Atividade

127425 - História do Ensino da Arte no Brasil: Autores/Artistas Seminais

Período da turma: 08/03/2025 a 28/06/2025

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Descrição: EMENTA

Ser um profissional pesquisador na área de arte-educação, seja no sistema escolar, nas instituições culturais ou no terceiro setor requer uma reflexão sobre o conjunto das ideias e práticas que formam o corpo deste campo do conhecimento. Neste sentido, a disciplina História do Ensino da Arte no Brasil: autores/artistas seminais busca, a partir de um recorte específico e significativo, abordar teóricos e artistas que contribuíram ou contribuem para a construção do conhecimento em arte-educação.

OBJETIVOS

Propiciar o contato com alguns dos autores do campo do conhecimento do ensino e aprendizagem da arte cujas obras foram fundantes para a construção teórica e prática da área , a partir de meados do século XX. Construir com os alunos, em diálogo com as outras disciplinas do curso, um campo de referências teórico na área de arte-educação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1ª aula
A Educação pela Arte: a contribuição de Herbert Read para o tempo presente. ( 1960 ao presente)

2ª aula
Tornar-se humano pela experiência estética: estudos sobre Edmund Feldman. (1970 ao presente)

3ª aula
John Dewey , a Arte como Experiência e a Abordagem Triangular do Ensino da arte e Culturas Visuais de Ana Mae Barbosa na perspectiva do paradigma da complexidade de Edgar Morin ( 1980 ao presente)

4ª. Aula
Sobre exposições de arte e a arte/educação: a contribuição de Robert William Ott e Michael Parsons
(1990 ao presente)

5ª aula
A pesquisa acadêmica em arte-educação nos períodos de 2000 a 2010 e de 2010 a 2020: o que os arquivos de artigos, dissertações e teses nos contam sobre esta área de conhecimento, na contemporaneidade?


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O curso será desenvolvido por meio de aulas com apresentações e diálogos , de forma presencial e/ou remota pela plataforma Google Meet, com atividades síncronas e assíncronas .


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

Serão considerados para a avaliação dos alunos:


- A participação ativa dos estudantes no decorrer das aulas;
- As leituras indicadas;
- O trabalho escrito, individual, de caráter reflexivo.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Alberto Filipe; BERGMEIER, Horst. JUNG E O TEMPO DE ERANOS. DO SENTIDO ESPIRITUAL E PEDAGÓGICO DO CÍRCULO DE ERANOS. Revista @mbienteeducação, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 94 - 112, dez. 2017. ISSN 1982-8632. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2021.

AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de. A Abordagem Triangular no ensino
da Artes como Teoria e a pesquisa como experiência criadora. Jaboatão dos
Guararapes: SESC, 2016.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.

BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. – 3ª.ed.rev. e aum. – São Paulo: Cortez, 2001.

BARBOSA , Ana Mae.(org) Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. – 7ª. ed. rev. - São Paulo: Perspectiva, 2009.

BARBOSA, Ana Mae. & CUNHA, Fernanda P. (orgs.) A Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

BARCELLOS, G. Jung, junguianos e arte: uma breve apreciação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 15, n. 1, p. 27–38, 2016.
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643841.
Acesso em: 30 nov. 2021.

CAMPBELL, James. Understanding John Dewey: nature and cooperative intelligence. Chicago and La sale, Illinois: Open Court, 1996.

DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010

FELDMAN, Edmund Burke. Becoming Human Through Art: A Esthetic Experience in School. New Jersey: Prentice Hall, 1970.

FEDERIZZI, Roberta Bassani. O Círculo de Eranos. In: Percursos pelo imaginário medieval italiano: lendo imagens nos passos de São Francisco de Assis, tese de doutorado ( Doutorado em Letras), Universidade de Passo Fundo, Orientadora: Profa Dra Graciela René Ormezzano – 2017, págs 32-37. Disponível em: https://1library.org/article/o-c%C3%ADrculo-de-eranos-teserobertabassani.zgrwwdnq. Acesso em 30.Nov.2021.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Resende e. Metodologia do ensino de arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2009.

GRINSPUM, Denise. Educação para o Patrimônio: Museu e escola – Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. São Paulo: s.n., 2000. Tese de doutorado – Faculdade de educação /Universidade de São Paulo.Disponível em: https://repep.fflch.usp.br/sites/repep.fflch.usp.br/files/Educa%C3%A7%C3%A3o%20para%20patrimonio%20GRISPUM_D.pdf . Acesso em 30 nov. 21.

GRINSPUM, Denise. Mediação em museus e em exposições: espaços de aprendizagem sobre arte e seu sistema. Revista GEARTE, v. 1, p. 272, 2014.
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HOUSEN, A. O olhar do observador: investigação, teoria e prática. In: FRÓIS, J. P. (Org.). Educação estética e artística: abordagens transdisciplinares. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011. p. 149-170.

JARDIM, Evandro C.. Arte como manifestação poética. In:Seminário Ações Singulares II – História e Ensino da Arte: Experiências. São Paulo: Instituto Tomie Otake, 2009.

MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução: Eliane Lisboa. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005

PALMER r, Joy ( coord.) A. 50 grandes educadores: de Confúncio a Dewey .São Paulo: Contexto, 2005.

PALMER, Joy (coord.) A. 50 grandes educadores: de Piaget a Paulo Freire .São Paulo: Contexto, 2007.
PARSONS, Michael. Compreender a Arte. Lisboa : Editorial presença, 1992.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Olho Vivo: arte-educação na exposição labirinto da moda: uma aventura infantil. 1999. 187 f. + anexos. Tese (Doutorado em Arte: Arte-Educação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-17022016-112519/publico/DoutoradoRizzi.pdf.
Acesso em 30 nov. 2021.

RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. Caminhos Metodológicos. In:BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.

RIZZI, Maria Christina de Souza Lima; SILVA, Mauricio da. Abordagem Triangular do
Ensino das Artes e Culturas Visuais: uma teoria complexa em permanente construção para uma constante resposta ao contemporâneo. Revista GEARTE, v.4, n.2, p. 220-230, mai/ago, 2017. Disponível em https://doi.org/10.22456/2357- 9854.71934. Acesso em 10 jun. 2021

WEFFORT, Helena Freire; KELIAN, Lilian L´Abbate. O exercício da atenção. In. 33 Bienal de São Paulo: afinidades poéticas : convite à atenção. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2018. Disponível em: http://33.bienal.org.br/pt/convite-a-atencao. Acesso em 30 nov 2021.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Maria Christina de Souza Lima Rizzi


 
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