128054 - ENTRE HISTÓRIAS, NARRATIVAS E DOCUMENTOS: PESQUISANDO PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS DA ZONA LESTE |
Período da turma: | 01/10/2024 a 19/10/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVO:
A formação tem o objetivo de refletir acerca da abordagem e dos métodos empregados por estudos das humanidades, coletivos e agentes de memória periféricos no registro e reflexão sobre a história das periferias, seus sujeitos históricos, memórias e patrimônios materiais e imateriais. Serão abordados, dentro desse contexto, os principais processos do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Guaianás (CPDOC Guaianás) na documentação de memórias e construção de narrativas sobre as vivências dos trabalhadores e produção dos coletivos de cultura da zona leste de São Paulo. PÚBLICO Esse ciclo visa dar subsídios a estudantes de graduação, educadores, trabalhadores da cultura e serviço social, arquitetos e urbanistas, agentes comunitários diversos e público em geral que tenha nas memórias das periferias ponto de apoio ou essência de suas atividades. METODOLOGIA Diálogos presenciais, envolvendo partilha de imagens, vídeos, áudios de entrevistas e documentos escritos tendo por base o acervo do CPDOC Guaianás e os materiais resultados seus projetos, além de produções culturais diversas das periferias e exemplos de bibliografias científicas sobre cada tema. As experiências dos participantes serão valorizadas na composição dos debates, observando paridade de 1h30 nas falas de integrantes do coletivo e de 1h30 na participação dos cursistas. CARGA HORÁRIA 3h por encontro, perfazendo 18h no total do curso INSCRIÇÕES/VAGAS Conforme a disponibilidade de espaço do CPC-USP, sugerindo-se um mínimo de 20 e máximo de 30 vagas. REALIZAÇÃO Os encontros serão realizados duas vezes por semana, às terças e quartas, com três horas de duração, no período noturno. Na última semana de curso, o segundo encontro será presencial, no território de São Mateus, com mesma duração e no período da manhã. PROCESSO DE FORMAÇÕES 1. MÉTODOS E PRODUÇÃO DE PESQUISA POR PESQUISADORES PERIFÉRICOS Responsáveis: Integrantes do CPDOC Guaianás Conteúdo: A periferia e seus sujeitos sempre foram colocados no lugar de objeto de pesquisa: os trabalhadores e suas moradias, o seu modo de vida "comunal"; a violência e morte da juventude; a condição das mulheres e suas lutas; a produção cultural do rap, do sarau, etc. Porém, nas últimas décadas houve mudanças significativas: filhos e filhas da classe trabalhadora atuando na construção do conhecimento. A proposta deste encontro é conhecer as principais referências teóricas e metodológicas que são a base dos processos de pesquisa do CPDOC, além, de refletir sobre a atuação de pesquisadores periféricos dentro de uma nova forma de produzir conhecimento, na qual eles são centrais nas suas formulações metodológicas Bibliografia: SESC ITAQUERA E CPDOC GUAIANÁS. Rememorar: Trajetórias Leste. https://www.sescsp.org.br/online/artigo/15165 memorias+de+resistencia+as+trajetorias+dos+colet ivos+grupos+e+movimentos+culturais+na+zona+leste . Acesso em: 28.10.2023. BURAWOY, Michael. "Marxismo Sociológico. Quatro países, quatro décadas, quatro grandes transformações e uma tradição crítica." São Paulo: Alameda (2014). CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Uma geração emergente de cientistas sociais e produtores culturais. Ver: https://dip1omatigue.org.br/uma-geracao-emergente-de-cientistas-sociais-e produtores-culturais-2/. Acesso em 28.10.2023. D' ANDREA, Tiarajú Pablo. Formação das Sujeitas e Sujeitos Periféricos. São Paulo: Ed Dandara, 2022. FREIRE, Paulo. A Pedagogia da Autonomia. 1º Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019. . A importância do ato de ler em três artigos que se completam: Volume 22. Vol. 22. Cortez editora, 2017. MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977. . O 18 Brumário de Luís Bonaparte. Ed. Boitempo Editorial, São Paulo, 2011. . Contribuição à crítica da economia política. Expressão Popular, São Paulo, 2008. THOMPSON, E. P. A Formação da Classe Operária Inglesa 3. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987. 2. HISTÓRIA ORAL E REGISTRO DAS MEMÓRIAS DA ZONA LESTE. Responsáveis: Integrantes do CPDOC Guaianás Conteúdo: Este processo formativo objetiva refletir acerca dos métodos/abordagens da História Oral e as diferentes fases do seu desenvolvimento, corno: seleção e formação de redes de colaboradores, elaboração de roteiros de entrevistas, processo dialógico na produção dos depoimentos e processos de transcrição. Outrossim, traremos exemplos de pesquisas científicas e de coletivos culturais da zona leste que se utilizam de variações do método para evidenciar as histórias e memórias dos trabalhadores de seus territórios, com foco específico nos processos Histórias do Meu Bairro, desenvolvido pelo CPDOC Guaianás e Rememorar: Trajetórias Zona Leste, parceria do SESC Itaquera com o coletivo. Bibliografia: BOSI, Eclea. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3 Ed. São Paulo: Cia das Letras, 1994. CARIGNATO, Lucirene Aparecida. Vivências Femininas no Movimento de Saúde da Cidade de São Paulo. (Dissertação de Mestrado). São Paulo: PUC, 2007. CPDOC GUAIANÁS. Histórias do Meu Bairro. São Paulo: 2020. Ver: https://cpdocguaianas.com.br/historias-do-meu-bairro. Acesso em: 14.04.2021. MEIHY, José C. Sebe Bom. Manual de História Oral. 5 Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005. POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992. |
||||
Carga Horária: |
18 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 35 | ||||
Ministrantes: |
Adriano José de Sousa Allan Jefferson Cunha dos Santos Elenisia Maria de Oliveira Fernando José Filho Ireldo Alves da Silva Juliane dos Santos Rodrigues Cruz Renata Adriana de Sousa |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |