127433 - Territórios Corais: voz, corpo, espaço, percepção e invenção musical |
Período da turma: | 21/02/2026 a 27/06/2026
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Descrição: | EMENTA
Esta disciplina propõe a experiência musical em coro como caminho para a descoberta, a redescoberta e o aprofundamento de nossa articulação de pensamento sobre as essências da música e seus grandes princípios de funcionamento, para aprender a planejar, realizar e avaliar ações que visem levantar e desenvolver questões de educação musical no cotidiano da sala de aula. Entendemos aqui a palavra coro como um coletivo de pessoas que se articula para construir ações musicais em conjunto, em um tempo-espaço determinado. Daremos atenção a ações que estejam ao nosso alcance imediato realizar, e adequadas à infinita rede de variáveis de nosso educandos e de nós próprios, educadores. Precisamos aprender a fazer esse diagnóstico para elaborar nossa proposta de ação musical a partir da consciência e articulação dos nossos próprios saberes musicais. A realização desse diagnóstico está intimamente ligada ao conhecimento e manejo dos princípios de funcionamento da linguagem musical, princípios estes que podem ser investigados e aprendidos a partir da experiência musical individual e prosseguindo pela experiência coral. Está ligada também à compreensão de que existem muitas educações musicais diferentes, que se inter-relacionam; o que significa que devemos dar atenção a cada experiência - não a modelos - e exercitar a curiosidade de conhecer novas propostas. Nosso trabalho estará focado em dois verbos: perceber e inventar. Aprender a inventar músicas, exercícios e jogos. E, para isso, nossas ações se ocuparão do som e do silêncio, do corpo, do espaço e do tempo – nas acepções mais amplas e variadas. Nesse contexto, nossas ações principais serão a escuta, o movimento no espaço e o cantar. Essas ações nos possibilitarão o contato com os grandes princípios do fazer musical, através da escuta, da escrita e da execução musicais. OBJETIVOS GERAIS 1. Exercitar a reflexão e a construção conceitual a partir da prática musical em coro 2. Proporcionar ao professor a possibilidade de planejar, executar e avaliar atividades musicais corais em sala de aula, a partir de seus saberes e limites conscientes. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Entrar em contato com as bases da prática musical em coro 2. Exercitar e ampliar o conceito de escuta 3. Explorar o conceito de corpo como centro da ação musical 4. Explorar o conceito de coro enquanto processo colaborativo, simultaneamente artístico e pedagógico 5. Aprender a construir ferramentas teóricas para a realização de ações musicais 6. Refletir sobre o conceito de redes musicais 7. Refletir sobre a importância das dimensões poética e afetiva da música CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Educação musical como rede Contexto, grupo, relação, multiplicidade, interação. Rede de ações: criar investigar, explorar, re-conhecer, estudar, compreender, experimentar, propor, improvisar, escutar, escolher, compor. 2. Educação musical coral Ampliação do conceito de coro: o grupo como instância coletiva de escuta, análise, reflexão e proposição musical. Características do canto coletivo (técnicas, históricas). Levantamento de elementos do canto em coro : escuta, silêncio, voz, corpo, espaço. O corpo como centro da ação musical. 3. Reconhecendo a história de sua educação musical pessoal. Uma pedagogia da escuta como ação e necessidade. 4. O que é repertório Memórias de tempos, espaços e ações diversos. Exploração das dimensões poética e afetiva indissociáveis dos registros pessoais. Leitura crítica do repertório: elegendo recortes possíveis. 5. Ação coral Aprendendo a eleger objetivos e conteúdos musicais em grupo. Construindo modos de ação musical próprios. Afinando as pessoas. Ações do eu-tu-eles-nós-vós-eles (processo colaborativo no coro): quais as ações corais possíveis, num espaço e tempo determinados. Como planejar uma ação coral em rede. Que elementos musicais e culturais levar em conta. O triângulo Escuta – Escrita – Execução: uma proposta de ação. METODOLOGIA Durante as aulas serão realizadas atividades de reflexão crítica (discussão no grande grupo, em grupos menores e textos individuais), realizadas a partir das seguintes propostas: - Experiências de escuta e canto em movimento no espaço; (ampliação do repertório) - Criação de momentos corais a partir do repertório e da improvisação; (percepção, exercício do canto e da improvisação) - Pesquisa de repertório musical e sonoro - Leitura de textos diversos Essas atividades e seus resultados são tomadas como material para o levantamento de conceitos e a articulação de pensamento: - Sobre os processos experienciados e sobre os objetos criados; - Sobre as possibilidades didáticas de ação musical coral em classe. SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO A avaliação será feita a partir: - Participação nas discussões em classe; - Cumprimento de tarefas propostas (pesquisas, leitura de textos e redação de textos); - Entrega de monografia final (planejamento de um processo de atividade musical); - Frequência nas aulas. BIBLIOGRAFIA Livros, dissertações e teses MÚSICA BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador. S. Paulo: Peirópolis, 2001. __________. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003. CIAVATTA, Lucas. O passo: a pulsação e o ensino-aprendizagem de ritmos. R. Janeiro: L. Ciavatta, 2003. CINTRA, Fábio Cardozo de Mello. A musicalidade como arcabouço da cena: caminhos para uma educação musical no teatro. S. Paulo, ECA-USP, 2006. Tese de doutorado. CUNHA, Alberto Luís da. A oficina coral como atividade de apoio ao coro amador. S. Paulo: ECA-USP, 1999. Dissertação de mestrado. DELALANDE, François. Le son des musiques. Paris: INA- Buchet-Castel, Pierre Zech, 2001. 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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Fabio Cardozo de Mello Cintra |
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