Atividade

127479 - Posturas educacionais e pesquisa pedagógica

Período da turma: 02/08/2025 a 20/12/2025

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Descrição: EMENTA
Os desafios para a construção de um ensino democrático, inclusivo e de qualidade passam necessariamente pela revisão das posturas educacionais e pelo desenvolvimento de pesquisas que possam subsidiar a (re)construção da escola. Assim, por um lado, é preciso reconsiderar as relações entre o ensino e a aprendizagem a fim de assumir um modelo educacional mais compatível com a realidade do nosso mundo e com o perfil dos nossos alunos; por outro, importa instrumentalizar os professores para o desenvolvimento de investigações capazes de contribuir para a compreensão da realidade escolar, apoiando alternativas inovadoras de trabalho pedagógico.

OBJETIVOS GERAIS
- Compreender os modelos de ensino e aprendizagem.
- Refletir sobre o papel das linguagens no processo educativo.
- Compreender o papel do pesquisador.
- Refletir sobre os princípios básicos para a construção e desenvolvimento do projeto de pesquisa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender os modelos de ensino-aprendizagem na relação com a pesquisa educacional: Empirismo, Inatismo e Interacionismo.
- Estudar as concepções de língua, linguagem e letramento na relação com a arte e com a pesquisa educacional.
- Refletir sobre a constituição do pesquisador na relação com os princípios éticos e científicos.
- Compreender a estrutura do projeto de pesquisa, o desenvolvimento e a organização do trabalho científico propriamente dito.

METODOLOGIA
Aulas expositivas e dialogadas, debates em classe e leitura de textos.

CONTEÚDO
- Relações ensino-aprendizagem na constituição dos modelos de ensino: Empirismo, Inatismo e Interacionismo.
- Letramento, língua e linguagens no processo educativo.
- Sentidos e motivações do trabalho científico.
- Postura do sujeito pesquisador e relação com o orientador.
- Princípios para a elaboração e desenvolvimento do projeto de pesquisa.
- Linguagem acadêmica: características, vícios e possibilidades.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Presença, participação em aula e autoavaliação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARANTES, V. A. (org.) Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2010.
BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2002.
FREITAS, M. T.; SOUZA, S. J.; KRAMER, S. Ciências humanas e pesquisa – Leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez. 2003.
COLELLO, S. M. G. Alfabetização: o quê, por quê e como. São Paulo: Summus, 2021.
COLELLO. S. M. G. Crianças na escola... E agora? São Paulo: Summus, 2024.
LAUAND, J. “Escrever um artigo científico: ideias para iniciantes (ou não)” Convenit Internacional, n. 30. São Paulo: Cemoroc-FEUSP/ Univ. do Porto/ Colégio Luterano, mai-ago, 2019. Disponível em: http://www.hottopos.com/convenit30/17-28jeanConf.pdf
MOREIRA, A. F. et al. (orgs.) Para quem pesquisamos, para quem escrevemos? – o impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez (coleção Questões da nossa época), 2001.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Silvia de Mattos Gasparian Colello


 
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