129374 - Linguagem e Diversidade: Gênero, Sexualidade, Raça e Classe em Foco |
Período da turma: | 07/10/2024 a 28/10/2024
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Descrição: | EMENTA:
O curso examina a interação entre linguagem e marcadores sociais da diferença (gênero, sexualidade, raça e classe) através de uma lente interseccional. Aborda temas como descolonialidade, práticas inclusivas e o impacto da mídia e da educação. Visa desenvolver habilidades para promover a justiça e a inclusão social por meio da análise crítica da linguagem PROGRAMA DO CURSO DE EXTENSÃO Fase Presencial (USP) Datas: 7, 8 e 9 de outubro Horário: 14:00 – 18:00 (4h por dia) Preparação: 1 hora de leitura e/ou vídeo antes de cada aula Aula 1: Introdução aos Marcadores Sociais da Diferença Data: 7 de outubro • Discussão sobre os conceitos de gênero, sexualidade, raça e classe social em perspectiva interseccional • Linguagem e poder: como as palavras reforçam ou desafiam desigualdades sociais Preparação (1h): • Vídeo: O que é interseccionalidade? | Com Karina Vieira YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wIghuxxsdyc o Introdução ao conceito de interseccionalidade e sua importância nos estudos sociais Aula 2: Descolonialidade – Sobre a (Des)legitimização de Saberes Data: 8 de outubro • A relação entre linguagem e colonialismo: imposição e resistência • Descolonialidade como proposta de ruptura com epistemologias eurocêntricas Preparação (1h): • Vídeo: O pensamento decolonial para superar a colonialidade e o racismo epistêmico | Suze Piza YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=8qs9uXf0I0Y o Reflexão sobre como o colonialismo influenciou as práticas linguísticas e os saberes hegemônicos Aula 3: Linguagem, Interseccionalidade e Indústria Cultural Data: 9 de outubro • Análise das interseções entre gênero, sexualidade, raça e classe na indústria cultural • Reflexões sobre a complexidade das identidades e como a linguagem as molda em discursos e práticas sociais Preparação (1h): • Vídeo: O que é a indústria cultural - Marcia Tiburi | Filosofia em Comum YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=nq6KMMoqNuk&t=84s o Introdução ao conceito de indústria cultural e exemplos práticos de suas manifestações sobre interseccionalidades socio-identitárias Fase a Distância (Google Meet) Datas: 14, 16, 21, 23 e 28 de outubro Horário: 19:00 – 21:00 (2h por dia) Preparação: 1 hora de leitura e/ou vídeo antes de cada aula Aula 4: Linguagem e Poder Data: 14 de outubro • O papel da linguagem na manutenção e contestação das relações de poder • Análise crítica de discursos que reproduzem e/ou desafiam desigualdades sociais, políticas e econômicas Preparação (1h): • Leitura: Discurso e poder: tudo começa na linguagem | Juliana Romão | Portal Geledés Link: https://www.geledes.org.br/discurso-e-poder-tudo-comeca-na-linguagem o Reflexão sobre o papel do discurso na construção e manutenção do poder Aula 5: Práticas Linguísticas e Inclusão Data: 16 de outubro • Exame de como práticas linguísticas podem promover ou limitar a inclusão social • Desenvolvimento de habilidades para criar ambientes comunicativos mais inclusivos Preparação (1h): • Leitura: Quem tem medo da linguagem inclusiva? | Leonam Cunha | Carta Capital Link: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/quem-tem-medo-da-linguagem-inclusiva o Discussão sobre estratégias de linguagem inclusiva e suas aplicações práticas Aula 6: Linguagem na Mídia e no Discurso Público Data: 21 de outubro • Análise do papel e da responsabilidade da mídia na formação e no reforço de estereótipos sociais • Crítica de discursos públicos e sua influência na percepção das identidades interseccionais Preparação (1h): • Leitura: A mercantilização da internet e das redes sociais | Dênis de Moraes | Blog da Boitempo Link: https://blogdaboitempo.com.br/2013/01/30/a-mercantilizacao-da-internet-e-das-redes-sociais o Reflexão sobre como a mídia contribui para a formação e perpetuação de estereótipos Aula 7: Linguagem e Educação Data: 23 de outubro • O impacto da linguagem na educação e como ela pode refletir ou desafiar desigualdades sociais • Estratégias para uma prática educativa que reconheça e valorize a diversidade linguística e social Preparação (1h): • Leitura: Por que o sistema educacional brasileiro nunca adotou Paulo Freire na prática? | Raphael Fagundes e Wendel Barbosa | Le Monde Diplomatique Brasil Link: https://diplomatique.org.br/por-que-o-sistema-educacional-brasileiro-nunca-adotou-paulo-freire-na-pratica o Discussão sobre a relação entre práticas linguísticas e práticas educativas Aula 8: Propostas de Intervenção e Transformação Social Data: 28 de outubro • Desenvolvimento de propostas práticas para intervenções linguísticas não hegemônicas que promovam a equidade e a justiça social • Discussão de como implementar mudanças na prática cotidiana e no ambiente profissional Preparação (1h): • Vídeo: Conheça a obra do pensador quilombola Nego Bispo | Luma Prado | De Olho nos Ruralistas Link: https://www.youtube.com/watch?v=ggvVXXBG3SM o Estratégias e exemplos de intervenções linguísticas bem-sucedidas e seus impactos Referências complementares Aula 1 AKOTIRENE, Carla. Cruzando o Atlântico em memória da interseccionalidade. In: AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. p. 17-55. Aula 2 BISPO DOS SANTOS, Antônio. Semear palavras. In: BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora; PISEAGRAMA, 2023. p. 09-15. MUNDURUKU, Daniel. Tempo de ousar. In: MUNDURUKU, Daniel. Antologia de contos indígenas de ensinamento: tempo de histórias. Org. e Apr. de Heloisa Prieto. São Paulo: Moderna, 2005. p. 65-74. Aula 3 TIBURI, Marcia. O riso como catarse no contexto da indústria cultural + Indústria cultural da antipolítica. In: TIBURI, Marcia. Como derrotar o turbotecnomachonazifascismo ou seja lá o nome que se queira dar ao mal que devemos superar. Rio de Janeiro: Record, 2020. p. 104-108 + 145-148. Aula 4 TIBURI, Marcia. Fascismo como jogo de linguagem + Consumismo da linguagem. In: TIBURI, Marcia. Como derrotar o turbotecnomachonazifascismo ou seja lá o nome que se queira dar ao mal que devemos superar. Rio de Janeiro: Record, 2020. p. 50-52 + 127-131. Aula 5 BONFIM, Marco; SANTOS, Eric. Uma análise de discurso crítica multimodal em perspectiva negra: do racismo LGBTQIA+fóbico no Brasil às práticas de reexistências de bixas pretas. In: BEZERRA, Fábio; CANALE, Germán. Estudos críticos do discurso multimodal sobre as comunidades LGBTQIA+ na América Latina. Campinas: Pontes Editores, 2022. p. 253-281. Aula 6 CHAGAS, Fábio; MODESTO, Rogério. Discurso e existências dissidentes: raça, gênero, classe e as denúncias do caso Caras&Bocas. In: LAU, Héliton; FATIMA, Wellton (org.). Raça, gênero e sexualidade em perspectivas discursivas: efeitos e práticas da/na violência - volume 2. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 28-49. Aula 7 FERREIRA, Aparecida. Educação linguística crítica e identidades sociais de raça. In: PESSOA, Rosane; SILVESTRE, Viviane; MONTE MÓR, Walkyria (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 39-46. Aula 8 HOOKS, bell. Pedagogia e compromisso político: um comentário. In: hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Trad. de Cátia Bocaiuva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019. p. 206-217. SILVA, Givânia. Mulheres quilombolas: afirmando o território na luta, resistência e insurgência negra feminina. In: DEALDINA, Selma (org.). Mulheres quilombolas: territórios de existências negras femininas. São Paulo: Sueli Carneiro; Jandaíra, 2020. p. 51-58. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Fábio Alexandre Silva Bezerra |
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