126978 - Simulação de Negócios e Jogos de Empresas |
Período da turma: | 25/11/2026 a 09/12/2026
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Descrição: | Ementa: Gerenciamento de uma empresa – de forma simulada –, onde a equipe é responsável pela tomada de decisões dentro do universo das disciplinas abordadas durante o programa de curso, em um ambiente de mercado simulado, com o objetivo de avaliar e mensurar a eficiência e eficácia das decisões tomadas e os impactos gerados no resultado das operações do negócio, tendo como foco principal as ações de comunicação e marketing.
Objetivo Geral: Desenvolver as habilidades executivas dos discentes, com ênfase na análise situacional e na tomada de decisão sistêmica em comunicação e marketing. Objetivos Específicos • Propiciar ao discente a possibilidade de aprendizagem vivencial • Desenvolver habilidades e competências para o trabalho em equipe • Preparar o pós-graduando para a tomada de decisões envolvendo sistemas organizacionais complexos • Envolver o discente num ambiente de negócios setorizado, com as pressões dele advindas • Articular as teorias e conceitos apresentados ao longo do curso com as práticas de mercado, demonstrando a amplitude de conhecimentos que deve ser usada no cotidiano organizacional Conteúdo Programático 1. Apresentação das Regras, Limites e Etapas da Simulação 2. Apresentação/Revisão dos Conceitos Fundamentais 3. Caracterização do Negócio 4. Conhecimento do Ambiente 5. Planejamento das Etapas e Tomada de Decisão 6. Apresentação Parcial dos Resultados 7. Feedback, Controle e Novas Decisões 8. Avaliação e Análise Final Estratégias de Ensino-Aprendizagem Aulas expositivas e dialogadas por meio de webaulas Apresentação e Discussão do Material Impresso e Digital Atividades em Grupo para Resolução dos Problemas Propostos na Simulação por webconferências Aplicação e Exercícios Controlados, Semi-Controlados e Livres, em função do Ambiente Simulado Utilização de Recursos Tecnológicos Digitais e Impressos Tipos e Critérios de Avaliação Avaliação do projeto Participação Autoavaliação Avaliação de pares Bibliografia: CASTANHO, Sérgio & CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. São Paulo: Papirus, 2005. GIL, Antonio Carlos. Técnicas de pesquisas em economia. São Paulo: Atlas, 1988. GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira Essencial. 7a edição. São Paulo: Habra, 2.002. GRAMIGNA, Maria Rita Miranda. Jogos de empresas e técnicas vivenciais. São Paulo: Makron Books, 1995. KIRBY, Andy. 150 jogos de treinamento. São Paulo: T&D Editora, 1995. KOTLER, Philip & KELLER, Kevin. Administração de Marketing. 12ª Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2006. NAGLE, Thomas & HOLDEN, Reed. Estratégias e Táticas de Preços: Um Guia para Decisões Lucrativas. São Paulo: Pearson, 2003. Naresh K. Pesquisa de Marketing – Uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2002 ROUCO, Juan José M. A estratégia lúdica: jogos didáticos para a formação de gestores de voluntariado empresarial. Minas: Peirópolis, 2003. SHIMIZU, Tamio. Decisão nas organizações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2006. STANTON, William & SPIRO, Rosann. Administração de Vendas. 10ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. YANAZE, Mitsuru. Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações. Saraiva, 2021. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Leandro Key Higuchi Yanaze |
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