126990 - Módulo Negócios |
Período da turma: | 21/10/2025 a 14/05/2026
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Descrição: | LGPD e Ética
O curso visa aprofundar o conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), abordando o objeto e o escopo de sua proteção, bem como sua aplicação territorial e material. Também são apresentados os fundamentos, princípios e bases legais da lei, além do regime de responsabilização civil e administrativa. São estudadas as figuras jurídicas do controlador, operador, encarregado e da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), para que os participantes possam compreender suas obrigações e responsabilidades no contexto da proteção de dados pessoais. 1. "Proteção de Dados Pessoais: Comentários à Lei nº 13.709/2018 (LGPD)" de Danilo Doneda e Bruno Bioni. 2. "LGPD e Proteção de Dados Pessoais: Aspectos Técnicos e Jurídicos" de Luiz Felipe Ferreira e Ricardo Costa. 3. "Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais" de Deline Martins e Rafael Viola. 4. "Ética Empresarial e a LGPD: A Sustentabilidade Empresarial pela Proteção dos Dados Pessoais" de Ademir Antonio Pereira Junior. 5. "LGPD Comentada Artigo por Artigo" de Patrícias Peck Pinheiro. Modelos Preditivos e Simulação Este curso aborda a identificação de padrões em dados históricos para realizar previsões de tendências, utilizando modelos estatísticos e matemáticos para prever resultados futuros e o uso da modelagem preditiva no processo decisório. Os participantes aprenderão a planejar, construir e implementar modelos preditivos e de classificação, além de aplicar esses métodos para prever e classificar indivíduos de grupos distintos. Também serão capazes de analisar a importância de cada informação no processo de previsão. 1. "Introdução à Modelagem e Simulação de Sistemas" de Luiz Affonso Guedes. 2. "Modelagem e Simulação de Sistemas com Arena" de Alain Jean-Marie Vachier e Carlos Henrique Pereira Mello. 3. "Modelagem e Simulação de Sistemas com Aplicações em Arena" de Paulo Cesar Marques de Carvalho e Victor Alexandre Favaretto. 4. "Simulação de Sistemas" de Alexandre da Silva Freire. 5. "Modelagem e Simulação de Sistemas com Aplicações em C#" de André Luis de Oliveira Mantovani e Juliano Manabu Saga. Tecnologia e Inovação Neste módulo serão apresentadas as principais tecnologias, recursos e inovações utilizadas na produção de conteúdo audiovisual para atender às demandas atuais em plataformas e formatos digitais. Serão abordados VR (Realidade Virtual), games, câmeras, aplicativos, softwares e diversos outros dispositivos. Será feita uma reflexão sobre as mudanças constantes na forma de exibir e consumir conteúdo, com a entrada de novas plataformas, aplicativos e formatos de storytelling. Serão discutidos os impactos dessas mudanças no mercado de entretenimento, comunicação e no comportamento digital de pessoas e empresas. 1. "Inovação: A arte de Steve Jobs", de Carmine Gallo. 2. "A segunda era das máquinas", de Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee. 3. "Blockchain Revolution: Como a tecnologia por trás do Bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo", de Don Tapscott e Alex Tapscott. 4. "The Lean Startup: Como criar empresas de sucesso utilizando a inovação contínua", de Eric Ries. 5. "O dilema da inovação: Quando as novas tecnologias levam as empresas ao fracasso", de Clayton M. Christensen Data Engineering A disciplina Data Engineering introduz os alunos ao papel vital dos engenheiros de dados no panorama digital. Através do curso, os estudantes irão se familiarizar com os processos fundamentais de ETL, a importância e estruturação de data lakes e data warehouses, e como os pipelines de dados são orquestrados para eficiência e confiabilidade. Além da teoria, o curso também se aprofundará em aplicações práticas, permitindo que os alunos compreendam e apliquem os conceitos em cenários do mundo real através de estudos de caso. 1. "Data Science para Negócios: O que você precisa saber sobre Mineração de Dados e Pensamento Estatístico antes de começar" de Foster Provost e Tom Fawcett. 2. "Big Data - Como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana" de Kenneth Cukier e Viktor Mayer-Schönberger. 3. "Data Strategy: Como estruturar e alavancar grandes volumes de dados para sua empresa" de Bernard Marr. 4. "Data Lake: Arquitetura para Big Data" de Luís Augusto Mattos Mendes. 5. "A Revolução dos Dados: Como a informação se tornou o ativo mais valioso do século XXI" de Alberto Cairo. Inteligência Artificial Apresentar os conceitos básicos da área de Inteligência Artificial, que permitem a resolução automática de problemas, através do estudo de técnicas de planejamento, representação de conhecimento, percepção, raciocínio aproximado e aprendizagem 1. Fundamentos. 2. Busca heurística. 3. Tomada de decisão sob incerteza. 4. Aprendizado supervisionado e não supervisionado. Projetos Ágeis O curso de Métodos Ágeis tem como objetivo apresentar uma visão teórica e prática sobre os diferentes aspectos dos métodos ágeis, explorando conceitos aplicáveis à gestão ágil de projetos e à escalada ágil em empresas. Serão abordados tópicos como os princípios e valores ágeis, técnicas de planejamento e controle ágeis, metodologias ágeis de desenvolvimento de software, liderança e cultura ágil, e a integração de equipes multidisciplinares. O curso proporciona ao aluno um conjunto de ferramentas e técnicas para avaliar os modelos ágeis mais adequados à sua própria organização ou gestão de projetos, permitindo que ele possa selecionar e aplicar as metodologias mais apropriadas para o contexto em que atua. 1. "Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo", de Jeff Sutherland. 2. "Agile: Desenvolvimento de software com entregas frequentes e foco no valor de negócio", de Rafael Sabbagh e Maurício Aniche. 3. "Kanban e Scrum: Obtendo o melhor de ambos", de Henrik Kniberg e Mattias Skarin. 4. "Lean Inception: como alinhar pessoas e construir o produto certo", de Paulo Caroli. 5."Agilidade: Aprenda como ser ágil em um mundo de constantes mudanças", de Maximiliano Meyer. Business Intelligence Capacitar em sistemas de suporte à decisão e sistemas de medição de desempenho dos processos de negócio de empresas industriais e de serviço 1. Decision Making and Decision Support Systems. Business Intelligence Concepts and Platform Capabilities. 2. Data Visualization and Dashboard Design. Business Performance Management Systems. Analytics Este curso tem como objetivo ensinar como ir além dos dados e ajudar as empresas a identificar cenários e localizar os responsáveis pelos resultados, através da segmentação em visões estratégicas, táticas/analíticas e operacionais dos painéis de resultados e relatórios da alta gestão. Serão abordadas técnicas de diagramação, construção de diferentes storytelling e aplicações de cada tipo de gráfico e formação de paleta de cores. Também será apresentada uma plataforma de Business Intelligence (BI), onde serão desenvolvidos wireframes, protótipos conceituais e discutidas as melhores práticas e exemplos reais de mercado em "salas de guerra". 1. "Big Data - Como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana" de Kenneth Cukier e Viktor Mayer-Schönberger 2. "Data Analytics - Conceitos e Aplicações" de Marcus Nunes. 3. "Data Science para Negócios" de Foster Provost e Tom Fawcett. 4. "A Arte da Guerra dos Dados" de Carlos Alberto Ferreira Filho. 5. "Data Analytics Aplicado a Gestão de Riscos" de Gustavo Lopes e Geraldo Santos. Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. Bibliografia do Módulo Negócios ALEXANDER, Christopher. Notes on the synthesis of form. Cambridge: Harvard University Press, 1964. ARCHER, Leonard Bruce. Systematic method for designers. Londres: Design Council, 1965. ARCHER, Leonard Bruce. Design awareness and planned creativity in industry. Ottawa: Office of Design, Department of Industry, Trade and Commerce, 1974. BACK, Nelson. Metodologia de projeto de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983. Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006. BAXTER, Mike. Projeto de produto: Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Blücher, 1998 e 2000. BLANK, S. DORF, B. Startup. Manual Do Empreendedor. Alta Books, 2014 BOMFIM, Gustavo Amarante. Metodologia para desenvolvimento de projetos. Campina Grande: Ed. Universitária da UFPB, 1995. BOMFIM, Gustavo Amarante; NAGEL, Klaus-Dieter e ROSSI, Lia Mônica. Fundamentos de uma metodologia para desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro: Coppe/UFRJ, 1977. BONSIEPE, Gui. Teoría y práctica del diseño industrial: Elementos para una manualística crítica. Barcelona: Gustavo Gili, 1978. Bramer, Max. Principles of data mining. Vol. 180. London: Springer, 2007.` BROADBENT, Geoffrey e outros. Metodología del diseño arquitectónico. Barcelona: Gustavo Gili, 1971. BROWN, T.; KATZ, B. Design Thinking. Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias. Ed. Campus, 2010 Carvalho, M. M.; Rabechini Jr, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 3ª 4ª edição, 20112015. Carvalho, M. M.; Rabechini Jr, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 5ª edição, 2018. CROSS, Nigel (ed.). Developments in design methodology. Chichester (Inglaterra): Wiley, 1984. CROSS, Nigel. Engineering design methods: strategies for product design (4a. ed.). Chichester (Inglaterra): Wiley, 2008. CUREDALE, R. 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São Paulo: Editora Atlas, 1ª edição, 2009, 250p. Rabechini Jr, R.; Carvalho, M. M. (Org.) Gerenciamento de projeto na prática: casos brasileiros. São Paulo: Editora Atlas, 1ª edição, 2007, 220p. Raudenbush, Stephen W., and Anthony S. Bryk. Hierarchical linear models: Applications and data analysis methods. Vol. 1. Sage, 2002. RIES, E. A Startup Enxuta. LeYa, 2012. RODRÍGUEZ, Gerardo M. Manual de diseño industrial. Cidade do México: Gustavo Gili, 1986? SCHMITTEL, Wolfgang. Process visual: development of a corporate identity. Zurique: ABC, 1978. Schwaber, K., & Sutherland, J. (2016). The Scrum guide: The definitive guide to Scrum: The rules of the game. Scrum.Org and ScrumInc. STERNE, J. Métricas em Mídias Sociais: como medir e otimizar seus |
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Carga Horária: |
92 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 500 | ||||
Ministrantes: |
André Leme Fleury Celso Mitsuo Hino Daniel de Oliveira Mota Fernando Tobal Berssaneti João Ferreira Netto Paulo Roberto dos Santos |
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