Atividade

127418 - A Experiência do Artista e a História da Arte

Período da turma: 02/08/2025 a 13/12/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVOS GERAIS
- Desenvolver a reflexão sobre o fazer artístico enquanto modo de ser do homem no mundo;
- Entender a história da arte como testemunho dessa experiência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Relacionar o fazer artístico com a percepção e a experiência cotidiana
- Aproximar o conhecimento da obra de arte da construção de trabalhos voltados para a produção da identidade cultural.

EMENTA
A disciplina aborda a experiência estética nas artes visuais a partir do século XIX, as transformações no campo da arte caracterizando a emergência da percepção e da expressão moderna do mundo, mediadas pelo desenvolvimento tecnológico e pelo surgimento do espaço público nas cidades. Fotografia, processo de urbanização, composição, representação, expressão e comunicação como eixos de abordagem do processo de construção histórica da cultura visual contemporânea

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Processos de formação das imagens na pintura.
- O espaço na pintura.
- Representação.
- Expressão
- Impressionismo
- Expressionismo
- Cubismo
- Expressionismo abstrato
- Pop-Art

METODOLOGIA DE ENSINO
- Aulas teóricas abordando o conteúdo programático, apoiando-se em fotos de pinturas e desenhos de artistas.
- Atividade prática de desenho a partir de modelos desenvolvendo a experimentação dos conteúdos abordados no primeiro tempo da aula.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
Os trabalhos realizados em aula permanecem conosco para efeito de avaliação e presença às aulas.

BIBLIOGRAFIA BÀSICA

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Tradução de Denise Bottmann e Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
HOCKNEY, David. O conhecimento Secreto. São Paulo: Cosac & Naify, 2001
BECKETT, Wendy. História da Pintura. Tradução Mário Vilela. São Paulo: Ed. Ática, 1997.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea.Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
________________. Teorias da Arte. São Paulo: Martins: 2005.
CHIPP, Herschel B. Teorias da Arte Moderna. Tradução de Waltensir Dutra et al.: São Paulo: Martins Fontes, 1993.
FABRINI, Ricardo Nascimento. A arte depois das vanguardas. Campinas: Ed. Unicamp, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AUPING, Michel. Susan Rothenberg: Paintings and drawings. New York: Rizzoli International Publications, 1992.
DE KOONING, Willem. Catálogo. Paris: Centre Georges Pompidou, Musée National d'Art Moderne.
FRANCASTEL, Pierre. Pintura y Sociedad. Tradução de Damián C. Bayón. Buenos Aires: Emecé, 1960.
HESSEN, Thomas B. Willem de Kooning. Tradução de Neil R. da Silva. Belo Horizonte: Itatiaia, 1961.
MATISSE, Henri. Os artistas falam de si próprios. Tradução de Maria Celeste Guerra Nogueira. Lisboa: DINALIVRO, 1993.
ORTEGA Y GASSET, José. A desumanização da arte. São Paulo: Cortez, 1991.
PUTMAN, Jacques e JULIET, Charles -Bram Van Velde. Paris: Maeght Éditeur, 1975.
RAGON, Michel. 25 ans d'art vivant. Paris: Éditions Galilée, 1986.
ROSEMBERG, Harold. A Tradição do Novo. Tradução de César Tozzi. São Paulo: Perspectiva, 1974.
ROWELL, Margit. La peinture, le geste, l'action. Paris: Editions Klincksieck, 1985.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Angela Maria Rocha


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP