127202 - Writing and Reviewing Scientific Journals |
Período da turma: | 16/09/2024 a 25/09/2024
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Descrição: | Programa do Curso
Seção 1: Projetando um Projeto de Pesquisa 1. Descrever a diferença entre experimentos geradores de hipóteses e experimentos de teste de hipóteses, identificando exemplos de cada um. 2. Avaliar e calcular o número de animais a serem usados em um experimento. 3. Aplicar boas práticas para integrar controles experimentais adicionais para lidar com a variabilidade potencial resultante de estudos com drogas, cirurgias, estresse, ambiente, alojamento, manejo, enriquecimento, etc., ao projetar um estudo com animais. 4. Avaliar e determinar os detalhes do desenho experimental e da análise de dados que devem ser discutidos com um estatístico antes de iniciar o estudo. Seção 2: Conduzindo Experimentos e Analisando Dados 1. Garantir que o desenho experimental seja seguido conforme o projeto original, a menos que obstáculos significativos exijam o redesenho do protocolo. 2. Delinear o plano de análise que foi desenvolvido durante a fase inicial de planejamento experimental com um estatístico. 3. Utilizar software e ferramentas estatísticas online para implementar boas práticas de análise de dados. (Descrever por que é essencial conhecer os requisitos e limitações dos testes e procedimentos de análise que você emprega). 4. Implementar boas práticas de análise que considerem a possibilidade de, e reduzam a probabilidade de introduzir, vieses. 5. Aplicar boas práticas na implementação de controles e padrões apropriados para analisar corretamente os resultados. Seção 3: Preparando seu Primeiro Rascunho 1. Identificar quais detalhes de um experimento com animais devem ser relatados no seu manuscrito. 2. Descrever como abordar a escrita de um manuscrito, sabendo quando começar e como proceder na preparação do relatório. 3. Compreender os fundamentos para preparar cada seção do manuscrito, delineando a ordem de todas as informações pertinentes em cada seção. 4. Questões relacionadas à seção de Métodos: A. Indicar as informações que devem ser incluídas em manuscritos submetidos a revistas científicas sobre estudos com animais e humanos. Explicar a justificativa para o uso de um determinado sistema modelo, bom desenho experimental e revisão e aprovação pelo CEUA (IACUC) ou CEP (IRB). B. Avaliar se os estudos com animais e humanos relataram informações suficientes para que o trabalho seja considerado ético e reproduzível. C. Descrever como as revistas podem variar em seus requisitos de relato para seções de Métodos. D. Usar um cronograma se houver muitas atividades durante o experimento em momentos diferentes em grupos específicos. 5. Questões relacionadas à seção de Resultados: A. Apresentar apenas os resultados, sem incluir métodos ou interpretação dos dados. B. Descrever os resultados específicos na ordem mais lógica para clareza, não necessariamente na ordem cronológica dos eventos. C. Usar subtítulos, especialmente se houver múltiplos protocolos experimentais sendo utilizados, para garantir fácil compreensão de cada abordagem experimental. 6. Questões relacionadas à seção de Discussão: A. Criar um esboço que priorize suas descobertas começando com as observações mais importantes. B. Basear as principais descobertas que você fez em publicações que apoiam ou refutam suas conclusões. C. Incluir explicações alternativas realistas para seus resultados e limitações do seu trabalho que possam limitar suas interpretações. D. Resumir suas descobertas em relação à sua relevância para o entendimento de um processo fisiológico ou fisiopatológico. 7. Questões relacionadas à seção de Introdução: A. Usar apenas os dados-chave necessários para explicar a justificativa para a realização dos experimentos. B. Declarar claramente a razão, de preferência como uma hipótese, para a realização dos experimentos. O que você procurava descobrir? 8. Desenvolver um método para compor um título que inclua as informações-chave necessárias para alertar o público-alvo desejado. 9. Escrever um resumo que apresente uma sinopse clara das razões para realizar o estudo, a hipótese, os métodos, os resultados e as conclusões, junto com a importância do seu trabalho. 10. Discutir os requisitos e a importância de determinar os autores contribuintes e a importância da ordem dos mesmos no manuscrito. Seção 4: Escolhendo uma Revista e Entendendo o Processo de Revisão 1. Revisar suas descobertas para garantir que você alcance o público mais adequado para o seu manuscrito. 2. Indicar o tipo de informação necessária para escolher uma revista adequada e como essas informações podem ser comparadas antes de fazer sua escolha. 3. Após selecionar uma revista, revisar os requisitos de publicação e segui-los o mais próximo possível. 4. Esclarecer o papel do processo de revisão para que você saiba o que esperar após a submissão de um manuscrito a uma revista. Aprender como responder adequadamente às revisões. 5. Descrever o que é publicação duplicada e reconhecer exemplos disso. 6. Desenvolver estratégias para evitar publicações duplicadas. 7. Compreender o processo de atuação como revisor e as considerações críticas necessárias para desempenhar esse papel essencial na manutenção da qualidade da pesquisa biomédica. Seção 5: Evitando Erros Comuns Apresentação: Inglês, Gramática e Ortografia 1. Identificar erros comuns na preparação de um manuscrito, incluindo palavras comumente usadas incorretamente e declarações inadequadas em seções específicas de um manuscrito. 2. Usar a função de verificação ortográfica e verificar homônimos adequados. CONFLITO DE INTERESSE 1. Identificar diferentes tipos de interesses em pesquisa e potenciais Conflitos de Interesse (COIs) na publicação e ser capaz de fornecer exemplos de cada um. 2. Projetar maneiras eficazes e apropriadas de gerenciar situações potenciais de COI como autor, revisor e editor. FABRICAÇÃO E FALSIFICAÇÃO DE DADOS 1. Definir falsificação e fabricação de dados (DFF) e identificar exemplos de cada um. 2. Justificar por que a natureza autocorretiva da ciência não elimina as preocupações da comunidade científica sobre falsificação e fabricação de dados. 3. Explicar como a aplicação de padrões aceitáveis de prática para a manutenção de registros originais e dados primários reduz as chances de DFF. 4. Resumir os resultados que podem surgir de uma investigação de má conduta em publicação relacionada a DFF. AUTORIA 1. Explicar a importância da autoria no contexto do desenvolvimento de carreira científica. 2. Listar os padrões profissionais para atribuição de autoria e descrever cenários comuns de autoria. 3. Aplicar os padrões profissionais para atribuição de autoria a cenários comuns para avaliar reivindicações de autoria. 4. Desenvolver e revisar uma estratégia ou conjunto de etapas para prevenir e resolver disputas de autoria. PLÁGIO 1. Definir plágio e auto-plágio e identificar corretamente exemplos de cada um. 2. Desenvolver uma lista de verificação de melhores práticas para a preparação de texto, incluindo como citar fontes corretamente, a fim de evitar plágio e auto-plágio. Seção 6: Completando sua Publicação O objetivo deste curso é desenvolver manuscritos pelos estudantes para prepará-los para publicar o material. Todos os trainees serão incentivados a preparar ou melhorar um relatório escrito por cada um deles. Durante o curso, trabalharemos em cada seção dos seus manuscritos em pequenos grupos à medida que o curso avança. Este curso é projetado para ser interativo, então, ao final do curso, cada trainee que está preparando um relatório para publicação receberá assistência individual de professores e de seus colegas para melhorar seus manuscritos. Até o final do curso, esperamos ter aperfeiçoado seus manuscritos para submissão. Aqueles trainees que não têm um manuscrito pronto aprenderão com seus colegas e serão incentivados a prosseguir com a redação de seus estudos para publicação. REFERÊNCIAS BIOBLIOGRÁFICAS - Curran-Everett D. Small steps to help improve the caliber of the reporting of statistics. Adv Physiol Educ 41: 321–323, 2017; https://doi.org/10.1152/advan.00049.2017 - Curran-Everett D, Benos DJ. Guidelines for reporting statistics in journals published by the American Physiological Society. Adv Physiol Educ 28: 85–87, 2004; 10.1152/advan.00019.2004 - Curran-Everett D. CORP: Minimizing the chances of false positives and false negatives. Appl Physiol 122: 91–95, 2017; doi:10.1152/japplphysiol.00937.2016. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Mark Maurer Knuepfer Raif Musa Aziz Vagner Roberto Antunes |
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