Atividade

127841 - Apoio à permanência estudantil - Letramento acadêmico para pós-graduandos/as

Período da turma: 09/09/2024 a 04/11/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo: A presente proposta pretende ser mais um passo na consolidação de ações

de permanência estudantil da pós-graduação da Feusp, em especial, mas não
exclusivamente, de estudantes que tenham acessado o Programa de Pós-Graduação
por meio de editais de ações afirmativas. Espera-se contribuir com estudantes que
sintam necessidade de apoio em atividades acadêmicas tais como leitura e escrita de
de textos acadêmicos (resumos de trabalho, artigos, relatório de pesquisa), e questões
que envolvem aspectos da universidade (regras do Programa de pós-graduação,
serviços e espaços disponíveis para atendimento de demandas específicas etc).
Método: encontros semanais para intercâmbio de informações e experiências na
pós-graduação, além de atendimento das principais demandas trazidas pelas/os
estudantes. As temáticas serão organizadas a partir do levantamento de necessidades
do grupo. Haverá possibilidade de acompanhamento remoto (por agendamento) para
acompanhamento do andamento das atividades

Bibliografia -
FERREIRA, Marília Mendes; PERSIKE, Alissa. O tratamento do plágio no meio acadêmico: o caso USP. Revista Signótica, v.26, n. 2, 2014. Disponível em http://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/article/view/30312.
Fiad, R. S. (2011). A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, 10(4), v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369.
LEURQUIN, E. V. L. F. .; SOUTO MAIOR, R. de C.; GONÇALVES, M. . Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola: uma apresentação. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 976–984, 2021. DOI: 10.25189/rabralin.v20i3.2022. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/2022. Acesso em: 26 ago. 2024.
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.
MOTTA-ROTH, Désirée.; HENDGES, Graciela H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. Tognato, M; I. R. et al. (2021). Demandas dos cursos de pós-graduação em relação aos Letramentos acadêmicos. Revista Signum (UEL), 24(1), 149-161. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n1p149.


total de horas - 30 horas, assim distribuídas: cinco (5) encontros presenciais alternados, de
duas (02) horas cada, somando 10 horas; e 20 horas de atividades a serem
desenvolvidas pelos/as cursistas.

data e horário - 09/09, 16/09, 30/09, 14/10 e 04/11

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 10
 
Ministrantes: Ana Paula Araujo Fonseca
Carla Biancha Angelucci


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP