129013 - MEDICINA DO ADOLESCENTE |
Período da turma: | 01/03/2025 a 28/02/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVOS DO PROGRAMA:
Objetiva-se formar profissionais capacitados, do ponto de vista teórico e prático, para o exercício da Medicina de Adolescentes, a nível preventivo e curativo, com ênfase no paciente ambulatorial, com atenção especial ao adolescente portador de doenças crônica. Objetivos cognitivos Ao final do estágio o aluno deverá estar apto a: avaliar as características de crescimento e desenvolvimento do adolescente normal relacionando as transformações biológicas com as mudanças psicossociais e identificando suas principais variações; avaliar as características do crescimento e desenvolvimento do adolescente portador de doença crônica e a a interface da adolescência/puberdade com a patologia de base identificar as necessidades de saúde do adolescente - físicas, psicológicas e sócio-culturais - frente aos diferentes contextos familiares e sócio-culturais, justificando-se assim, a pertinência das intervenções; caracterizar os principais problemas de saúde do adolescente e seus determinantes ambientais, enfatizando as repercussões das doenças no processo global de crescimento e desenvolvimento; introjetar as peculiaridades da consulta do adolescente e o papel educativo da mesma, identificando os aspectos de promoção, proteção e recuperação da saúde; caracterizar a atuação multiprofissional na assistência ao adolescente, identificando o papel dos diferentes elementos da equipe de saúde. Objetivos psicomotores Ao final do estágio, o aluno deverá estar apto a: realizar consulta completa do adolescente envolvendo anamnese e exame físico e entrevista com seu responsável; formular os diagnósticos clínicos e psicossociais do adolescente, relacionando-os às suas condições de vida; prescrever condutas e orientações relacionadas aos diagnósticos formulados; relacionar a sua atuação médica com a dos outros profissionais da equipe de saúde estabelecendo prioridades no diagnóstico e tratamento dos principais problemas de saúde do adolescente. Objetivos afetivos Ao final do curso o aluno deverá estar apto a: compreender a importância de assistir globalmente o adolescente considerando a sua dimensão biopsicossocial e sua relação com seus núcleos familiares e suas interfaces sócio-culturais; reconhecer o papel educativo da consulta do adolescente de modo a atuar efetivamente no campo da promoção e da proteção da saúde; enfatizar a importância do controle periódico da saúde do adolescente em função das diversas etapas do seu crescimento e desenvolvimento; reconhecer a importância de identificar as repercussões das doenças sobre o crescimento e desenvolvimento do adolescente; valorizar o papel da equipe multiprofissional no diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do adolescente bem como na sua prevenção. ATIVIDADES PRÁTICAS: Ambulatório: Realizar consulta completa do adolescente envolvendo anamnese, exame físico e entrevista com seu responsável; Formular os diagnósticos clínicos e psicossociais do adolescente, relacionando-os às suas condições de vida; Prescrever condutas e orientações relacionadas aos diagnósticos formulados; Relacionar a sua atuação médica com a dos outros profissionais da equipe de saúde estabelecendo prioridade no diagnóstico e tratamento dos principais problemas de saúde do adolescente. Atender individualmeente os adolescentes sob orientação dos assistentes da Unidade. Participar do atendimento a grupo de adolescentes Acompanhar os pacientes da Unidade internados. Atender aos pedidos de interconsulta dos pacientes adolescentes internados por outras especialidades. Estágio em especialidade complementar (a ser discutido individualmente), com atendimento de adolescentes portadores de patologias crônicas nas especialidades: Reumatologia, Imunologia, Endocrinologia, Dor e Cuidados Paliativos Enfermaria de Especialidade ou Pronto Socorro: Plantão em enfermaria ou pronto socorro atendendo crianças ou adolescentes portadores de doenças crônicas e/ou complexas ATIVIDADES TEÓRICAS: Participação ativa em aulas e seminários: Marcos conceituais; Crescimento e desenvolvimento; Endocrinologia da puberdade e principais distúrbios endócrinos; Nutrição: avaliação e distúrbios (desnutrição, obesidade, anorexia e bulimia); Distúrbios de crescimento (baixa estatura, alta estatura e retardo puberal); Necessidades de Saúde; Sexualidade; Principais problemas clínicos (acne, hipertensão, arterial, asma, rinite, ginecomastia, varicocele, colagenosas, etc.); Principais problemas ginecológicos (vulvovaginites, irregularidade menstrual, dismenorréia, tensão pré-menstrual, síndrome dos ovários policísticos, etc.; Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS; Drogas e drogadição; Tuberculose; Estudo dos principais quadros clínicos emergentes na adolescência; Imunização; Gravidez Anticoncepção; Avaliação pediátrica dos principais problemas ortopédicos; Relação médico-paciente; A ética no atendimento e na pesquisa. Participação na reunião clínica semanal do Corpo Clínico do Instituto da Criança Participação na reunião semanal didática dirigida aos residentes de segundo e terceiro ano da Pediatria. Produção de, pelo menos, um artigo científico para publicação. Preparar e discutir os casos com a equipe multiprofissional. |
||||
Carga Horária: |
2880 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1 | ||||
Ministrantes: |
Clovis Artur Almeida da Silva Ligia Bruni Queiroz |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |