127841 - Apoio à permanência estudantil - Letramento acadêmico para pós-graduandos/as |
Período da turma: | 09/09/2024 a 04/11/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivo: A presente proposta pretende ser mais um passo na consolidação de ações
de permanência estudantil da pós-graduação da Feusp, em especial, mas não exclusivamente, de estudantes que tenham acessado o Programa de Pós-Graduação por meio de editais de ações afirmativas. Espera-se contribuir com estudantes que sintam necessidade de apoio em atividades acadêmicas tais como leitura e escrita de de textos acadêmicos (resumos de trabalho, artigos, relatório de pesquisa), e questões que envolvem aspectos da universidade (regras do Programa de pós-graduação, serviços e espaços disponíveis para atendimento de demandas específicas etc). Método: encontros semanais para intercâmbio de informações e experiências na pós-graduação, além de atendimento das principais demandas trazidas pelas/os estudantes. As temáticas serão organizadas a partir do levantamento de necessidades do grupo. Haverá possibilidade de acompanhamento remoto (por agendamento) para acompanhamento do andamento das atividades Bibliografia - FERREIRA, Marília Mendes; PERSIKE, Alissa. O tratamento do plágio no meio acadêmico: o caso USP. Revista Signótica, v.26, n. 2, 2014. Disponível em http://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/article/view/30312. Fiad, R. S. (2011). A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, 10(4), v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369. LEURQUIN, E. V. L. F. .; SOUTO MAIOR, R. de C.; GONÇALVES, M. . Trabalhando o letramento acadêmico na universidade e na escola: uma apresentação. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 976–984, 2021. DOI: 10.25189/rabralin.v20i3.2022. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/2022. Acesso em: 26 ago. 2024. MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane Gouvêa; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005. MOTTA-ROTH, Désirée.; HENDGES, Graciela H. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. Tognato, M; I. R. et al. (2021). Demandas dos cursos de pós-graduação em relação aos Letramentos acadêmicos. Revista Signum (UEL), 24(1), 149-161. http://dx.doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n1p149. total de horas - 30 horas, assim distribuídas: cinco (5) encontros presenciais alternados, de duas (02) horas cada, somando 10 horas; e 20 horas de atividades a serem desenvolvidas pelos/as cursistas. data e horário - 09/09, 16/09, 30/09, 14/10 e 04/11 |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 10 | ||||
Ministrantes: |
Ana Paula Araujo Fonseca Carla Biancha Angelucci |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |