Atividade

126986 - Literacia em saúde

Período da turma: 03/02/2025 a 07/02/2025

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Descrição: Unidade temática 1
Explicando e entendendo a literacia em saúde: conceitos e dimensões (Frederico Peres)
Ementa : Objetiva-se apresentar o conceito de literacia em saúde e sua importância para a promoção da saúde e a melhoria do cuidado, o que passa pela compreensão dos diferentes domínios da literacia em saúde, além da identificação de estratégias e oportunidades para melhorar a literacia em saúde, individual e coletivamente.
Bibliografia:
Peres F. O que é literacia em saúde e de que forma ela influencia as escolhas que fazemos sobre saúde? In: F Peres, AM Castro, N Leão (orgs.). 1ª Mostra brasileira de literacia em saúde: Pistas para o SUS e as políticas públicas [1. Ed]. Porto Alegre, RS: Editora Rede Unida, 2024. p.25-45. (Série Interlocuções Práticas, Experiências e Pesquisas em Saúde, v. 45). Disponível em: https://editora.redeunida.org.br/wp-content/uploads/2024/01/Livro-1a-Mostra-brasileira.pdf
Nutbeam, D. Health literacy as a public health goal: a challenge for contemporary health education and communication strategies into the 21st century. Health promotion international. 2000; 15(3): 259-267.
https://doi.org/10.1093/heapro/15.3.259
Zarcadoolas C, Pleasant A, Greer DS. Understanding health literacy: an expanded model. Health promotion international. 2005; 20(2): 195-203.
Disponível em https://doi.org/10.1093/heapro/dah609
Peres F. Alfabetização, letramento ou literacia em saúde? Traduzindo e aplicando o conceito de health literacy no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2023: 28: 1563-1573.
Disponível em https://doi.org/10.1590/1413-81232023285.14562022
Peres F. A literacia em saúde no ChatGPT: explorando o potencial de uso de inteligência artificial para a elaboração de textos acadêmicos. Ciência & Saúde Coletiva. 2024; 29: e02412023.
Disponível em https://doi.org/10.1590/1413-81232024291.02412023

Unidade temática 2
Educação em saúde não é a mesma coisa? (Lucí Ana Santos)
Ementa: A distinção entre educação em saúde e letramento em saúde é fundamental para a criação de estratégias eficazes de promoção da saúde. Segundo Sørensen et al. (2012), o letramento em saúde é definido como as habilidades cognitivas e sociais que determinam a motivação e a capacidade dos indivíduos de acessar, compreender e usar informações de forma a promover e manter uma boa saúde. Kickbusch et al. (2005) destacam que o letramento em saúde vai além da simples transmissão de informações; trata-se de capacitar indivíduos para tomar decisões informadas sobre sua saúde. Nutbeam (2000) argumenta que o letramento em saúde é um determinante social da saúde e, portanto, uma prioridade nas plíticas públicas de saúde.
Bibliografia:
Saboga-Nunes, L. et al. Hermenêutica da literacia em saúde e sua avaliação em Portugal (HLS-EU-PT). In: VIII CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 2014, Évora. Disponível em https://encurtador.com.br/603s4
Sorensen, Kristine et al. Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, v. 12, n. 1, p. 80, 2012. Disponível em https://doi.org/10.1186/1471-2458-12-80

Unidade 3
É preciso mudar a vida: capacitar-se para a literacia em saúde e a promoção da saúde (Cristina Almeida)
Ementa: A partir dos resultados da pesquisa que deu origem a esse curso se buscará divulgar a literacia em saúde entre jornalistas, comunicadores e produtores de conteúdos em saúde, habilitando-os para uma comunicação mais efetiva e condizente com os fins da promoção da saúde.
Bibliografia:
Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Ed. 81ª, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2022, p. 120, 164;
___ Pedagogia da autonomia, Ed. 67ª, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2021
Doak, C.; Doak, L. G. & Root, J. H. Teaching patients with low literacy skills . American Journal of Nursing. 96(12). 1996. Disponível em https://journals.lww.com/ajnonline/citation/1996/12000/teaching_patients_with_low_literacy_skills.22.aspx.
Lopes, F.; Araújo, R.; Power to Health Reporters: Health Literacy as a Tool to Avoid Pressures from News Sources. Port J Public Health.2018; 35 (3): 193–201. Disponível em https://doi.org/10.1159/000486977
Van den Broucke, S. Capacity building for health literacy, European Journal of Public Health, v. 28, n. supl_4, 2018. Disponível em https://doi.org/10.1093/eurpub/cky213.649
Institute of Medicine (IOM). The Future of the Public's Health in the 21st Century. Committee on Assuring the Health of the Public in the 21st Century. Washington (DC): National Academies Press (US); 2002. Disponível em https://doi.org/10.17226/10548
Peres F. Alfabetização, letramento ou literacia em saúde? Traduzindo e aplicando o conceito de health literacy no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2023: 28: 1563-1573.
Disponível em https://doi.org/10.1590/1413-81232023285.14562022
World Health Organization (WHO). Health promotion glossary of terms Geneva. 2021. Disponível em https://www.who.int/publications/i/item/9789240038349.
Rudd RE. The evolving concept of health literacy: new directions for health literacy studies. Journal of Communication in Healthcare. 2015; 8(1): 7-9. Disponível em https://doi.org/10.1179/1753806815Z.000000000105
Newman, N. Reuters Institute Digital News Report 2024. Reuters Institute for the Study of Journalism. 2024. Disponível em DOI: 10.60625/risj-vy6n-4v57

Unidade 4
Um sentido para a saúde (Monica Aiub)
Ementa: Embora seja incomum considerarmos a presença da filosofia nos contextos da saúde, as relações entre ambas as áreas se dão desde as origens, com provocações mútuas, em todas as épocas, que geram reflexões fundamentais à revisão de nossos modos de vida em sociedade. Viver de modo saudável é mais do que a tarefa individual de cuidar de si. Envolve conhecer a natureza de cada organismo e de seu entorno, assim como hábitos, convenções e práticas sociais que interferem na saúde dos indivíduos e da coletividade. No contexto contemporâneo, com desenvolvimento tecnológico, redes sociais digitais, uso de Big Data nos processos de diagnóstico, prognóstico e tratamento, a reflexão filosófica sobre as implicações epistemológicas, éticas e estéticas se torna cada vez mais necessária. Nesta disciplina serão apresentados alguns conceitos e métodos filosóficos para a investigação e o diálogo acerca dos contextos e práticas cotidianas que interferem na saúde das populações.
Bibliografia (Cópias dos textos relevantes serão disponibilizados por email aos participantes):
AIUB, Monica. Peirce e a neurociência do século XXI: Reflexões sobre filosofia e medicina. São Paulo: FiloCzar, 2016.
AIUB, Monica (org.). Conceitos que sentem, afetos que pensam: aproximações entre Filosofia Clínica, Filosofia da Mente e Neurociência. Rio de Janeiro: WAK, 2013.
CANGUILHEM, Georges. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
GADAMER, Hans-Georg. O caráter oculto da saúde. Petrópolis: Vozes, 2006.
HIPÓCRATES. Aforismos. São Paulo: UNIFESP, 2010.
HIPÓCRATES. Conhecer, cuidar, amar: O Juramento e outros textos. São Paulo: Landy, 2002.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: UBU, 2018.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Cristina Almeida Santos
Frederico Peres da Costa
Lucí Ana Santos da Cunha
Marco Akerman
Monica Aiub
Raquel Ajub Moysés


 
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