127814 - Antropologia, Arte e Educação: narrativas, cantos, danças e instrumentos ameríndios |
Período da turma: | 02/08/2025 a 20/12/2025
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Descrição: | Antropologia, Arte e Educação:
narrativas, cantos, danças e instrumentos ameríndios. Aula 1: Introdução à antropologia da música O que entendemos por música e como cada sociedade conceitua e pratica música define diferentes formas do musicar. Discutiremos o conceito de música e os fazeres musicais a partir de leituras na área da Etnomusicologia, e abordaremos etnografias do aprendizado musical: imersão, mímesis e corporalidades. Aula 2: Vozes e gestos de tradições indígenas. Ouvindo, conhecendo e praticando cantos e danças das culturas Juruna, Kisedjê, Kamayurá, Djereomitxi, Palikur, Xavante e Terena. Uma abordagem musical de repertórios corporais e vocais em trânsito. Aula 3: Instrumentos sonoros indígenas: cosmologia, materialidade e sonoridade. A partir de uma introdução à cosmologia dos instrumentos musicais e sonoros de povos indígenas do Brasil, realizar experiências de escuta, descrição e criação instrumental, desenvolvendo transposições didáticas. Abordaremos também os modos de classificação de instrumentos indígenas, desde Sachs e Hornbostel até as categorias nativas. Aula 4: Artes indígenas, coleções etnográficas e museus Na aula procuraremos apresentar, em um primeiro momento, o que se entende por colecionismo, coleção e objeto etnográfico. Depois, se buscará compreender o que se define, na atualidade, como indigenização dos museus. Este conteúdo será trabalhado a partir da bibliografia e de relatos de experiência. O objetivo é mostrar: 1) como se dá a significação e apropriação das artes indígenas – pelos indígenas e não-indígenas – no âmbito dos museus antropológicos; e 2) de que modo a apropriação indígena dos objetos e da instituição museológica está relacionada com os processos de construção da identidade e da memória indígenas. Aula 5: Introdução às narrativas ameríndias A aula tratará de oferecer uma introdução ao estudo das narrativas ameríndias das terras baixas da América do Sul. Serão abordados alguns de seus principais aspectos linguísticos, poéticos e culturais, a partir da leitura e interpretação de traduções selecionadas. Referências Bibliográficas: ALMEIDA, Berenice de e PUCCI, Magda. A floresta canta! Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2014. AYTAI, Desidério. Cartilha Etnomusicológica. Museu de Antropologia. PUC Campinas, 1976. (Classificação da música Xavante, p. 5 – 9; coreografia, 18 – 19; partitura, p. 46; 18-19). BARCELOS NETO, A. Visiting the Wauja Indians: masks and other living objects from Amazonian collection. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia/Assírio e Alvim, 2004. BASTOS, Rafael José de Menezes. A musicológica Kamayurá. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999. (“A Noção de IHU”, pag. 129 e 130; e “Sobre a execução”, p.186 a 191. BASTOS, Rafael. Musicológica Kamayurá. Florianópolis: UFSC, 1999. BLACKING, John. “Música, cultura e experiência”. 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São Paulo, Edusp/Fapesp, 2006, p. 47-70. MIRANDA, Marlui (Org.) Ponte entre Povos. São Paulo: SESC Editora, 2005. p.193 - 195. MIRANDA, Marlui. IHU, Todos os Sons, Livro de Partituras. (Música e dança Tche Nane – Djereomitxi, p. 18 e p. 55 a 59). OLIVEIRA PINTO, Tiago de. “Som e música: questões de uma antropologia sonora”. In Revista de Antropologia. São Paulo, USP, v. 44, n.1, 2001. http://www.scielo.br/pdf/ra/v44n1/5345.pdf ROCA, A. Acerca dos processos de indigenização dos museus: uma análise comparativa. Mana, 21(1):123-155. 2015. ________. Museus indígenas na Costa Noroeste do Canadá e Estados Unidos: colaboração, colecionamento e autorrepresentação. Revista de Antropologia, 58(2):117-142. 2015. SALLES, Pedro P. Adjurona: percursos simbólicos da trompa Karajá. Anais do V ENABET - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, Belém, 2011, p. 563-575. SEEGER, Anthony, Porque cantam os Kĩsẽdjê. Uma antropologia musical de um povo amazônico. 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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Marlui Nobrega Miranda Pedro Paulo Salles |
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