Atividade

127423 - Dança

Período da turma: 08/03/2025 a 05/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA
Esse curso, que se destina a todos os alunos (com ou sem formação prática em dança), tem como ambição ampliar os espaços de reflexão na área de dança, pensada num contexto amplo, que abrange outras disciplinas, traçando linhas de envolvimento com assuntos atuais. A dança é vista no âmbito de outras expressões da cultura contemporânea — como cinema, vídeo, teatro, música e literatura —, que mantém vínculos diretos ou indiretos com ela.
Três grandes temas — Breve História da Dança Cênica, Panorama da Dança Cênica Paulista, Traços da Dança Popular Brasileira e O Corpo no Espaço — servirão de base para o entendimento e a discussão dessa arte hoje.

OBJETIVOS GERAIS
- Ampliar os espaços de reflexão na área de dança, pensada num contexto amplo, que abrange outras disciplinas, traçando linhas de envolvimento com assuntos atuais.
- Despertar o interesse do professor para a necessidade da colocação postural no aprendizado.
- Ressaltar o bem estar físico, emocional, mental e social, com grande foco em educação e atividade física.
- Estudo do movimento e das diversas possibilidades da linguagem da dança.
- Conhecer as diversas possibilidades da linguagem contemporânea com seus fundamentos. Integração da dança com outras áreas de expressões da cultura contemporânea como cinema, teatro, vídeo, musica e literatura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Valorizar a integração da dança com outras expressões da cultura, concebendo um papel possível para a dança na renovação social e cultural do país.
- Aprimoramento do desenvolvimento motor, cognitivo e cultural de cada participante.
- Promover a conscientização corporal e ampliação da capacidade criativa e de pesquisa.
- Ressaltar a importância da colocação do corpo no espaço para melhor aprendizado cognitivo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Breve História da Dança Cênica
Noções da história da dança cênica, dos repertórios clássico, moderno e contemporâneo. Utilizando vídeos com trechos das grandes coreografias, vai-se mostrar sinteticamente como a dança cênica nasceu e como se desenvolveu nestes últimos 300 anos, chegando aos estilos moderno e contemporâneo. Elementos básicos da dança serão estudados num contexto que visa desenvolver a reflexão sobre a dança como forma de pensamento e estimular a percepção como forma de relação crítica com as obras.

2. Breve Panorama da Dança Cênica Paulista
Esse tópico tem como principal objetivo apresentar um panorama vivo de dança paulista e traços da dança brasileira da década de 70 a 90. A abordagem apontará o crescimento de tendências e grupos, ilustrado com alguns vídeos com trechos de coreografias.

3. Traços da Dança Popular Brasileira
Este tópico apresentará traços da dança popular brasileira. Elementos básicos de alguns estilos serão estudados num contexto que visa desenvolver a reflexão sobre a dança popular como fato cultural e sua utilização na dança cênica.

4. O Corpo no Espaço
Este tópico tem como objetivo principal a expressividade e a didática em sala de aula. Durante os encontros teremos vivência onde os participantes fazem uma prática e refletem sobre a sua aplicação. Os temas principais são:
1. Reconhecimento de seu esquema corporal ampliando a relação com o mundo exterior.
2. Reconhecimento das características pessoais de movimento.
3. Reconhecimento do espaço, do volume do corpo e da sua relação com o entorno.
4. Percepção e exploração das qualidades de movimentos.
5. Percepção da ação conjunta do corpo.
6. Desenvolvimento de exercícios de criação individual e coletiva.

METODOLOGIA
- Aulas expositivas/debates
- Apresentação de vídeos de dança (e outros assuntos relevantes). Durante a projeção, serão feitos pequenos intervalos para comentários, estimulando o afinamento das percepções do grupo. Uma seleção de textos relacionados a cada sessão estará à disposição de todos os interessados.
- Pequenos exercícios práticos para estimular o entendimento do que está sendo apresentado: relação da forma do corpo com os estilos de dança, exercícios para estimular a atenção ao corpo e seu funcionamento.
- Auto-conscientização e experimentação de novas possibilidades físicas e da integração do corpo no espaço;

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
- No transcorrer de cada aula, observando o desempenho do aluno quanto ao nível técnico e criativo.
- Exercício prático: Desenvolvimento de um exercício, em grupo, para aplicação em sala de aula envolvendo o conteúdo aplicado e pelo menos uma outra linguagem artísticas.
- Frequência das aulas.
- Exercício escrito: relatório pessoal de como, após a vivência da disciplina, você poderá integrar a percepção corporal em seu dia a dia de trabalho.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDERSON, Jack. Dança. Lisboa/São Paulo: Editorial Verbo, 1978.
ANDRADE, Mário. Danças Dramáticas do Brasil. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1982.
BERTAZZO, Ivaldo (org. Inês Bogéa). Espaço e Corpo – Guia de Reeducação do Movimento. São Paulo: SESC, 2004.
BOGÉA, Inês. O Livro da Dança. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003.
CASCUDO, Câmara. Historia dos Nossos Gestos. Rio de Janeiro: Global, 2003.
ELSON, Lawrence M.. Anatomia – Um Livro para Colorir. Ed. Roca, 2004. Redesenhadas por Carmen Morais.
FALCOFF, Laura. ...Bailamos? – Experiencias Integradas de Musica y Movimento para La Escuela. Buenos Aires: Ricordi, 1994.
FARO, Antonio José. Pequena historia da dança. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
FRANKLIN, Eric. Conditioning for Dance. Auckland: Human, Kinetics.
MEIRELLES, Renata. Giramundo e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos Meninos do Brasil. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2007.
MÁRQUEZ, Isabel. Ensino de Dança Hoje. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
____. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
MILLER, Jussara. A Escuta do Corpo. São Paulo: Summus Editora, 2013.
NAVAS Cássia e DIAS, Lineu. Dança Moderna. São Paulo: Sec. Municipal de Cultura, 1992.
NESTROVSKI, Arthur (org.). Em Branco e Preto. Artes Brasileiras na Folha, 1990-2003. São Paulo: PubliFolha, 2004.
NIKOLAIS, Alwim e LOUIS, Murray. The Nicolais/Louis Dance Techinique. Philosophy and Method of Modern Dance. New York: Routledge, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ADORNO, Theodor W. Teoria Estética. Trad. Arthur Mourão. Lisboa: Martins Fontes, 1970.
____. Dialética do Esclarescimento. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
ALMEIDA PRADO, Décio. O Teatro Brasileiro Moderno. São Paulo: Perspectiva, 1988.
____. Seres, Coisas, Lugares – Do Teatro ao Futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
AMARAL, Gláucia. Fantasia Brasileira – O Balé do IV Centenário. São Paulo: Sesc, 1998.
BANES, Sally. Terpsichore in Sneakers – Post-Modern Dance. Wesleyan University Press, 1987.
BARBA, Eugênio. Além das Ilhas Flutuantes. Campinas: Hucitec e Ed. Unicamp, 1991.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política (Obras Escolhidas). Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BERENSTEIN, Paola; SEIBLITZ, Pedro; VARELLA, Drauzio & BERTAZZO, Ivaldo. Maré – Vida na Favela. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.
BOGÉA, Inês. Oito ou Nove Ensaios Sobre o Grupo Corpo. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
__________. Kazuo Ohno. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
__________. Renée Gumiel. São Paulo: SESC, 2003.
__________. Primeira Estação – Ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança. São Paulo: Imprensa Oficial, 2009.
__________. Sala de Ensaio – Textos sobre a São Paulo Companhia de Dança. São Paulo: Imprensa Oficial, 2010.
BRITO, Fabiana (org). Cartografia da Dança: Criadores-Intérpretes Brasileiros. São Paulo: Itaú Cultural, 2001.
BRITO Teca Alencar de musica na educação infantil. São Paulo: editora Peirópolis. (1998.p.179). COELHO, Lucivanda mira. Leitura e escrita praticas responsável pelo desenvolvimento a linguagem corporal, um meio diferente de se comunicar. Artigo cientifico Instituto macapaense do melhor Ensino Superior, Macapá: 2010-10-23
CAMINADA, Eliana. História da Dança – Evolução Cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
CAMPIGNION, Philippe. Aspectos Biomecânicos. Trad. Lúcia Campello Hahn. São Paulo: Summus, 2003.
____. Respir-Ações. Trad. Lúcia Campello Hahn. São Paulo: Summus, 1996.
CANDIDO, Antonio. Textos de Intervenção. São Paulo: Editora 34, 2002.
_________. Literatura e Sociedade. São Paulo: Editora Abril, 2000.
_________. A Educação pela Noite e Outros Ensaios. São Paulo: Ática, 1987.
COURI, Norma. Balé da Cidade de São Paulo (org). São Paulo: Teatro Municipal, 2003.
DE MAN, Paul. Aesthetic Ideology. Minneapolis: Univ. of Minnesota Press, 1996.
DENNY-STRUYF, Godelieve. Cadeias Musculares e Articulares. São Paulo: Summus, 1995.
FAHLBUSCH, Hannelore. Dança Moderna – Contemporânea. Rio de Janeiro: Sprint, 1990
FARO, Antônio. A Dança no Brasil e Seus Construtores. Rio de Janeiro: Fundacen, 1988.
FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o Sistema Laban-Bartenieff. São Paulo, AnnaBlume, 2002.
FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
HASELBACH, Bárbara. Dança, Improvisação e Movimento. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1988.
IZRINE, Agnès. La Danse dans Tous ses États. Paris: L’Arche, 2002
JOUSSE, Marcel. L’Antropologie du Geste. Paris: Galimard, 1974.
KATZ, Helena. O Brasil Descobre a Dança, A Dança Descobre o Brasil. São Paulo: DBA, 1994.
LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
_________. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
_________. Espaço Dinâmico. Bruxelas: Nouvelles de Danse, 2003.
LEGENDRE, Pierre. La Passion d’être un outre – Étude por la Danse. Paris: Seuil, 1978.
LIBERSA, Claude. Anatomie. Paris: Vigot, 1987.
LIMA, Mariângela Alves de e ARRABAL, José. O nacional e o popular na cultura brasileira. Teatro. São Paulo: Brasiliense, 1983.
LYNNE, Judith. Dança, Sexo e Gênero. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
LOUPPE, Laurence. Poetique de La Danse Contemporaine. Paris: Contredanse, 1997.
MACHADO, Álvaro (org.). Mestres-Artesãos. São Paulo: SESC, 2000.
_________. Folias Guanabaras. São Paulo: SESC, 2001.
MAGALDI, Sábato. Depois do Espetáculo. São Paulo: Perspectiva, 2003.
_________. Panorama do Teatro Brasileiro. São Paulo: Global, 1997.
_________. Aspectos da Dramaturgia Moderna. São Paulo: Comissão de literatura do conselho estadual de
cultura de São Paulo, 1963.
_________. Um Palco Brasileiro – o Arena de São Paulo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
_________. Moderna Dramaturgia Brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1998.
NAVAS, Cássia. Imagens da Dança em São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial-Imesp, 1987
NAVAS, Cássia e LOBO, Lenora. Teatro do Movimento. Brasília: LGE, 2003
OTERO, Décio. Marika Gidali. São Paulo: Senac, 2001
________. Stagium – As paixões da Dança. São Paulo: Hucitec, 1999
PEASE,Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal –Rio de janeiro: editora sextante, 2004.
PEREIRA, Roberto. A Formação do Balé Brasileiro: Nacionalismo e Estilização. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2003.
PEREIRA, Roberto e SOTER, Silvia (Orgs.) Lições de Dança 1, 2, 3, 4. Rio de Janeiro: UniverCidade. Editora, 1999.
PIRET, Suzanne & BÉZIERS, Marie-Madeleine. A Coordenação Motora – Aspecto Mecânico da Organização
Psicomotora do Homem. Trad. Ângela Santos; Revisão Técnica Lúcia Campello Hahn. São Paulo: Summus Editorial, 1996.
RODRIGUES, José Carlos. O corpo na historia. Rio de Janeiro: Editora fiocruz, 1999.
SCHWARTZ, Adriano (org.), Memórias do Presente. 100 Entrevistas do “Mais!”. 2 vols. São Paulo: PubliFolha, 2003.
TELESI, Sílvia Fernandes da Silva. Grupos Teatrais, Anos 70. Campinas: Editora da Unicamp, 2002.
TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do Movimento – Uma Prática Corporal. São Paulo: Caioá Editora, 1998.
VARELA, F.J. Autonomie et Connaissance. Paris: Seuil, 1989.
VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus, 2005.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Inês Vieira Bogéa


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP