Atividade

128063 - Desenvolvimento humano, infancia, adolescência e inclusão social

Período da turma: 23/09/2024 a 07/10/2024

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Descrição: Apresentar e desenvolver conceitos e estratégias básicas para atuação junto à crianças e adolescentes com alterações no desenvolvimento global visando sua inclusão social/participação na vida cotidiana (família, escola, comunidade)
Programa
1. Uma perspectiva ocupacional de participação ativa na vida.
2. Desenvolvimento humano: a visão de diferentes autores sobre “como nos tornamos o que somos”
3. Inclusão, equidade e direitos (Justiça ocupacional)
4. Apresentando os projetos e ações de extensão no escopo deste curso
5. Intervenções visando o desenvolvimento de habilidades específicas (motoras, cognitivas e sociais).
6. Processamento sensorial – neurodivergência.
7. Educação interprofissional e práticas colaborativas

Bibliografia
AMERICAN OCCUPATIONAL THERAPY ASSOCIATION. Occupational therapy practice framework: Domain and process 4th ed.). American Journal of Occupational Therapy, Vol. 74(Supplement_2), 7412410010p1–7412410010p87, 2020.
https://doi.org/10.5014/ajot.2020.74S2001


ARIÉS, P. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1981.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Brasília, 1990.


DEMAUSE, Lloyd. The history of childhood (editor). New York: The Psychohistory Press, 1974.

MANTOAN, MET. Inclusão escolar: o que é, por que, como fazer? São Paulo: SUMMUS, 2015

PFEIFER, L. I.; SANT’ANNA, M. M. M. Terapia Ocupacional na Infância: procedimentos na prática clínica. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2023.


PANÚNCIO-PINTO, M. P. & CUNHA, L. M. V. R. Atenção ao adolescente. IN: D. S. Amorim, N. P. Alessi e M. L. Gattás. Práticas Interdisciplinares na Área da Saúde. Ribeirão Preto: Hollos, 2007

PAPALIA, D. E., OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SOUZA, LB; PANUNCIO-PINTO, MP; FIORATI, RC. Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: bem-estar, saúde mental e participação em educação. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 27, n. 2, p. 251-269, 2019


ZUBLER, J. M. et al. Evidence-informed milestones for developmental surveillance tools. Pediatrics, v. 149, n. 3, e2021052138, 2022.

Carga Horária:

10 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Aline Epiphanio Wolf
Amanda Mota Pacciulio Sposito
Beatriz Silva Santoro
Maria Paula Panuncio Pinto


 
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