128579 - Palestras sobre Arte e Educação |
Período da turma: | 02/08/2025 a 27/06/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | PALESTRAS SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO
EMENTA Palestras de profissionais atuantes e de pesquisadores da área de Arte e da Educação, que versam sobre temas relevantes e atuais do ensino e da aprendizagem na área. Os recortes temáticos são orientados aos professores de Arte da Educação Básica e da Educação Social. OBJETIVOS - Formar os alunos sobre procedimentos e temas de pesquisa na arte-educação e na educação com possibilidade de interlocução com seus protagonistas e colaboradores. - Atualizar os alunos sobre temas relevantes da área de arte e educação. CONTEÚDOS - Relatos e análise de pesquisas, fundamentos e procedimentos metodológicos. - Reflexão sobre pesquisas e aplicação em educação escolar e social em arte. - Pesquisa e fundamentos da arte-educação. TEMAS DAS PALESTRAS - Aprendizagem e Simbolização A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo, imagem e representação. Analisar o processo de aprendizagem (construção de formas) e o da simbolização (construção de conteúdos) e sua função no desenvolvimento humano, em especial no relativo às artes. - Corpar. Bordar. Escutar. Moveres de uma artífice do corpo - A dança como forma de expansão da vida: um diálogo sobre processos de aprendizagem - O que lembro, tenho. Apresentando áudios e vídeos registrados em diversos estados, a palestra é uma viagem pelo Brasil através de nossas tradições populares hoje, seus mestres, comunidades e artistas. Discutindo questões como a memória ligada à composição, as ferramentas criativas da transmissão oral, complementaridade e diluição na relação criador /consumidor, funcionalidade da construção formal, autoria x recriação e outras, essas tradições são reveladas como arte contemporânea e atemporal. -Entre o cerrado e o sertão: Educação e arte no Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA A nota final do aluno(a) na disciplina será baseada na frequência obtida nas palestras. BIBLIOGRAFIA ANDRADE, Mário . O turista aprendiz. 2. ed. São Paulo: Liv. Duas Cidades, 1983. hooks, bell (1952- 2021). Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade/ bell hooks; tradução de Marcelo Brandão Cipolla. – 2.ed.- São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017. hooks, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Editora Elefante. 2021. Coisas vivas. Fluxos que informam [recurso eletrônico] /organização Helena Bastos. São Paulo: ECA-USP, 2021. PDF (225p.) – (PPGAC ECA USP 40 anos; 4) https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/716/636/2368 Diversos autores. Composto Escola. Editora N-1 Edições. 2021. LÜHNING, Angela. Música, Palavra chave da memória. In Ao Encontro da Palavra Cantada – Rio de Janeiro, 7 Letras, 2001. MACHADO, Marina Marcondes. Fazer Surgir Antiestruturas: Abordagem em Espiral para Pensar um Currículo em Arte. Revista e-curriculum, São Paulo, v.8 n.1 abril 2012. MUNDURUKU, Daniel. Tecendo a Memória, ACERVOS ENSAIOS - ITAÚ CULTURAL https://www.itaucultural.org.br/tecendo-a-memoria NZEWI, Meki. Towards a “true African-Brazilian Musicology”: interview with Meki Nzewi.Interview by Kamai Freire and Nina Graeff. Revista Claves, vol. 9, n. 14, 2020 (p. 101-118). PIAGET, J. O possível, o impossível e o necessário. Em Leite, L. B. (org.) Piaget e a Escola de Genebra. São Paulo: Cortez Editora, 1987. Pág. 51-71. PIAGET, J. (1959) Aprendizagem e conhecimento. Em J. PIAGET & P. GRÉCO, Aprendizagem e conhecimento. São Paulo: Freitas Bastos, 1974. PIAGET, J. y otros. Investigaciones sobre las correspondencias. Madri: ALIANZA, 1982. PIAGET, J. (1974). A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos & Editora da Universidade de São Paulo, 1977. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Editora LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1990 SANTOS, Antônio Bispo Dos. A terra dá, a terra quer. Ubu Editora. 2023. |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Ana Luisa Fridman Lino de Macedo Luciara dos Santos Ribeiro Priscilla Vilas Boas Renata Pompêo do Amaral |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |