Atividade

127481 - EDM1333 – Currículos e Programas

Período da turma: 19/08/2024 a 19/12/2024

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Descrição: Objetivos
A disciplina tem por objetivo propiciar ampla discussão acerca dos estudos sobre currículo, de modo a oferecer subsídios para compreender e diferenciar teorias de currículo e conhecer a trajetória desse campo de estudos, analisar resultados de pesquisas sobre currículos e programas no ensino básico brasileiro e identificar e discutir algumas das implicações decorrentes das decisões curriculares tomadas nas diferentes dimensões do sistema educativo, bem como as distintas instâncias de participação na construção do currículo e os fatores que nele interferem.

Programa
Serão discutidos conceitos de currículo e seus determinantes socioculturais. Também será desenvolvida a análise de orientações curriculares voltadas ao ensino básico. Adicionalmente, serão examinadas: a contribuição de diferentes instâncias para a formulação e implementação de currículos; a tensão currículo comum x atenção às diferenças; as formas de organização do currículo na escola (tempos, espaços, sujeitos e saberes), bem como as relações currículo/avaliação e currículo/formação de professores.

Temas
Unidade 1. Concepções de currículo, determinantes sociais e contextos culturais (Aulas 2, 3, 4 e 5).
Unidade 2. Orientações curriculares centrais e contribuição de diferentes agentes na implementação e no desenvolvimento de currículos (Aulas 6, 7 e 8).
Unidade 3. Currículo na relação com avaliação e formação de professores para a educação básica (Aulas 9, 11 e 12).

Metodologia
● Abordagem dialogada dos temas tratados nos textos que fundamentam cada aula.
● Desenvolvimento de atividades tendo como referência a literatura concernente e/ou outros materiais, tais como propostas e guias curriculares.
● Orientação e acompanhamento de atividades em grupo.

Avaliação
Instrumentos:
● Sínteses das unidades 1 e 2 – produção individual (2,0 cada síntese);
● Trabalho de análise de propostas curriculares – produção coletiva (2,0);
● Seminários de aprofundamento – produção coletiva (4,0).
Critérios:
● Clareza, adequação, consistência e coerência das argumentações;
● Compreensão, aplicação e análise dos conceitos fundamentais do campo;
● Adequação dos trabalhos às orientações estabelecidas;
● Capacidade de identificar e analisar, na legislação e em propostas curriculares, os princípios que as norteiam, com base nas discussões realizadas e na literatura.






Aula Textos de referência Atividades
Aula 1
05/08 Apresentação do plano da disciplina

Orientações gerais

Aula 2 12/08 MOREIRA, A. F. B., CANDAU, V. M. Indagações sobre o currículo: Currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC, SEB, 2007, p. 17-30. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf>. Acesso em: 14/09/2020. Discussão do texto de referência

Formação dos grupos para desenvolvimento dos trabalhos previstos

Aula 3
19/08 SILVA, T. T. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica,1999, p. 11-17.

MOREIRA, A. F. B., SILVA, T. T. (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2002, p. 7-20.
Discussão dos textos de referência

Apresentação das orientações e dos temas para os seminários de aprofundamento

Definição dos temas dos seminários de aprofundamento pelos grupos

Aula 4
26/08 GIMENO SACRISTÁN, J. O currículo. Uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000 – Capítulos 4 (O currículo como confluência de práticas), p. 101-106.

MOREIRA, A. F. B. Currículo: novas trajetórias para a escola pública básica. In: GERALDI, C. M. G., RIOLFI, C. R., GARCIA, M. F. (Orgs.). Escola viva. Elementos para a construção de uma educação de qualidade social. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 287-305.
Discussão dos textos de referência

Desenvolvimento do trabalho dos seminários pelos grupos

Aula 5
09/09 Fechamento da 1ª Unidade
Trabalho dos grupos (discussão para a fundamentação das sínteses da 1ª Unidade)

Aula 6
16/09 BARRETTO, E. S. S. Tendências recentes do currículo do Ensino Fundamental no Brasil. In: _____ (Org.). Os currículos do Ensino Fundamental para as escolas brasileiras. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2000, p. 5-26.
Discussão do texto de referência
Aula 7
23/09 GALIAN, C. V. A. Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no Brasil. Cadernos de Pesquisa, Vol. 44, nº 153, jul./set. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v44n153/a09v44n153.pdf. Acesso em: 01/03/2017.
Discussão do texto de referência

Desenvolvimento dos seminários pelos grupos

Aula 8
30/09 KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educ. Soc., ano XVIII, no 60, dezembro/1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a1.pdf. Acesso em: 01/03/2017.
Discussão do texto de referência

Desenvolvimento dos roteiros para análise de propostas curriculares pelos grupos

Trabalho dos grupos (discussão para a fundamentação das sínteses da 2ª Unidade)

07/10 NÃO HAVERÁ AULA

14/10
SEMANA DA EDUCAÇÃO
Aula 9
21/10 SANTOS, L. A avaliação em debate. In. BAUER, A., GATTI, B. A. Ciclo de Debates 25 anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013, p. 229-248.
Discussão do texto de referência

Desenvolvimento do trabalho de análise de propostas curriculares pelos grupos

28/10 FERIADO

Aula 10
04/11 BARRETTO, E. S. S. Políticas de currículo e avaliação e políticas docentes. Cadernos de Pesquisa, vol. 42, n. 147, p. 738-753, set./dez. 2012. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/cp/v42n147/05.pdf>. Acesso em 12/09/2020.
Discussão do texto de referência

Desenvolvimento dos seminários pelos grupos

Aula 11
11/11 GALIAN, C. V. A., SILVA, R. R. D. Apontamentos para uma avaliação de currículos no Brasil: a BNCC em questão. Est. Aval. Educ., v. 30, n. 74, p. 508-535, mai./ago. 2019. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/5693/3798>. Acesso em: 14/09/2020.
Discussão do texto de referência

Desenvolvimento dos seminários pelos grupos

Aula 12
18/11 GALIAN, C. V. A., PIETRI, E. As políticas curriculares e os processos de mudança curricular no Brasil (1980-2023). In: COLL, C., DÍAZ-BARRIGA, F. Currículo e qualidade da educação na Ibero-América. Abordagens teóricas, políticas curriculares e processos de mudança curricular, 2024 (no prelo).
Discussão do texto de referência


Aula 13
25/11 Seminários de aprofundamento
Apresentações dos grupos
Aula 14
02/12 Seminários de aprofundamento Apresentações dos grupos
Aula 15
09/12 Seminários de aprofundamento Apresentações dos grupos

Textos complementares

Aula 2 – LOPES, A. C., MACEDO, E. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011 – p. 19-42.
Aula 3 – LOPES, A. R. C., MACEDO, E. O pensamento curricular no Brasil. In: _____ (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2005, p. 13-54.
Aula 6 – BONAMINO, A.; MARTÍNEZ, S. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: a participação das instâncias políticas do estado. Educ. Soc., vol. 23, n. 80, set. 2002, p. 368-385. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12937. Acesso em: 01/03/2017.
Aula 7 – SAMPAIO, M. M. F. Propostas curriculares e o processo ensino-aprendizagem. In: SILVA, F. C. T., PEREIRA, M. V. M. (Orgs.). Observatório de Cultura Escolar: estudos e pesquisas sobre escola, currículo e cultura escolar. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2013, p. 69-97.
Aula 8 – MOREIRA, A. F. B. Propostas curriculares alternativas: limites e avanços. Educ. Soc. Campinas, v. 21, n. 73, p. 109-139, dez. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4210.pdf. Acesso em: 01/03/2017.
Aula 9 – SOUSA, S. Z. Avaliação externa e em larga escala no âmbito do estado brasileiro. In. BAUER, A.; GATTI, B. A. Ciclo de Debates 25 anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013, p. 61-85.
Aula 12 – SILVA, R. R. D. Emocionalização, algoritmização e personalização dos itinerários formativos. Currículo sem fronteiras, vol. 17, n. 3, p. 699-717, set./dez/ 2017.Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss3articles/silva.pdf. Acesso em: 15/02/2020.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 75
 
Ministrantes: Claudia Valentina Assumpção Galian


 
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