127431 - Processos de Criação: Teatro e Imaginário |
Período da turma: | 21/02/2026 a 27/06/2026
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Descrição: | EMENTA
Conceitos de Imaginário, Corporeidade e o recorte da História do Ensino da Arte no Brasil permeiam e embasam as reflexões. A partir de improvisações e jogos os participantes exercitam o pensamento em ação, a presença, a energia e a materialização de imagens no corpo-cena, na palavra-voz e na criação de seqüencias de ações. Através de elementos da linguagem teatral em práticas simbólicas e o registro das sensações se desenvolve um processo de conhecer a si mesmo, de aprender consigo mesmo e com a experiência do grupo. Os registros e as sínteses dos processos são ferramentas de criação para o artista e para professor que levam a um refinamento da percepção. OBJETIVOS GERAIS O curso se propõe a exercitar práticas formativas a partir da fundamentação teórica do Imaginário, criando espaço para a expressão e experimentação em processos de criação artística na linguagem teatral através de elementos do treinamento do ator, nas danças populares brasileiras, da jornada mítica, do teatro ritual, de propostas simbólicas e poéticas. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Integrando a linguagens do teatro e do movimento corporal o curso propõe espaço de experimentação, de expressividade em rituais simbólicos transformados em propostas de criação e também a reflexão sobre corporeidade, mito e Imaginário contextualizados em recortes da História do Ensino da Arte no Brasil. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Propiciar vivências e experimentar processos simbólicos e poéticos de criação. - Processos de sensibilização, expressão e experimentação. - Processos criadores a partir do corpo, do movimento, da música, das artes plásticas e das narrativas centralizados na linguagem teatral em forma de ritual. - Experimentação de objetos, cor, forma e palavra. - Imaginário e antecedentes teatrais na contextualização do Ensino da Arte no Brasil. Aula 1 - Corporeidade: ritmo e ação. - Elementos da linguagem teatral. - Proposta de registros e projetos pessoais. Aula 2 - Imaginário e Criação em Teatro. Improvisação com objetos. AULA 3 - Improvisação, cultura popular e jogos teatrais. - Projetos pessoais: cenas curtas. AULA 4 - Improvisação em grupo e seqüencias de cenas curtas. - Antecedentes teatrais e História do Ensino da Arte no Brasil. Aula 5 - Experiências e vivências com temas. - Ensaios, cortejos. METODOLOGIA DE ENSINO - Aulas práticas e teóricas - Atividades individuais e em grupos - Prática teatral - Discussões em grupo. - Registros em diferentes linguagens. AVALIAÇÃO - Registros do processo e dos encontros em diferentes linguagens: desenhar, pintar, colar, compor, escrever em forma poética e costurar. - Propostas em diferentes situações: individual e em grupos. - Avaliação processual. - Apresentação de trabalho prático. - São sugeridas atividades complementares para serem realizadas fora do horário dos encontros que são divididas em etapas e em pequenos projetos que integram o percurso pessoal e do grupo. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1999. BACHELARD, Gaston. A Água e os Sonhos: Ensaio sobre a Imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1989. BACHELARD, Gaston. A Psicanálise do fogo. São Paulo: Martins Fontes, 2008. BACHELARD, G. A Poética do Devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988. BARBA, Eugenio; SAVARESE, Nicola. A Arte secreta do ator. Dicionário de Antropologia teatral. Campinas: Editora Hucitec e Editora da Unicamp, 1995. BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1995. BARBOSA, Ana Mae. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo: Editora Cultrix, 1982. BURNIER, Luís Otávio. A Arte do ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001. CAMPBELL, Joseph. O Herói de mil faces. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1997. CASSIRER, E. Ensaio sobre o Homem. Introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2005. CAVINATO, A. Processos de criação: Teatro e Imaginário. Curitiba: Editora CRV, 2015. DURAND, Gilbert. O Imaginário. Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. 2ª edição, Rio de Janeiro: Editora Difel, 2001. ELIADE, M. Imagens e Símbolos. Ensaio sobre o simbolismo mágico religioso. São Paulo: Martins Fontes, 2002. FERRACINI, Renato. Café com Queijo: Corpos em Criação. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, Ed. Fapesp, 2006. GREINER, Christine. O Corpo. Pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2008. KOUDELA, Ingrid. Jogos Teatrais. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1995. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos. Ensaio sobre a imaginação em movimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001. BACHELARD, Gaston. A Terra e os devaneios do repouso. Ensaio sobre as imagens da intimidade. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BARBA, Eugenio. Além das Ilhas Flutuantes. São Paulo-Campinas: Hucitec - Editora da Unicamp, 1991. BARBA, Eugenio. A Canoa de Papel. Tratado de Antropologia Teatral. São Paulo: Hucitec, 1994. BARBOSA, Ana Mae. Recorte e colagem: influências de John Dewey no Ensino de Arte no Brasil. São Paulo: Ed. Cortez, 1982. BARBOSA, Ana Mae. (org) Arte/Educação Contemporânea - Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez Editora, 2005. BARBOSA, Ana Mae. (Org.) Arte –Educação: Leituras no Subsolo. São Paulo: Cortez Editora, 2005. BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a Arte. São Paulo: Editora Ática, 1991. GUSDORF, Georges. Professores para quê? São Paulo: Martins Fontes, 1987. DURAND, G. Estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2003. PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2001. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Andréa Aparecida Cavinato |
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