129334 - Módulo: Gestão e Planejamento na Educação Inclusiva |
Período da turma: | 17/03/2026 a 25/08/2026
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Descrição: | Políticas públicas e legislação em educação especial
Fundamentos históricos, conceituais e legais da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Discussão dos principais documentos legais e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusão do estudante público-alvo da educação especial. Bibliografia Brasil. (2021) LEI Nº 14.254, de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Brasília. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. Disponível em: Planejamento educacional na educação inclusiva Características do planejamento educacional; O Planejamento como processo político, administrativo e técnico; Níveis do planejamento educacional; Processo de planejamento na educação especial. Bibliografia VASCONCELLOS, Celso dos S. PLANEJAMENTO: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político- pedagógico. São Paulo: Liberdad, 2002. MENEGOLLA, Maximiliano e SANT’ANA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Petrópolis: Vozes, 1992. PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001. DALMÁS, Ângelo. Planejamento participativo na escola: elaboração, acompanhamento e avaliação. Petrópolis: Vozes, 1999. Projeto político-pedagógico e adaptações curriculares para a educação especial e inclusiva A construção de um projeto político-pedagógico (PPP) inclusivo; O PPP como elemento norteador das ações na escola; Revisão e adaptações curriculares. Bibliografia Gallego, R.C.; Silva, V.B. Projeto político pedagógico. Piracicaba, SP: Editora Pecege, 2019. Veiga, I.P.A. 1995. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Papirus, Campinas, SP, Brasil. ZANATO, Caroline Borges; GIMENEZ, Roberto. Educação Inclusiva: um olhar sobre as adaptações curriculares. Revista@ mbienteeducação, v. 10, n. 2, p. 289-303, 2017. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. Cadernos Pedagógicos do Libertad, 7ª ed. São Paulo: 2008. VEIGA, Ilma P. A. Projeto Político Pedagógico: uma construção possível. 2ª. ed. Campinas-SP: Papirus, 1996. VEIGA, Ilma P. A(org). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998. CASTRO, C. de F. S. de. Currículo e didática na educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2021. SILVA, M. de F. M. C. Currículo na Educação Inclusiva: entendendoestedesafio. Curitiba: InterSaberes, 2012. Didática e inclusão Objetivos e fundamentos da didática; A didática e a relação ensino-aprendizagem; Métodos e Estratégias Didáticas; Abordagens pedagógicas que considerem as diferenças individuais e promovam a inclusão; O planejamento da ação didática e seus componentes. Bibliografia CORDEIRO, L. P.; MAIA, C. M. Didática: organização do trabalho pedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2017. (Pearson). CANDAU, Vera Maria. A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2013. CORDEIRO, J. F. P. Didática: contexto, educação. São Paulo: Contexto, 2007. VEIGA, I. P. A. (org.) Didática: o ensino e suas relações. 18ed. Campinas/SP: Papirus, 1996. CASTRO, C. de F. S. de. Currículo e didática na educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2021. Planejamento pedagógico Conceito de planejamento pedagógico; Discutir sobre as dimensões do planejamento pedagógico e o desafio da transposição didática com ênfase na inclusão; Exemplos para a educação especial e inclusiva. Bibliografia Lopes, A.O. 1992. Planejamento de ensino numa perspectiva crítica de educação. In: Candau, V. Repensando a didática. Cortez, São Paulo, SP, Brasil. Marcilio, D.S. 2021. Planejamento do trabalho docente. Editora Senac São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Vasconcellos, C.S. 1995. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. Libertad, São Paulo, SP, Brasil. Gimeno Sacristán, J. 2000. Âmbitos do plano. In: Gimeno Sacristán, J.; Pérez Gómez, A.I. Compreender e transformar o ensino. Artes Médicas, Porto Alegre, RS, Brasil. Zabala, A.A. 1998. Prática educativa: Como ensinar. ArtMed, Porto Alegre, RS, Brasil. Atendimento individual especializado Compreender os fundamentos e a importância do atendimento individualizado no contexto da educação especial; Legislação e políticas públicas relacionadas ao atendimento individualizado; Elaboração de Planos de Atendimento Educacional Individualizado (PAEI); estratégias pedagógicas personalizadas para atender às necessidades específicas. Bibliografia BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. Disponível em: Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica. Brasília: MEC/SEESP, 2009. DE SOUZA BRIDI, Fabiane Romano. Formação continuada em educação especial: o atendimento educacional especializado. Poiésis-Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 4, n. 7, p. 187-199, 2011. Gonçalves, Patricia. Atendimento educacional especializado. Ucrânia: Editora Intersaberes, 2021. Tecnologias assistivas Conceito de Tecnologia Assistiva; Discutir sobre a Tecnologia Assistiva e sua intervenção no acesso ao conhecimento na educação inclusiva; Discutir estratégias para o uso da Tecnologia Assistiva em sala de aula. Bibliografia BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, v. 21, 2008. Bersch, R., & Schirmer, C. (2005). Tecnologia assistiva no processo educacional. Ensaios Pedagógicos Construindo Escolas Inclusivas. Brasília. Distrito Federal: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial, 87-92. Kleina, Claudio. Tecnologia assistiva em educação especial e educação inclusiva. Brasil: InterSaberes, 2012. Avaliação da aprendizagem na educação especial Fazer a abordagem teórico-metodológicas sobre a avaliação da aprendizagem, abordar seus impactos e resultados. Funções e categorias da avaliação; Estabelecer as relações entre avaliação e aprendizagem; Técnicas e ferramentas de avaliação contínua; Avaliação formativa e somativa no contexto individualizado; A avaliação do processo ensino-aprendizagem na perspectiva da educação especial. Bibliografia BUDEL, G.C.; MEIER, M. Mediação da aprendizagemna educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2012. CERVI, R. de M. Planejamento e avaliação educacional. Curitiba: InterSaberes, 2013. VILLAS BOAS, B. M. de F. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Papirus, 2008. Luckesi, C.C. 2013. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. 22ed. Cortez, São Paulo, SP, Brasil. Luckesi, C.C. 2022. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. Cortez, São Paulo, SP, Brasil. Penin, S.T.S. 2021. Avaliação da aprendizagem. Pecege Editora, Piracicaba, SP, Brasil. Santos, P.K.; Guimarães, J. 2017. Avaliação da aprendizagem. SER - SAGAH, Porto Alegre, RS, Brasil. Vasconcellos, C.S. 1995. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. Libertad, São Paulo, SP, Brasil. Inclusão e acessibilidade Conceitos básicos de acessibilidade; Tipos de Barreiras (físicas, atitudinais e comunicacionais) e Estratégias de Superação; Adaptação de espaços e recursos para a inclusão de alunos com necessidades especiais; Planejamento e Implementação de Ambientes acessíveis e Inclusivos. Bibliografia AMARAL, Lucas Costa. Pessoa com deficiência: inclusão e acessibilidade na sociedade contemporânea. Legis Augustus, v. 12, n. 1, p. 33-52, 2019. Vassão, Adriane Meyer. Inclusão e Acessibilidade: Caminhos para Todos, caminho certo para a Paz!. Ucrânia: Editora CRV, 2022. Vigliar, José Marcelo Menezes. Pessoa com Deficiência -: inclusão e acessibilidade. Brasil: Almedina Brasil, 2020. Neurociência na educação especial e inclusiva Fundamentos da neurociência; neurociência e aprendizagem; Discutir como a neurociência pode auxiliar nos processos de aprendizagem de alunos com necessidades especiais. Bibliografia CORREIA, Michelle Oliveira. A escola e os novos desafios da educação inclusiva: contribuições da didática e da neurociência. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 42, p. 274-281, 2021. FERREIRA, Miriam. A NEUROCIÊNCIA EM PROL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Primeira Evolução, v. 1, n. 39, p. 47-54, 2023. PADILHA, Juliana; DO RIO OLIVEIRA, Celina Pires. As contribuições da neurociência na educação inclusiva: compreendendo os transtornos de aprendizagem mais evidentes no contexto escolar. Paidéia, p. 109-134, 2018. Psicanálise na educação Fundamentos da Psicanálise na Educação; O papel da escuta psicanalítica na educação inclusiva; Intervenções psicanalíticas para apoiar o desenvolvimento emocional e cognitivo; Psicanálise e Relações Interpessoais na Educação Inclusiva; Impacto das relações afetivas na aprendizagem inclusiva; Estudo de caso. Bibliografia Almeida, S. F. C. de (2003). A ética do sujeito no campo educativo. In: Almeida, S. F. C. de (org.). Psicologia Escolar: ética e competências na formação e atuação profissional. São Paulo, Alínea. Estrela, M. T. (2002). "A investigação como estratégia de formação contínua de professores: reflexão sobre uma experiência". In: Shigunov, A. & Maciel, L. S. B. (orgs.). Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, Papirus. Legnani, V. N. & Almeida, S. F. C. de (2002). A idealização do ato educativo: efeitos no fracasso escolar das crianças das camadas populares. Estilos da Clínica: revista sobre a infância com problemas, 5,(8),pp.94-111. Acolhimento familiar e social Introdução ao Acolhimento Familiar e Social; Fundamentos Teóricos do Acolhimento; A Família como Parceira na Educação Inclusiva; Acolhimento e Diversidade Cultural; Desafios e Estratégias no Acolhimento Familiar e Social; Ética e Responsabilidade Profissional no Acolhimento; Estudos de Casos. Bibliografia Costa N. R. A., & Rossetti-Ferreira M. C. (2009b). Acolhimento familiar: Uma alternativa de proteçăo para crianças e adolescentes. Psicologia: Reflexăo e Crítica, 22, 111-118. Toledo, Andrielly Darcanchy de (2022). Famílias acolhedoras: uma revisão crítica da literatura científica sobre acolhimento familiar de crianças e adolescentes. Dissertação de mestrado, dissertação em Psicologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo. Valente, Janete A. G. A experiência do Sapeca. In: CABRAL, Cláudia (Org.). Acolhimento familiar: experiências e perspectivas. Rio de Janeiro: BookLink, 2004. Prevenção e combate ao bullying e cyberbullying Introdução ao Bullying e Ciberbullying; Importância das competências sociemocionais na prevenção do Bullying e Ciberbulling; Aspectos psicológicos e sociológicos; Fatores de risco e proteção; Legislação e Políticas Públicas; Importância do responsável da tecnologia e redes sociais; Envolvimento da Comunidade Escolar e Familiar; Estudos de casos. Bibliografia Alves. M. M., Breia, A. P., Conceição, D., Fragoso, L. (2013). Cyberbullying e Ambiente Escolar: Um Estudo Exploratório e Colaborativo entre a Escola e a Universidade. Revista portuguesa de pedagogia, 47-2, 43-64. LIMA, Ana Maria de Albuquerque. Cyberbullying e outros riscos na internet: Despertando a atenção de pais e professores. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011. 224 p. ROCHA, Telma Brito. SANTANA, Edésio T. Bullying e Cyberbullying: agressões dentro e fora das escolas: teoria e prática que educadores e pais devem conhecer. 1.ed. São Paulo: Paulus, 2013. SILVA, Elenice da. Corredores de justiça - Combatendo a prática do Bullying nas escolas, educando uma sociedade para a paz. São Paulo: Edição do Autor, 2009. O papel da liderança na educação inclusiva Importância do gestor como líder na implementação de práticas inclusivas; Leis e Políticas de Inclusão; Desenvolvimento de Práticas Inclusivas de Qualidade; Estratégias pedagógicas para atender alunos com necessidades educativas especiais; Monitoramento contínuo e adaptação das práticas para melhorar a inclusão educativa; Desafios e Oportunidades; Estudos de Casos. Bibliografia AGUIAR, J.S. Educação Inclusiva: Jogos para o Ensino de Conceitos. 3. ed. Campinas: Papirus, 2007. BRASIL, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996. CARVALHO, R.E. Removendo barreiras para a aprendizagem. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004 JANNUZZI, G. M. A educação do deficiente no Brasil dos primórdios ao início do século XXI. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. LOURENÇO, E. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. Ouro Preto: Autêntica, 2010. LUCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009. Liderança transformadora e inclusiva Introdução à Liderança Transformadora e Inclusiva, Práticas de Liderança Inclusiva, Habilidades e Competências do Líder Transformador, Implementação de Mudanças Organizacionais, Ética e Responsabilidade Social, Estudos de caso. Bibliografia AGUIAR, J.S. Educação Inclusiva: Jogos para o Ensino de Conceitos. 3. ed. Campinas: Papirus, 2007. BRASIL, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1996. CARVALHO, R.E. Removendo barreiras para a aprendizagem. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004 JANNUZZI, G. M. A educação do deficiente no Brasil dos primórdios ao início do século XXI. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. LOURENÇO, E. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. Ouro Preto: Autêntica, 2010. LUCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009. Tópicos especiais Serão abordados temas contemporâneos na área de Educação Inclusiva e Diversidade. Recursos didáticos adaptados Apresentar como a escola deve adequar as suas estratégias e metodologias de ensino a este contexto; fornecer exemplos de recursos didáticos, com foco na implementação, que permitam tornar as atividades de ensino-aprendizagem motivadoras e eficientes. Bibliografia PEROVANO, Laís Perpetuo; DE MELO, Douglas Christian Ferrari. Práticas inclusivas: saberes, estratégias e recursos didáticos. Encontrografia Editora, 2019. DE BEM MACHADO, Andreia. EDUCAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS, COTIDIANO ESCOLAR E PESQUISAS: processos e aprendizagem. N.p., Editora BAGAI, 2021. |
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Carga Horária: |
113 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 600 | ||||
Ministrantes: |
Adriana Cristina Ferreira Caldana Andrea Coelho Lastória Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto Daniel Revah Eucenir Fredini Rocha Jaime Caetano de Almeida Jose Leon Crochick Maria Cecília Perantoni Fuchs Ferraz Maria Célia Pereira Lima Hernandes Monica Appezzato Pinazza Taitiâny Karita Bonzanini Minetto Vivian Batista da Silva |
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