Atividade

127424 - Fundamentos do Ensino da Arte

Período da turma: 02/08/2025 a 13/12/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVOS

- Observar o diálogo entre o ensino e a aprendizagem em Arte;
- Situar historicamente a arte na educação moderna e contemporânea;
- Compreender as concepções de autores modernos e contemporâneos do Ensino da Arte;
- Reconhecer distinções entre as duas modalidades de ordenação do ensino: unidades didáticas e projetos de trabalho em Arte;
- Relacionar o ensino de arte na escola com a produção social e histórica da arte;
- Articular a área de Arte às demais áreas de conhecimento e às questões sociais da atualidade.
- Compreender a avaliação em Arte

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Eixos de aprendizagem significativa em Arte e tipologia de conteúdos;
- Unidades didáticas simples e projetos de trabalho em Arte;
- Gênese das aprendizagens em Arte e influência das culturas;
- Aprendizagem e desenvolvimento no fazer artístico moderno e contemporâneo;
- Material de apoio didático um objeto de criação do professor;
- O professor pesquisador e propositor;
- Interdisciplinaridade e o ensino da Arte;
- Formação de professores de Arte em consonância com a dos professores;
- Temas sociais da atualidade no ensino e na aprendizagem da Arte;
- Avaliação em Arte.

METODOLOGIA DE ENSINO

- Aulas teóricas;
- Atividades prático/reflexivas de criação didática


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

Sobre processo e produto do planejamento de sequências didáticas


CRONOGRAMA

- Transformações do ensino e da aprendizagem de arte no construtivismo moderno e contemporâneo;
- Viktor Lowenfeld; Franz Cizek (autores da arte-educação modernista);
- Elliot Eisner; Critical Studies (autores da arte-educação contemporânea);
- Brent Wilson; John Matthews (autores da arte-educação contemporânea);
- Avaliação em arte; temas transversais;
- Todas as aulas: atividades práticas: exercício de construção didática.


BIBLIOGRAFIA

Arslan, Luciana M. & Iavelberg, Rosa. Avaliação em Arte. In, Ensino de arte. São Paulo: Thompson, 2006. p.79,103.

DUVE, T. de. Fazendo a escola (ou refazendo-a?). Chapecó: Argos, 2012.

EISNER, Elliot. Cap.1 El papel de las artes en la transformación de la conciencia. In: El arte y la creación de la mente. Barcelona, Buenos Aires, México: Paidós, 2004.

IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

IAVELBERG, Rosa. Cap. IV, V e VI, In, O Desenho Cultivado da Criança: práticas e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006. p 51,72

IAVELBERG, Rosa. O desenho na educação infantil. São Paulo: Melhoramentos: 2013.

IAVELBERG, Rosa. Contribuições de Thierry de Duve à arte/educação contemporânea, São Paulo, MACUSP/FEUSP, 2016. Ebook Disponível em: http://www.usp.br/pgeha/index.php/pt-br/

IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre, 2017.

IAVELBERG, Rosa. Arte que o aluno traz consigo. In, . Costa, F.J.R.da; Silva, L.R.G.(orgs) A construção da poiésis do (a) pesquisador (a) em arte/educação. Curitiba: CVR, 2024.

LOWENFELD. V. Desarrollo de la capacidad creadora. Vols. 1 e 2. Buenos Aires: Kapelusz; 1961.

______; BRITTAIN. W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

MATTHEWS, J. Drawing and painting: children and visual representation (0-8) years. London: Paul Chapman, 2003.

______. El arte de la infancia y de la adolescencia: la construcción del significado. Barcelona: Paidós, 2004.

TAYLOR, Rod. Critical response and development. London: Longman, 1986.

Wilson, Brent. “Mudando conceitos da criação artística: 500 anos de arte - educação para crianças”. In, (org.) Barbosa, Ana Mae Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, Editora,2005. p. 81,97

______;Wilson M.; Hurwitz, Al. La enseñanza del dibujo a partir del arte. Barcelona: Paidós, 2004.

WILSON, Francesca. A lecture by professor Cizek. Childrens Art Exibition Fund: 1921. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2015.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Rosa Iavelberg


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP