Atividade

129336 - Módulo: Transtornos e Deficiências

Período da turma: 02/09/2025 a 10/03/2026

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Descrição: Perspectiva clínica e científica dos transtornos do neurodesenvolvimento
Explicar sobre a classificação para os transtornos do neurodesenvolvimento; apresentar os principais indicativos sintomáticos de transtorno do desenvolvimento em crianças e adolescentes, assim como discutir sobre o encaminhamento e manejo dos estudantes com transtornos do neurodesenvolvimento em sala de aula; explicar sobre como é realizado o diagnóstico e quem o faz.

Bibliografia
ARAUJO, Álvaro Cabral e LOTUFO NETO, Francisco.A nova classificação Americana para os Transtornos Mentais: o DSM-5. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp. 67-82. ISSN 1517-5545.
ASSUMPÇÃO JÚNIOR, Francisco B. Distúrbios Globais do desenvolvimento. In: Estilos da clínica; 3 (2): 103-110 jul/dez. 2002.
GONÇALVES, Maria Rozineti. Diagnósticos de deficiências e transtornos na Educação Infantil: dispositivos a serviço de quê?. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos (SP), 2022.
OLIVEIRA NETO, Rivaldo Bevenuto de. Contextualização e conceitos das deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal (RN), 2022.

Transtorno de desenvolvimento intelectual
Definição e características do transtorno desenvolvimento intelectual; Tipos e níveis de severidade; Desenvolvimento e aprendizagem; Práticas pedagógicas inclusivas; Adaptação do ambiente escolar.

Bibliografia
KE, Xiaoyan; LIU, Jing. Deficiência intelectual. IACAPAP e-Textbook of Child and adolescent mental health.(Edição em Português, 2015.
Piculi, V.A.L. Deficiência Intelectual: inclusão, práticas pedagógicas e aprendizagem. E-book. Dialética: São Paulo (SP), 2022.
Ribeiro, R.S. Saberes e fazeres pedagógicos na deficiência intelectual. Editora SENAC: São Paulo (SP), 2021.

Síndrome de Down
O que é a síndrome de down; desenvolvimento das funções cognitivas nos alunos com síndrome de down; programas educativos para crianças com síndrome de down; Práticas pedagógicas para a aprendizagem de pessoas com síndrome de down; práticas de inclusão em sala de aula.

Bibliografia
Lima, Ana Cristina Dias Rocha. Síndrome de Down e as práticas pedagógicas. Editora Vozes: Petrópolis (RJ). 2019.
Pinheiro, Luciana Madsen. Estou Aqui Professor, E Agora?. Clube de Autores: Joinville (SC). 2014.
Silva, Marilene Santos da. 47 cromossomos e infinitas possibilidades. Cidadela: Porto Alegre (RS). 2016.

Transtorno do espectro autista (TEA)
Explicar o que é o TEA; Discutir sobre o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista, buscando possibilitar novas oportunidades de aprendizagem e inclusão das crianças com TEA; contribuir na formação e atuação dos profissionais de educação. Trazer exemplos e estudos de caso para elucidar as vivências.

Bibliografia
CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; SILVA, Gabrielle Lenz da; CRESPO, Renata Oliveira; OLIVEIRA, Calleb Rangel de; MAGALHÃES, Suelen Lessa. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-22, jul. 2020.
CAVACO, Nora. Autismo o que precisamos saber: caderno de apoio teórico e prático. Rio de Janeiro: Wak editora, 2020.
HUDSON, D. Dificuldades Específicas de Aprendizagem: Ideias Práticas para Trabalhar com Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Dispraxia, TDAH, TEA, Síndrome de Asperger e TOC. Traduzido por G. Summa. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

Transtornos de comunicação
O que são os transtornos da comunicação e como são classificados; Intervenções para apoio às crianças com transtorno de comunicação; Estratégias
pedagógicas para promover inclusão e aprendizagem na sala de aula.

Bibliografia
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. 5. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Rodrigues, P. M. T., Carvalho, E. L. L., Areias, A. M., Burguetti, F. A. R., Wendling, F. D. F., Sabaté, F. M., ... & Alves, T. (2000). Incidência de distúrbios da comunicação em pré-escolares. Temas sobre Desenvolvimento, 24-27.
GOULART, Bárbara Niegia Garcia de; CHIARI, Brasília M. Distúrbios de fala e dificuldades de aprendizagem no Ensino Fundamental. Revista CEFAC, v. 16, n. 3, p. 810-816, 2014.

Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
O que é o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH); O TDAH no contexto escolar; estratégias pedagógicas para a aprendizagem e inclusão em sala de aula.

Bibliografia
ABRAHÃO, Anaísa Leal Barbosa; DOS SANTOS ELIAS, Luciana Carla. Crianças com TDAH e professoras: Recursos e dificuldades. Psico, v. 53, n. 1, p. e39098-e39098, 2022.
Barkley, R. A. (2002). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): guia completo para pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed.
HUDSON, D. Dificuldades Específicas de Aprendizagem: Ideias Práticas para Trabalhar com Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Dispraxia, TDAH, TEA, Síndrome de Asperger e TOC. Traduzido por G. Summa. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

Transtornos específicos de aprendizagem
O que é o transtorno específico da aprendizagem; classificação; Transtorno específico da habilidade aritmética/Discalculia; Transtorno específico da soletração/Disortografia; Transtorno específico de leitura/Dislexia; O modelo RTI - Resposta à intervenção; Estratégias de aprendizagem nos Transtornos de Aprendizagem; estratégias de inclusão na sala de aula.

Bibliografia
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. 5. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2014.
HUDSON, D. Dificuldades Específicas de Aprendizagem: Ideias Práticas para Trabalhar com Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Dispraxia, TDAH, TEA, Síndrome de Asperger e TOC. Traduzido por G. Summa. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
MACHADO, Andréa Carla; ALMEIDA, Maria Amelia. O modelo RTI-Resposta à intervenção como proposta inclusiva para escolares com dificuldades em leitura e escrita. Revista Psicopedagogia, v. 31, n. 95, p. 130-143, 2014.

Altas habilidades/superdotação
Aspectos políticos e históricos das Altas Habilidades/ Superdotação. Abordagens: cognitiva, psicológica e social das AH/S. Características e indicativos de AH/S. Avaliação. Práticas Pedagógicas especializadas e inclusivas. Estudo e aplicação de instrumentos para triagem dos alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação.

Bibliografia
ALENCAR, E. M. L. S. O aluno com altas habilidades no contexto da educação inclusiva. Movimento (Porto Alegre), Niterói, RJ, v. 7, 2003.
DELOU, C. M. C. Educação do aluno com altas habilidades/superdotação: legislação e políticas educacionais para a inclusão. In: FLEITH, D. de S. (Org). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação: orientação a professores. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Vol. 1, p. 25-39, 2007.
PÉREZ, S. G. P. B.; FREITAS, S. N. Estado do Conhecimento na Área de Altas Habilidades/Superdotação no Brasil: Uma Análise das Últimas Décadas. In: 32ª Reunião Anual da ANPED, 2009, Caxambu/MG. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: Acesso em 17 de maio de 2024.

Deficiência física e motora
Fornecer aos alunos conhecimentos sobre as diferentes condições que envolvem a deficiência física e motora; Acessibilidade e adaptações no ambiente escolar; Estratégias pedagógicas inclusivas.

Bibliografia
BORGES, Carline Santos. Saberes e fazeres pedagógicos nas deficiências física e múltipla. Editora Senac São Paulo, 2020.
ISRAEL, Vera Lúcia; BERTOLDI, Andréa Lúcia Sério. Deficiência físico-motora: interface entre educação especial e repertório funcional. Ed. IBPEX, 2010.
VARA, Maria de Fátima Fernandes; CIDADE, Ruth Eugenia. Conhecimentos básicos da deficiência física para o atendimento educacional especializado. Editora Intersaberes, 2020.

Deficiência auditiva
Caracterização da deficiência auditiva; Tipos de distúrbios auditivos e de surdez; Causas da deficiência auditiva; Adaptações curriculares para alunos com deficiência auditiva; apresentar o que é Libras e sua importância; Acessibilidade e adaptações no ambiente escolar; Estratégias pedagógicas inclusivas; Rede de apoio à inclusão de alunos com deficiência auditiva.

Bibliografia
ANDRÉ, Cláudio Fernando; TEIXEIRA, Maria Cristina. A educação da pessoa com deficiência auditiva no Brasil. Educ. Ling, v. 21, n. 2, p. 101-118, 2018.
Carvalho, Wilma Pinheiro de; Benício, Edgard Ricardo. O uso das tecnologias assistivas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes deficientes auditivos. Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal Goiano, Campus Avançado de Hidrolândia- Polo Aparecida de Goiânia, 2022.
Honora, Márcia. Saberes e fazeres pedagógicos na deficiência auditiva e surdez. Brasil, Editora Senac São Paulo, 2020.

Deficiência Visual
Professor: Marcelo Fernandes da Costa
Ementa: Caracterização da deficiência visual (o que é, conceitos e tipos); Sintomas e sinais mais comuns de alterações visuais em crianças; Adequações curriculares para alunos com deficiência visual; A integração sensorial no processo pedagógico; Braille; Soroban; Acessibilidade e adaptações no ambiente escolar; Estratégias pedagógicas inclusivas; Rede de apoio à inclusão de alunos com deficiência visual.

Bibliografia
de Sousa, Ivan Vale. Educação inclusiva no Brasil (vol. 3): Deficiência visual e tecnologias. Brasil: Paco e Littera, 2020.
Oliveira, Aida Guerreiro de. Deficiência Visual no Contexto da Educação Inclusiva, para Além das Limitações...As Potencialidades. Ucrânia: Editora Appris, 2023.
Siqueira, A. L. F. C. d., Santos, D. A. d. N. d., Gitahy, R. R. C. (2020). Por Uma Educação Acessível e Inclusiva Para Pessoas com Deficiência Visual. Brasil: Editora Appris.

Tópicos Especiais
Serão abordados temas contemporâneos na área de Educação Inclusiva e Diversidade.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 600
 
Ministrantes: Adriana Ribeiro Tavares
Anaísa Leal Barbosa Abrahão
Maria Cecília Perantoni Fuchs Ferraz
Maria Célia Pereira Lima Hernandes
Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz
Rosebelly Nunes Marques
Táhcita Medrado Mizael


 
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