127817 - Percussão, Descoberta e Criação |
Período da turma: | 08/03/2025 a 28/06/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVO:
Favorecer a compreensão de conteúdos musicais através de uma abordagem percussiva e criativa para alicerçar educadores em suas práticas pedagógicas. EMENTA: A disciplina é estruturada em aulas expositivas e práticas onde serão estudadas as relações entre humano e matéria mediadas pela percussão através dos objetos percussivos. Estudaremos práticas culturais em alguns países que fazem uso de materiais naturais e objetos do cotidiano em suas expressões musicais. Realizaremos atividades voltadas à musicalidade, ao movimento e à consciência corporal baseadas em cantigas e ritmos tradicionais brasileiros; em improvisações e em criações coletivas. Descobriremos sonoridades nos diversos objetos presentes nos espaços e exercitaremos a criatividade, a escuta e o respeito em uma composição coletiva. AVALIAÇÃO: A avaliação será feita a partir da participação dos estudantes na composição coletiva produzida em sala, além da presença e participação nas aulas. BIBLIOGRAFIA: BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças ; tradução Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. - 4a ed. - São Paulo : Editora WMF Martins Fontes, 2013. BARBOSA, Ana Mae; FONSECA, Annelise Nani da (orgs). Criatividade coletiva: arte e educação no século XXI. – 1. ed. – São Paulo : Perspectiva, 2023. BRITO, Teca Alencar de. Koellreuter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 2001. BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo : Peirópolis, 2003. BRITO, Teca Alencar de. Por uma educação musical do pensamento – novas estratégias de comunicação. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2007. BRITO, Teca Alencar de. Um jogo chamado música: escuta, experiência, criação, educação. São Paulo. Peirópolis, 2019. FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Música e meio ambiente: ecologia sonora. São Paulo : Irmãos Vitale, 2004. FRIDMAN, Ana Luisa. Conversas Musicais Além-Mar: Um percurso por processos de criação, contextos formativos e propostas de improvisação. ISBN: 8555074053, Curitiba: Prismas Editora, 2016. FRIDMAN, Ana Luisa. Diálogos com a música de culturas não-ocidentais: Um percurso para a elaboração de propostas de improvisação. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, p. 168, 2013. MAIA, Igor Caracas de Souza. Percussão, Descoberta e Criação: materiais naturais e objetos do cotidiano em contexto percussivo, cultural, educativo e artístico. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Música - Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo, 113 p., 2023. SANTOS, Arildo Colares dos. Aprendiz de samba: oralidade, corporalidade e as estruturas do ritmo. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Música - Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo, 119 p., 2018. SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora ; tradução Marisa Trench Fonterrada. - 2.ed. - São Paulo : Editora Unesp, 2011. SCHAFER, R. Murray. O Ouvido Pensante ; tradução de Marisa Trench de O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal; revisão técnica de Aguinaldo José Gonçalves. - 2.ed. - São Paulo : Ed. Unesp, 2011. SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. – 2. ed. – Rio de Janeiro : Mauad, 1998. SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. – 2. ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2012. ULMANN, Lisa (org.). Rudolf Laban: Domínio do Movimento. São Paulo : Editora Summus, 1978. VIANNA, Hermano. Música do Brasil. Fotos Ernesto Baldan : Editora Abril, 2000. FILMOGRAFIA: ‘ARE ‘ARE music. Direção de Hugo Zemp. Documentary Educational Resources, 1979. 2 DVDs, cor (141 min). BATTERIES Dogon: Éléments pour une étude des rythmes. Direção de Gilbert Rouget, Jean Rouch e Germaine Dieterlen, 1966. A partir da pesquisa de Germaine Dieterlen. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=BCXPawERK3c&ab_channel=Invocat . Acesso em 14 de outubro de 2020. IBURI - Trompete dos Ticunas. Direção de Edson Tosta Matarezio Filho. 2014. NTSC, cor (15 min). Disponível em: https://vimeo.com/108367090 . Acesso em 18 de setembro de 2021. SCIOLA Oltre La Pietra. Direção de Franco Fais, 2010. Disponível em https://youtu.be/lkq33RNZpL4 . Acesso em 25 de junho de 2023. TAMBORES de Agua – Un encuentro ancestral. Direção de Clarissa Duque, 2009. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x5si0m2yklc&ab_channel=AWAProductions . Acesso em 16 de setembro de 2020. VANUATU Women’s Water Music. Direção de Tim Cole, 2014 - parte integrante da tese de doutorado de Thomas Joseph Dick - Reconciling (kastom), tourism, and art in the Pacific : the case of the Leweton Cultural Group and "water music” (2017). Disponível para compra em: https://theplanetspins.vhx.tv/products/vanuatu-women-s-water-music . Acesso em 11 de abril de 2022. HERMETO Pascoal – Musicien de la Nature – Direção de Belisário França : Synapse Comunicação RJ, Verão Filmes SP, 1990. |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Igor Caracas de Souza Maia |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |