127481 - EDM1333 – Currículos e Programas |
Período da turma: | 19/08/2024 a 19/12/2024
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Descrição: | Objetivos
A disciplina tem por objetivo propiciar ampla discussão acerca dos estudos sobre currículo, de modo a oferecer subsídios para compreender e diferenciar teorias de currículo e conhecer a trajetória desse campo de estudos, analisar resultados de pesquisas sobre currículos e programas no ensino básico brasileiro e identificar e discutir algumas das implicações decorrentes das decisões curriculares tomadas nas diferentes dimensões do sistema educativo, bem como as distintas instâncias de participação na construção do currículo e os fatores que nele interferem. Programa Serão discutidos conceitos de currículo e seus determinantes socioculturais. Também será desenvolvida a análise de orientações curriculares voltadas ao ensino básico. Adicionalmente, serão examinadas: a contribuição de diferentes instâncias para a formulação e implementação de currículos; a tensão currículo comum x atenção às diferenças; as formas de organização do currículo na escola (tempos, espaços, sujeitos e saberes), bem como as relações currículo/avaliação e currículo/formação de professores. Temas Unidade 1. Concepções de currículo, determinantes sociais e contextos culturais (Aulas 2, 3, 4 e 5). Unidade 2. Orientações curriculares centrais e contribuição de diferentes agentes na implementação e no desenvolvimento de currículos (Aulas 6, 7 e 8). Unidade 3. Currículo na relação com avaliação e formação de professores para a educação básica (Aulas 9, 11 e 12). Metodologia ● Abordagem dialogada dos temas tratados nos textos que fundamentam cada aula. ● Desenvolvimento de atividades tendo como referência a literatura concernente e/ou outros materiais, tais como propostas e guias curriculares. ● Orientação e acompanhamento de atividades em grupo. Avaliação Instrumentos: ● Sínteses das unidades 1 e 2 – produção individual (2,0 cada síntese); ● Trabalho de análise de propostas curriculares – produção coletiva (2,0); ● Seminários de aprofundamento – produção coletiva (4,0). Critérios: ● Clareza, adequação, consistência e coerência das argumentações; ● Compreensão, aplicação e análise dos conceitos fundamentais do campo; ● Adequação dos trabalhos às orientações estabelecidas; ● Capacidade de identificar e analisar, na legislação e em propostas curriculares, os princípios que as norteiam, com base nas discussões realizadas e na literatura. Aula Textos de referência Atividades Aula 1 05/08 Apresentação do plano da disciplina Orientações gerais Aula 2 12/08 MOREIRA, A. F. B., CANDAU, V. M. Indagações sobre o currículo: Currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC, SEB, 2007, p. 17-30. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf>. Acesso em: 14/09/2020. Discussão do texto de referência Formação dos grupos para desenvolvimento dos trabalhos previstos Aula 3 19/08 SILVA, T. T. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica,1999, p. 11-17. MOREIRA, A. F. B., SILVA, T. T. (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2002, p. 7-20. Discussão dos textos de referência Apresentação das orientações e dos temas para os seminários de aprofundamento Definição dos temas dos seminários de aprofundamento pelos grupos Aula 4 26/08 GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo. Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000 – Capítulos 4 (O currículo como confluência de práticas), p. 101-106. MOREIRA, A. F. B. Currículo: novas trajetórias para a escola pública básica. In: GERALDI, C. M. G., RIOLFI, C. R., GARCIA, M. F. (Orgs.). Escola viva. Elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 287-305. Discussão dos textos de referência Desenvolvimento do trabalho dos seminários pelos grupos Aula 5 09/09 Fechamento da 1ª Unidade Trabalho dos grupos (discussão para a fundamentação das sínteses da 1ª Unidade) Aula 6 16/09 BARRETTO, E. S. S. Tendências recentes do currículo do Ensino Fundamental no Brasil. In: _____ (Org.). Os currículos do Ensino Fundamental para as escolas brasileiras. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2000, p. 5-26. Discussão do texto de referência Aula 7 23/09 GALIAN, C. V. A. Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no Brasil. Cadernos de Pesquisa, Vol. 44, nº 153, jul./set. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v44n153/a09v44n153.pdf. Acesso em: 01/03/2017. Discussão do texto de referência Desenvolvimento dos seminários pelos grupos Aula 8 30/09 KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educ. Soc., ano XVIII, no 60, dezembro/1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a1.pdf. Acesso em: 01/03/2017. Discussão do texto de referência Desenvolvimento dos roteiros para análise de propostas curriculares pelos grupos Trabalho dos grupos (discussão para a fundamentação das sínteses da 2ª Unidade) 07/10 NÃO HAVERÁ AULA 14/10 SEMANA DA EDUCAÇÃO Aula 9 21/10 SANTOS, L. A avaliação em debate. In. BAUER, A., GATTI, B. A. Ciclo de Debates 25 anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013, p. 229-248. Discussão do texto de referência Desenvolvimento do trabalho de análise de propostas curriculares pelos grupos 28/10 FERIADO Aula 10 04/11 BARRETTO, E. S. S. Políticas de currículo e avaliação e políticas docentes. Cadernos de Pesquisa, vol. 42, n. 147, p. 738-753, set./dez. 2012. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/cp/v42n147/05.pdf>. Acesso em 12/09/2020. Discussão do texto de referência Desenvolvimento dos seminários pelos grupos Aula 11 11/11 GALIAN, C. V. A., SILVA, R. R. D. Apontamentos para uma avaliação de currículos no Brasil: a BNCC em questão. Est. Aval. Educ., v. 30, n. 74, p. 508-535, mai./ago. 2019. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/5693/3798>. Acesso em: 14/09/2020. Discussão do texto de referência Desenvolvimento dos seminários pelos grupos Aula 12 18/11 GALIAN, C. V. A., PIETRI, E. As políticas curriculares e os processos de mudança curricular no Brasil (1980-2023). In: COLL, C., DÍAZ-BARRIGA, F. Currículo e qualidade da educação na Ibero-América. Abordagens teóricas, políticas curriculares e processos de mudança curricular, 2024 (no prelo). Discussão do texto de referência Aula 13 25/11 Seminários de aprofundamento Apresentações dos grupos Aula 14 02/12 Seminários de aprofundamento Apresentações dos grupos Aula 15 09/12 Seminários de aprofundamento Apresentações dos grupos Textos complementares Aula 2 – LOPES, A. C., MACEDO, E. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011 – p. 19-42. Aula 3 – LOPES, A. R. C., MACEDO, E. O pensamento curricular no Brasil. In: _____ (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2005, p. 13-54. Aula 6 – BONAMINO, A.; MARTÍNEZ, S. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: a participação das instâncias políticas do estado. Educ. Soc., vol. 23, n. 80, set. 2002, p. 368-385. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12937. Acesso em: 01/03/2017. Aula 7 – SAMPAIO, M. M. F. Propostas curriculares e o processo ensino-aprendizagem. In: SILVA, F. C. T., PEREIRA, M. V. M. (Orgs.). Observatório de Cultura Escolar: estudos e pesquisas sobre escola, currículo e cultura escolar. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2013, p. 69-97. Aula 8 – MOREIRA, A. F. B. Propostas curriculares alternativas: limites e avanços. Educ. Soc. Campinas, v. 21, n. 73, p. 109-139, dez. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4210.pdf. Acesso em: 01/03/2017. Aula 9 – SOUSA, S. Z. Avaliação externa e em larga escala no âmbito do estado brasileiro. In. BAUER, A.; GATTI, B. A. Ciclo de Debates 25 anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013, p. 61-85. Aula 12 – SILVA, R. R. D. Emocionalização, algoritmização e personalização dos itinerários formativos. Currículo sem fronteiras, vol. 17, n. 3, p. 699-717, set./dez/ 2017.Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss3articles/silva.pdf. Acesso em: 15/02/2020. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 75 | ||||
Ministrantes: |
Claudia Valentina Assumpção Galian |
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