Atividade

129335 - Módulo: Mercado e Cultura Inclusiva

Período da turma: 01/09/2026 a 02/03/2027

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Descrição: Desafios, dificuldades e barreiras da diversidade e inclusão
Conscientização e Educação, Cultura Organizacional, Pessoa com deficiência e o mundo do trabalho, Políticas e Práticas Internas, Desenvolvimento de Liderança, Sustentabilidade e a Inclusão, Legislação e Política, Impacto da Diversidade e Inclusão no âmbito Organizacional, Estudos de caso.

Bibliografia
CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. e DA SILVA, Roberto. Metodologia
Científica. 6ª edição. Editora Pearson – 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. A iniciação à Administração de Recursos
Humanos. 4ª edição. Editora Manole – 2010.
CORRER, R. Deficiência e inclusão social: construindo uma nova
comunidade. Bauru: EDUSC, 2003.
IVONE, Maria F. L. A pessoa com deficiência e o direito ao trabalho. 2009.
Dissertação (Mestrado em Direito). Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, São Paulo, 2009.
PEDROSA Raissa G. T. Inserção de pessoas com deficiência no mercado
de trabalho: relações entre significado do trabalho e percepção de suporte
social e organizacional. 2013. Dissertação (mestrado em Psicologia
organizacional). Universidade federal de São João Del-Reis, São João DelReis, 2013.

Mercado de trabalho e recrutamento
Importância da educação inclusiva no ambiente corporativo, desafios e barreiras enfrentados, papel do RH, desafios e obstáculos, estratégias efetivas de implementação da educação inclusiva, benefícios da diversidade, Impacto social e econômico da diversidade, estratégias de gestão da diversidade nas organizações, estudos de casos.

Bibliografia
CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. Handbook de estudos organizacionais. 1. ed. – 4. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2007.
HANASHIRO, Darcy M. M.; TEIXEIRA, Maria Luiza M.; ZACCARELLI, Laura M. Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Formação de profissionais
Contexto histórico, fundamentos da educação inclusiva, tendências educacionais e práticas inclusivas, Problematização da Escola como Espaço de Inclusão/Exclusão Social, políticas públicas sobre educação inclusiva, implicação das políticas no contexto escolar, política atual de formação de professores e profissionais do mercado, a prática reflexiva na formação docente, planejamento e avaliação educacional na perspectiva da inclusão, estudos de caso.

Bibliografia
DEMERVAL. S. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ. vol.14, n.40, Rio de Janeiro, jan./abr. 2009.
ENGUITA, M. F. Educar em Tempos Incertos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FELDMANN, M. G. (Org.). Formação de Professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac, São Paulo, 2009.
LUCK, H. Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2006.
MAZZOTA, M. J. S. Educação no Brasil: História e Políticas Públicas. São Paulo: Cortez Editora, 1996.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista Científica e curriculum, v.1, n. 1, 2005.

Treinamentos empresarial inclusivo
Definição e importância da diversidade no ambiente corporativo, papel estratégico da liderança na promoção da inclusão, sensibilização e engajamento dos colaboradores para a importância da inclusão, técnicas de escuta ativa e desenvolvimento de empatia, promoção de uma cultura de confiança e lealdade, competências de liderança inclusiva e gestão de diversidade, fomento de uma cultura inclusiva para impulsionar a inovação, estudos de caso.

Bibliografia
CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. Handbook de estudos organizacionais. 1. ed. – 4. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2007.
HANASHIRO, Darcy M. M.; TEIXEIRA, Maria Luiza M.; ZACCARELLI, Laura M. Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Gestão de carreira
Promoção de uma Cultura Inclusiva, valorização da diversidade e desempenho organizacional, liderança inclusiva na prática, desenvolvimento pessoal e profissional, como superar desafios pessoais e culturais para o gerenciamento de carreira, desenvolvimento de competências, equilíbrio e bem-estar, liderança e colaboração, Indicadores chave de desempenho (KPIs) para avaliar o progresso em fundamentos de diversidade, equidade e inclusão.

Bibliografia
CLEGG, Stewart R.; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R. Handbook de estudos organizacionais. 1. ed. – 4. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2007.
HANASHIRO, Darcy M. M.; TEIXEIRA, Maria Luiza M.; ZACCARELLI, Laura M. Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Cultura inclusiva
Apresentar a discussão a respeito da educação inclusiva e da educação especial, contextualizando seus fundamentos e políticas; discutir o papel do gestor na implementação da cultura inclusiva, inclusão da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho/escola de maneira efetiva, apresentar e discutir sobre forma de equidade na educação; refletir ações mais plurais e inclusivas, análise de retorno sobre investimento de iniciativas de diversidade e inclusão, estudos de caso.

Bibliografia
CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. e DA SILVA, Roberto. Metodologia
Científica. 6ª edição. Editora Pearson – 2012.
CHIAVENATO, Idalberto. A iniciação à Administração de Recursos
Humanos. 4ª edição. Editora Manole – 2010.
CORRER, R. Deficiência e inclusão social: construindo uma nova
comunidade. Bauru: EDUSC, 2003.
IVONE, Maria F. L. A pessoa com deficiência e o direito ao trabalho. 2009.
Dissertação (Mestrado em Direito). Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo, São Paulo, 2009.
PEDROSA Raissa G. T. Inserção de pessoas com deficiência no mercado
de trabalho: relações entre significado do trabalho e percepção de suporte
social e organizacional. 2013. Dissertação (mestrado em Psicologia
organizacional). Universidade federal de São João Del-Reis, São João DelReis, 2013.

Inclusão e pluralidade nas equipes de trabalho
As dimensões da diversidade, equidade e inclusão, grupos vulneráveis e interseccionalidades, equidade de gênero, raça e etnia, pessoa com deficiência e acessibilidades, engajamento da liderança na inclusão, saúde mental em grupos vulneráveis, modelo de governança para os programas de diversidade, equidade e inclusão e práticas organizacionais, estudos de caso.

Bibliografia
DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2a edição, 1999. Relatório para a UNESCO da Comissão internacional sobre educação para o século XXI.
RANSON, S. The new learning for inclusion and capability: towards community
governance in the education action zones. OCDE, 2001. Siqueira, M. M. M. (2008, Ed.). Medidas do Comportamento Organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed.

Gestão de projetos inclusivos
Compreender os conceitos inerentes à gestão de projetos; identificar estratégias e metodologias de planejamento e monitoramento de projetos; e, desenvolver habilidades de planejamento e execução de projetos.
Fleury, M. T. L. (2000). Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas Brasileiras. Revista de Administração de Empresas, 40, 18–25.

Gênero e sexualidade
Gênero, corpo e sexualidade, sexualidade e educação, gênero e sexualidade como experiência e aprendizado, sexualidade na vida humana, educar na diversidade, recursos didáticos para a educação na diversidade, estudos de caso.

Bibliografia
FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1977.
GAGNON, J. Uma interpretação do desejo: ensaios sobre o estudo da sexualidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2006. (p. 111-209 e 403-24).
GROSSI, M. P. Gênero, Sexualidade e Reprodução: A constituição dos estudos sobre gênero, sexualidade e reprodução no Brasil. In C. B. Martins e L. F. D. Duarte. Horizontes das ciências sociais no Brasil: antropologia. São Paulo: Anpocs., 2010, p. 293-340.
LAQUEUR, T. “Da linguagem e da carne”. In: ______. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001, p. 13-40.
SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.20, n.2, p. 71-99, 1995.

Saúde mental
O homem e suas relações. A construção da dimensão pessoal do enfermeiro: autoestima e auto-imagem. Instrumentos básicos do cuidar: comunicação, observação, criatividade, concepções do trabalho em grupo/equipe, relacionamento interpessoal. Bases das intervenções de saúde mental na prática em saúde.

Bibliografia
BENJAMIN, A. A entrevista de ajuda. São Paulo: Martins Fontes, 1994. 2 CIANCIARULLO, T.I. Instrumentos básicos para o cuidar - um desafio para a qualidade de assistência. São Paulo: Atheneu, 1996.
MALDONADO, MT; CANELLA, P. Recursos de relacionamento para profissionais de saúde. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2003.
MIRANDA, C. F. Atendendo o paciente. Perguntas e respostas para o profissional de saúde. Belo Horizonte, Crescer, 1996.
MIRANDA, C. F. M.; MIRANDA, M. L. Construindo a relação de ajuda. 10 Ed. Belo Horizonte, Crescer, 1996.
RODRIGUES, A. R. F. Enfermagem Psiquiátrica: saúde mental - prevenção e intervenção. São Paulo. EPU, 1996.

Etarismo
Conceitos, Características e diferenças entre as gerações, Etarismo e relações intergeracionais na sociedade contemporânea, Educação e Sensibilização contra o Etarismo, Intervenções e políticas públicas, Estratégias para um melhor convívio entre gerações nas empresas, Estudos de caso.

Bibliografia
Alves, M. V. C., & Pereira, M. E. (2011). Percepção do comportamento agressivo quando relacionado a diferentes faixas etárias. Interação em Psicologia, 15(2).
Silva, E. A. D., & França, L. H. D. F. P. (2015). Violência contra idosos na cidade do Rio de Janeiro. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 15(1), 155-177.
Koch Filho, H. R., de Azevedo Koch, L. F., Koch, H. R., Koch, M. F. N., Diniewicz, F. A., & Diniz, R. A. (2010). Envelhecimento Humano e Ancianismo. Revista Portal de Divulgação, (2).
Couto, M. C. P., Koller, S. H., Novo, R., & Soares, P. S. (2009). Avaliação de discriminação contra idosos em contexto brasileiro–ageismo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25, 509-518.
França, L. H. F. P., Silva, A. M. T. B., & Barreto, M. S. L. (2010). Programas intergeracionais: quão relevantes eles podem ser para a sociedade brasileira. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 13(3), 519-532. 7.

Diversidade cultural
Educação e Cultura, Cultura e Diversidade, A convivência com as diferenças, Contexto da Legislação e Políticas Educacionais, Políticas Públicas em defesa da pluralidade cultural, Estudos de caso.

Bibliografia
GHIRALDELLI JR, Paulo. O corpo: filosofia e educação. São Paulo: editora Atica, 2008. KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães (Org.). Diálogos com a diversidade: desafios da formação de educadores na contemporaneidade. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. 26. ed.São Paulo: Cortez, 2011.

Tópicos Especiais
Serão abordados temas contemporâneos na área de Educação Inclusiva e Diversidade.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 600
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Denise de Moura
Fátima Cador Jinnyat
Jaime Caetano de Almeida
Luci Regina Muzzeti
Marcelo Afonso Ribeiro
Maria Cecília Perantoni Fuchs Ferraz
Rogerio Ceravolo Calia
Silvia Maria Amado João


 
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