127418 - A Experiência do Artista e a História da Arte |
Período da turma: | 02/08/2025 a 13/12/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBJETIVOS GERAIS
- Desenvolver a reflexão sobre o fazer artístico enquanto modo de ser do homem no mundo; - Entender a história da arte como testemunho dessa experiência. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Relacionar o fazer artístico com a percepção e a experiência cotidiana - Aproximar o conhecimento da obra de arte da construção de trabalhos voltados para a produção da identidade cultural. EMENTA A disciplina aborda a experiência estética nas artes visuais a partir do século XIX, as transformações no campo da arte caracterizando a emergência da percepção e da expressão moderna do mundo, mediadas pelo desenvolvimento tecnológico e pelo surgimento do espaço público nas cidades. Fotografia, processo de urbanização, composição, representação, expressão e comunicação como eixos de abordagem do processo de construção histórica da cultura visual contemporânea CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - Processos de formação das imagens na pintura. - O espaço na pintura. - Representação. - Expressão - Impressionismo - Expressionismo - Cubismo - Expressionismo abstrato - Pop-Art METODOLOGIA DE ENSINO - Aulas teóricas abordando o conteúdo programático, apoiando-se em fotos de pinturas e desenhos de artistas. - Atividade prática de desenho a partir de modelos desenvolvendo a experimentação dos conteúdos abordados no primeiro tempo da aula. SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO Os trabalhos realizados em aula permanecem conosco para efeito de avaliação e presença às aulas. BIBLIOGRAFIA BÀSICA ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Tradução de Denise Bottmann e Frederico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. HOCKNEY, David. O conhecimento Secreto. São Paulo: Cosac & Naify, 2001 BECKETT, Wendy. História da Pintura. Tradução Mário Vilela. São Paulo: Ed. Ática, 1997. CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea.Uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. ________________. Teorias da Arte. São Paulo: Martins: 2005. CHIPP, Herschel B. Teorias da Arte Moderna. Tradução de Waltensir Dutra et al.: São Paulo: Martins Fontes, 1993. FABRINI, Ricardo Nascimento. A arte depois das vanguardas. Campinas: Ed. Unicamp, 2002. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AUPING, Michel. Susan Rothenberg: Paintings and drawings. New York: Rizzoli International Publications, 1992. DE KOONING, Willem. Catálogo. Paris: Centre Georges Pompidou, Musée National d'Art Moderne. FRANCASTEL, Pierre. Pintura y Sociedad. Tradução de Damián C. Bayón. Buenos Aires: Emecé, 1960. HESSEN, Thomas B. Willem de Kooning. Tradução de Neil R. da Silva. Belo Horizonte: Itatiaia, 1961. MATISSE, Henri. Os artistas falam de si próprios. Tradução de Maria Celeste Guerra Nogueira. Lisboa: DINALIVRO, 1993. ORTEGA Y GASSET, José. A desumanização da arte. São Paulo: Cortez, 1991. PUTMAN, Jacques e JULIET, Charles -Bram Van Velde. Paris: Maeght Éditeur, 1975. RAGON, Michel. 25 ans d'art vivant. Paris: Éditions Galilée, 1986. ROSEMBERG, Harold. A Tradição do Novo. Tradução de César Tozzi. São Paulo: Perspectiva, 1974. ROWELL, Margit. La peinture, le geste, l'action. Paris: Editions Klincksieck, 1985. |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Angela Maria Rocha |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |