Atividade

127081 - Business em Big Data

Período da turma: 18/02/2025 a 08/04/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo:
Discutir big data para o ambiente corporativo: o que pode ser obtido com a coleta e análise dos big data, vantagens e novos negócios, custo e monetização.

Conteúdo programático:
Visão inicial sobre big data (3Vs), necessidades, fontes de dados: aquisição e coleta, dados estruturados e não-estruturados, internet das coisas, CASE, ciência dos dados, papel do cientista de dados.

Bibliografia:
1. Mayer-Schonberger, M. and Cukier, K. (2013). Big Data. Editora Campos. ISBN-10: 8535270906 | ISBN-13: 978-8535270907.
2. Taurion, C. (2013). Big Data.ed. Brasport. ISBN: 9788574526089.
3. Davenport, T. H. (2014). Big Data no Trabalho. ed. Campos. ISBN-10: 8535279148, ISBN-13: 978-8535279146.
4. Unhelkar, Bhuvan. Big Data Stretegies for Agile Business. ed. Auerback, 2018.ISBN 9780367657710.
5. Steele, Julie. Understanding the Chief Data Officer. ed. O´Reilly. 2017. ISBN: 9781491974643.
6. Schmarzo, Bill. Big Data MBA: Driving Business Strategies with Data Science. ed. John Wiley&Sons, 2017. ISBN: 978-1-119-18111-8
7. Simon, Phil. Too BIG to IGNORE: The Business Case for Big Data. ed. John Wiley & Sons, 2015.
8. EMMANUEL, ISITOR; STANIER, DRCLARE. Defining Big Data. BDAW'16, ACM. 2016.
9. MARQUEZONE, ROSANGELA. Big Data. Técnicas e tecnologias para a extração de valor dos dados. Casa do Código. São Paulo, 2016.

Carga Horária:

21 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Jonas Santiago de Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP