128001 - Módulo 1 - O racismo no contexto do projeto colonial-moderno, sua perpetuação na atualidade, lutas e políticas para seu enfrentamento |
Período da turma: | 23/09/2024 a 13/12/2024
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Descrição: | Ementa Geral:
O curso contemplará os seguintes temas: Povos originários e o direito à educação escolar; Lutas e políticas de enfrentamento ao racismo no Brasil; Racismo religioso e seus impactos na educação; Racismo na educação e seu enfrentamento: políticas de ERER e EAR; Projetos e práticas pedagógicas de ERER e EAR: experiências de escolas Objetivo Compreender os fundamentos do racismo, seus dispositivos de operação e suas múltiplas manifestações; Analisar os fundamentos teórico-epistemológicos e os dispositivos normativos sobre a Educação das Relações Étnico Raciais e o Ensino de História e Cultura africana, afro-brasileira e indígena, com vistas a compreensão sobre a luta da população negra e dos povos originários pela escolarização e a superação do racismo na sociedade brasileira Metodologia os encontros síncronos acontecerão semanalmente, via Meet; o material de apoio e as atividades assíncronas serão desenvolvidas num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no Moodle de Extensão da USP; além do corpo docente, que ministrarão as aulas dos módulos, as cursistas contarão com o apoio de monitoras(es) que auxiliarão: a) no acesso ao AVA e demais questões técnicas; b) elaboração do trabalho final. visitas didáticas haverá um encontro presencial que ocorrerá na Faculdade de Educação da USP. Critérios de aprovação Para aprovação é necessário: presença mínima de 85% da carga horária total do curso; entrega do trabalho final. Carga horária total: 50h Bibliografia: BENTO, Maria Aparecida da Silva. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público". 2002. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. doi:10.11606/T.47.2019.tde-18062019-181514. Acesso em: 2021-10-06. CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. Selo Negro, 2015 CARVALHO, Marília Pinto. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulação entre gênero e cor/raça. Campinas, Cadernos Pagu, n 22, p. 247-290, 2004. Dias, C. C. . (2022). Perspectivas pretas que enunciam vozes e educam: o feminismo Hip-Hop, a política da sobrevivência e o empoderamento na favela. Revista Extraprensa, 15(Especial), 702-720.https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.193404. Link Vista do Perspectivas pretas que enunciam vozes e educam: o feminismo Hip-Hop, a política da sobrevivência e o empoderamento na favela (usp.br); DIAS, C.C. & LODUCA, M.T. Hiphopnagô: letramentos rítimos e sonoros. In. GRADIM, Anabela, et.al. (orgs). Filosofia, comunicação e subjetividade: vol. 1. Lingusgem, cultura e sociedade. Universidade da Beira Interior, Covilhã: 2018. (p. 179-194). Link 201812181504-201811_filcomsubjectividade1_agradimabaratafxaraojccorreia.pdf (ubi.pt) DINIZ, Débora. Deficiência e Políticas Sociais: Entrevista com Colin Barnes. SER Social, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 237–251, 2013. DOI: 10.26512/ser_social.v15i32.13043. Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social / Marivete Gesser, Geisa Letícia Kempfer Böck, Paula Helena Lopes (organizadoras) – Curitiba : CRV, 2020. GOMES, Nilma Lino Gomes. O Movimento Negro Reeduca. Polêmicas Contemporâneas. Salvador: TVE Bahia, 2019. 25min. História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil / compilado por Mário Cléber Martins Lanna Júnior. - Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010. Januário, Eduardo. (2015). Aspectos histórico-econômicos das relações étnico-raciais no Brasil: um método para a formação de educadores para Educação das Relações Étnico-Raciais na cidade de São Paulo. Sankofa (São Paulo), 8(15), 56 - 79. MOREL, Ana Paulal. "Caminhar perguntando: a Educação Autônoma Zapatista". RevistAleph, (31). MUNANGA, Kabengele (2004). Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: Brandão, A. A. P. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, Cadernos PENESB n.o 5, pp. 16-34. Munanga, Kabengele. Caminhos para uma Educação Antirracista - Parte 1 Kabengele Munanga: Caminhos para uma Educação Antirracista - Parte 1 - YouTube OLIVEIRA, Fabiana de; ABRAMOWICZ, Anete. Infância, raça e "paparicação". Educação em Revista, v. 26, n. 2, p. 209-226, 2010. SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. Da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009. SOUZA, Ellen Gonzaga Lima; DIAS, Lucimar Rosa; SANTIAGO, Flávio. Educação infantil e desigualdades raciais: tessituras para a construção de uma educação das/nas relações étnico-raciais desde a creche. Humanidades & Inovação, v. 4, n. 1, 2017. |
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Carga Horária: |
50 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 160 | ||||
Ministrantes: |
Mille Caroline Rodrigues Fernandes Rosenilton Silva de Oliveira |
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