, Fábio; MODESTO, Rogério. Discurso e existências dissidentes: raça, gênero, classe e as denúncias do caso Caras&Bocas. In: LAU, Héliton; FATIMA, Wellton (org.). Raça, gênero e sexualidade em perspectivas discursivas: efeitos e práticas da/na violência - volume 2. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 28-49.

Aula 7
FERREIRA, Aparecida. Educação linguística crítica e identidades sociais de raça. In: PESSOA, Rosane; SILVESTRE, Viviane; MONTE MÓR, Walkyria (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 39-46.

Aula 8
HOOKS, bell. Pedagogia e compromisso político: um comentário. In: hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Trad. de Cátia Bocaiuva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019. p. 206-217.
SILVA, Givânia. Mulheres quilombolas: afirmando o território na luta, resistência e insurgência negra feminina. In: DEALDINA, Selma (org.). Mulheres quilombolas: territórios de existências negras femininas. São Paulo: Sueli Carneiro; Jandaíra, 2020. p. 51-58.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Fábio Alexandre Silva Bezerra


 
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