126974 - Processo Criativo: Produção de Textos e Imagens Visuais |
Período da turma: | 12/11/2025 a 19/11/2025
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Descrição: | Ementa
A criatividade é elemento essencial e indispensável à publicidade, independentemente do formato que adquira, do meio que ocupe, da intenção específica que assuma. Compreender a natureza do processo criativo – a saber, como competência cognitiva, de linguagem, que se expressa concretamente em signos verbais e visuais – e reconhecê-lo como instrumento estratégico e persuasivo é dever de todos os que trabalham com publicidade, marketing e branding atualmente. Objetivos gerais A partir da definição da natureza do processo criativo e sua relação com a produção de textos e imagens, ampliar e aprofundar o entendimento da complexidade, dos desafios e das responsabilidades que envolvem o fazer publicitário na contemporaneidade Objetivos específicos - Apesentar definições de criatividade e processo criativo - Contextualizar teoricamente os conteúdos - Relacionar criatividade com publicidade - Apresentar as etapas e as fases da criação em publicidade - Levantar questões contemporâneas ligadas à criatividade em publicidade - Exercitar a prática criativa Conteúdo Programático 1. O que é criatividade - Conceituação - Evolução das teorias - Os atributos do criativo 2. Criatividade e publicidade - A solução de problemas - A criação da ideia - O lugar da criatividade na publicidade 3. A criação publicitária na contemporaneidade - Novos lugares da criatividade - A criatividade compartilhada - Limites, fronteiras e possibilidades Estratégias de Ensino/Aprendizagem - Aulas expositivas, com debate dirigido - Apresentação de exemplos e discussão de casos - Aplicação de exercício prático de análise Avaliação - Trabalho em grupo, de análise. A partir de modelo apresentado em sala de aula, com as etapas do processo criativo, os grupos devem elaborar uma análise “reversa” de uma determinada ação publicitária, identificando suas etapas anteriores, até alcançar seus objetivos iniciais, sendo capaz de julgar criticamente seus processos e avaliar sua efetividade. Bibliografia CARRASCOZA, João Anzanello. Estratégias criativas da publicidade. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014. KNELLER, George F. Arte e ciência da criatividade. São Paulo: Ibrasa, 1978. MANO, Vinicius. Conceito criativo: notas sobre o processo de criação na publicidade. Porto Alegre: PUCRS, 2014. MENNA BARRETO, Roberto. Criatividade em propaganda. São Paulo: Summus 1982. YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2011. NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo. São Paulo: Summus, 1993. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópoliz: Vozes, 2014. PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan Santo. Hiperpublicidade 2: atividades e tendências: São Paulo: Cengage, 2007. SANT’ANNA, Armando; ROCHA JÚNIOR, Ismael; GARCIA, Luiz Fernando D. Propaganda: teoria, técnica e prática. SCHIAVON, Adriana. Criativamente: seu guia de criatividade em publicidade e propaganda. Curitiba: Intersaberes, 2017. VIEIRA, Stalimir. Raciocínio criativo na publicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2016. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Bruno Pompeu Marques Filho |
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