127424 - Fundamentos do Ensino da Arte |
Período da turma: | 02/08/2025 a 13/12/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVOS
- Observar o diálogo entre o ensino e a aprendizagem em Arte; - Situar historicamente a arte na educação moderna e contemporânea; - Compreender as concepções de autores modernos e contemporâneos do Ensino da Arte; - Reconhecer distinções entre as duas modalidades de ordenação do ensino: unidades didáticas e projetos de trabalho em Arte; - Relacionar o ensino de arte na escola com a produção social e histórica da arte; - Articular a área de Arte às demais áreas de conhecimento e às questões sociais da atualidade. - Compreender a avaliação em Arte CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Eixos de aprendizagem significativa em Arte e tipologia de conteúdos; - Unidades didáticas simples e projetos de trabalho em Arte; - Gênese das aprendizagens em Arte e influência das culturas; - Aprendizagem e desenvolvimento no fazer artístico moderno e contemporâneo; - Material de apoio didático um objeto de criação do professor; - O professor pesquisador e propositor; - Interdisciplinaridade e o ensino da Arte; - Formação de professores de Arte em consonância com a dos professores; - Temas sociais da atualidade no ensino e na aprendizagem da Arte; - Avaliação em Arte. METODOLOGIA DE ENSINO - Aulas teóricas; - Atividades prático/reflexivas de criação didática SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO Sobre processo e produto do planejamento de sequências didáticas CRONOGRAMA - Transformações do ensino e da aprendizagem de arte no construtivismo moderno e contemporâneo; - Viktor Lowenfeld; Franz Cizek (autores da arte-educação modernista); - Elliot Eisner; Critical Studies (autores da arte-educação contemporânea); - Brent Wilson; John Matthews (autores da arte-educação contemporânea); - Avaliação em arte; temas transversais; - Todas as aulas: atividades práticas: exercício de construção didática. BIBLIOGRAFIA Arslan, Luciana M. & Iavelberg, Rosa. Avaliação em Arte. In, Ensino de arte. São Paulo: Thompson, 2006. p.79,103. DUVE, T. de. Fazendo a escola (ou refazendo-a?). Chapecó: Argos, 2012. EISNER, Elliot. Cap.1 El papel de las artes en la transformación de la conciencia. In: El arte y la creación de la mente. Barcelona, Buenos Aires, México: Paidós, 2004. IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003. IAVELBERG, Rosa. Cap. IV, V e VI, In, O Desenho Cultivado da Criança: práticas e formação de educadores. Porto Alegre: Zouk, 2006. p 51,72 IAVELBERG, Rosa. O desenho na educação infantil. São Paulo: Melhoramentos: 2013. IAVELBERG, Rosa. Contribuições de Thierry de Duve à arte/educação contemporânea, São Paulo, MACUSP/FEUSP, 2016. Ebook Disponível em: http://www.usp.br/pgeha/index.php/pt-br/ IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre, 2017. IAVELBERG, Rosa. Arte que o aluno traz consigo. In, . Costa, F.J.R.da; Silva, L.R.G.(orgs) A construção da poiésis do (a) pesquisador (a) em arte/educação. Curitiba: CVR, 2024. LOWENFELD. V. Desarrollo de la capacidad creadora. Vols. 1 e 2. Buenos Aires: Kapelusz; 1961. ______; BRITTAIN. W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977. MATTHEWS, J. Drawing and painting: children and visual representation (0-8) years. London: Paul Chapman, 2003. ______. El arte de la infancia y de la adolescencia: la construcción del significado. Barcelona: Paidós, 2004. TAYLOR, Rod. Critical response and development. London: Longman, 1986. Wilson, Brent. “Mudando conceitos da criação artística: 500 anos de arte - educação para crianças”. In, (org.) Barbosa, Ana Mae Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, Editora,2005. p. 81,97 ______;Wilson M.; Hurwitz, Al. La enseñanza del dibujo a partir del arte. Barcelona: Paidós, 2004. WILSON, Francesca. A lecture by professor Cizek. Childrens Art Exibition Fund: 1921. Disponível em: ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Rosa Iavelberg |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |