126975 - Promoção de Vendas, Merchandising e Patrocínio. |
Período da turma: | 29/04/2026 a 13/05/2026
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Descrição: | Ementa: As técnicas de promoção de vendas e merchandising aplicadas como estratégia para solução de problemas de clientes. As ações promocionais no mercado de varejo e de bens de produção. O ponto-de-venda. Técnicas de exibição do produto no ponto-de-venda. O desenvolvimento de campanhas promocionais. O desenvolvimento de materiais promocionais e estratégias de merchandising. Principais pontos da legislação promocional. Como determinar a escolha de um patrocínio. A importância de ações de patrocínio com as outras ações de comunicação e marketing.
Objetivos Gerais: Apresentar aos alunos os conceitos de Promoção de Vendas e Merchandising, sua importância. A evolução da Promoção de Vendas e do Merchandising e as diferenças e semelhanças em relação a Publicidade e Propaganda. Mostrar o uso do Marketing Promocional. Objetivos Específicos: Após o curso o aluno estará capacitado a desenvolver um plano promocional, bem como um composto de merchandising. O aluno estará capacitado para saber que tipo de ação de patrocínio deve escolher para sua marca/produto. Conteúdo Programático: Conceitos Definição de Marketing Promocional Evolução do Marketing Promocional Merchandising Estratégico Experiência de Compra O novo consumidor Sinalização Digital O composto de merchandising A promoção de vendas O plano de promoção Patrocínio – como escolher. Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Aula expositiva, apresentação de cases e vídeos, discussões em classe, trabalhos em grupo, estudo dirigido, exercícios. Avaliação: - Trabalho individual - Prova de múltipla escolha Cronograma de entrega dos trabalhos: Os alunos deverão entregar o último trabalho até 3 semanas após a última aula. Assim, as notas com as devolutivas sejam encaminhadas à secretaria até 15 dias após a última aula. Bibliografia: BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto de Venda. Atlas. 2ª Edição. São Paulo: 2003. CONTURSI, Ernani B. Promoção de Vendas. Sprint. 1ª Edição. São Paulo: 2003. COSTA, Antonio R e TALARICO, Edison de Gomes. Marketing Promocional: Descobrindo os segredos do mercado. Atlas. 1ª Edição. São Paulo: 1996. COSTA, Antônio R. e CRESCITELLI, Edson. Marketing Promocional para mercados competitivos. Atlas. 1ª Edição. São Paulo: 2002. DA SILVA, Joaquim Caldeira. Merchandising no Varejo de Bens de Consumo. Atlas. 1ª Edição. São Paulo: 1995. DE SIMONI, João. Promoção de Vendas. Makron Books. 5ª Edição. São Paulo: 2002. GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de Eventos: Teoria e Prática. Thomson Pioneira. 1ª Edição. São Paulo: 2003. PANCRAZIO, Paulino S. Promoção de Vendas. Futura. 1ª Edição. São Paulo: 2000. PINHEIRO, Duda. Promoção de Vendas e Merchandising. Ômega. 1ª Edição. São Paulo: 2002. Referências: www.ampro.com.br www.app.com.br www.portaldapropagada.com www.bancodeeventos.com.br www.zoomp.com.br www.mmoline.com.br www.about.com.br www.popaibrasil.com.br www.sight-momentum.com.br |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Luciano Bonetti |
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