Atividade

126995 - Entre centros e margens: Tarsila depois de TARSILA

Data da turma: 24/08/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: O objetivo do curso é o de apresentar ao público a trajetória e a produção de Tarsila do Amaral ao longo das
décadas de 1920 e 1970, de modo a contextualizar e problematizar as obras exibidas na mostra “Tarsila depois
de TARSILA”.

AMARAL, Aracy. Tarsila do Amaral, sua obra, seu tempo.São Paulo: Perspectiva, 1973 (1ª Ed)
BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e no espaço. São Paulo: Ed 34/FAPESP, 2006.
BRANDINI, Laura Taddei. Crônicas e outros escritos de Tarsila do Amaral. Campinas: Editora da
UNICAMP, 2008.
CHIARELLI, Tadeu. “Tropical, de Anita Malfatti: reorientando uma velha questão”. Um modernismo que
veio depois. São Paulo, Ed Alameda, 2012
COUTO, Fátima M. de. “Caminhos e descaminhos do modernismo brasileiro: o ‘confronto’ entre Tarsila
e Anita”, Revista Esboços, Florianópolis, UFSC, nº 19, 2008 (online).
CRIPPA, GIULIA. “O grotesco como estratégia de afirmação da produção pictórica feminina”, Revista de
Estudos Feministas, Florianópolis, vol 1, nº 1, 2003 (online).
GOTLIB, Nadia. Tarsila do Amaral, a Modernista. São Paulo, SESC, 2018.
MAYAYO, Patricia. Frida Kahlo. Contra El Mito. Madrid: Ediciones Catedra, 2008.
MICELI, Sergio. Nacional Estrangeiro: história social e cultural do modernismo artístico em São Paulo.
São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
MORINEAU, Camile; PESAPANE, Lucia. Pionnières- artistes dans le Paris des années folles. Paris: Musée
du Luxembourg, 2022.
SIMIONI,Ana Paula C. Mulheres modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira. SP:
EDUSP/FAPESP, 2022 (2024, 1ª reedição).

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 88
 
Ministrantes: Ana Paula Cavalcanti Simioni


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP