127479 - Posturas educacionais e pesquisa pedagógica |
Período da turma: | 02/08/2025 a 20/12/2025
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Descrição: | EMENTA
Os desafios para a construção de um ensino democrático, inclusivo e de qualidade passam necessariamente pela revisão das posturas educacionais e pelo desenvolvimento de pesquisas que possam subsidiar a (re)construção da escola. Assim, por um lado, é preciso reconsiderar as relações entre o ensino e a aprendizagem a fim de assumir um modelo educacional mais compatível com a realidade do nosso mundo e com o perfil dos nossos alunos; por outro, importa instrumentalizar os professores para o desenvolvimento de investigações capazes de contribuir para a compreensão da realidade escolar, apoiando alternativas inovadoras de trabalho pedagógico. OBJETIVOS GERAIS - Compreender os modelos de ensino e aprendizagem. - Refletir sobre o papel das linguagens no processo educativo. - Compreender o papel do pesquisador. - Refletir sobre os princípios básicos para a construção e desenvolvimento do projeto de pesquisa. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Compreender os modelos de ensino-aprendizagem na relação com a pesquisa educacional: Empirismo, Inatismo e Interacionismo. - Estudar as concepções de língua, linguagem e letramento na relação com a arte e com a pesquisa educacional. - Refletir sobre a constituição do pesquisador na relação com os princípios éticos e científicos. - Compreender a estrutura do projeto de pesquisa, o desenvolvimento e a organização do trabalho científico propriamente dito. METODOLOGIA Aulas expositivas e dialogadas, debates em classe e leitura de textos. CONTEÚDO - Relações ensino-aprendizagem na constituição dos modelos de ensino: Empirismo, Inatismo e Interacionismo. - Letramento, língua e linguagens no processo educativo. - Sentidos e motivações do trabalho científico. - Postura do sujeito pesquisador e relação com o orientador. - Princípios para a elaboração e desenvolvimento do projeto de pesquisa. - Linguagem acadêmica: características, vícios e possibilidades. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Presença, participação em aula e autoavaliação. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ARANTES, V. A. (org.) Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2010. BAGNO, M. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2002. FREITAS, M. T.; SOUZA, S. J.; KRAMER, S. Ciências humanas e pesquisa – Leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez. 2003. COLELLO, S. M. G. Alfabetização: o quê, por quê e como. São Paulo: Summus, 2021. COLELLO. S. M. G. Crianças na escola... E agora? São Paulo: Summus, 2024. LAUAND, J. “Escrever um artigo científico: ideias para iniciantes (ou não)” Convenit Internacional, n. 30. São Paulo: Cemoroc-FEUSP/ Univ. do Porto/ Colégio Luterano, mai-ago, 2019. Disponível em: http://www.hottopos.com/convenit30/17-28jeanConf.pdf MOREIRA, A. F. et al. (orgs.) Para quem pesquisamos, para quem escrevemos? – o impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez (coleção Questões da nossa época), 2001. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Silvia de Mattos Gasparian Colello |
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