126973 - Planejamento Estratégico de Mídia |
Período da turma: | 25/09/2025 a 08/10/2025
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Descrição: | Ementa: A disciplina destaca a nova realidade da veiculação publicitária e a necessidade de se discutir e re-contextualizar as atividades da Mídia no ambiente da tecnologia dos meios e da necessidade da Comunicação Mercadológica Integrada, relacionando as novas possibilidades de atingimento dos targets bem como suas potencialidades e riscos.
Objetivos Gerais: Promover a reflexão sobre a nova realidade da Mídia Publicitária, que se infiltra em outros campos da comunicação mercadológica, se funde com meios antes exclusivos de outras ferramentas de comunicação e se vale de novos meios, novas estratégias e de novas tecnologias para a sensibilização dos targets. Objetivos Específicos: O aluno deverá ser capaz de elaborar estratégias de contato com públicos-alvo, utilizando-se tanto dos meios de comunicação tradicionais, como definindo e/ou criando novas possibilidades de envolvimento de clientes e prospects, de forma potencialmente eficaz. Programa: Publicidade e a mídia tradicional: meios e processos; A ampliação do conceito de veículo publicitário e a desvinculação dos MCM; O novo ambiente da publicidade e a necessidade de novos relacionamentos com o receptor; Novas possibilidades de atingimento e envolvimento do receptor, tanto na reformatação da mídia de massa como na comunicação one to one; Mídia sob demanda (MOD) x “marketing de emboscada”; Os contatos por ações culturais, sociais, ambientais, esportivas; A abordagem ética, o marketing permissivo, vantagens e riscos; Os objetivos de comunicação como base do planejamento de midia. Estratégia de Ensino / Aprendizagem: Aulas expositivas com auxílio de datashow, discussões dos temas em classe e trabalho individual. Avaliação Discente: Realização de exercício individual, versando sobre as perspectivas da utilização da mídia digital no projeto final do curso. Prova. Entrega dos trabalhos: Os exercícios individuais serão realizados em classe. Bibliografia: DUARTE, Jorge (org). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2002. FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. A mídia: o conceito e as atividades. In: PEREZ, Clotilde e BARBOSA, Ivan Santo. Hiperpublicidade – atividades e tendências. São Paulo: Thomson, 2008, vol. 2. FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. Agências e anunciantes. São Paulo, Meio e Mensagem, 2009. FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. Novos insights no planejamento publicitário. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling. Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008. FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. Outdoor. Uma visão do meio por inteiro. São Paulo, Central de Outdoor, 1997. GOODRICH, Willian B. e SISSORS, Jack Z. Praticando o planejamento de mídia. São Paulo, Nobel – Grupo de Mídia SP, 2001. JONES, John Philip (org). A publicidade como negócio. São Paulo, Nobel – Grupo de Mídia SP, 2002. KUNSCH, Margarida M. Krohling. Relações Públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997. PREDEBON, José (org). Propaganda. Profissionais ensinam como se faz. São Paulo: Atlas, 2000. RIBEIRO, Julio et al. Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo, Atlas, 1985. SHAVER, Mary Alice. Como vender a mídia. São Paulo, Nobel – Grupo de Mídia SP, 2002. STEEL, Jon. A arte do planejamento: verdades, mentiras e propaganda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. STRAIBHAAR, Joseph, LA ROSE, Robert. Comunicação, mídia e tecnologia. Trad. José Antônio Lacerda Duarte. São Paulo: Thomson, 2004. TAMANAHA, Paulo. Planejamento de mídia – teoria e experiências. São Paulo, Pearson, 2006. VERONEZZI, José Carlos. Mídia de A a Z. São Paulo, Edicon, 2002. ZELTNER, Herbert. Gerenciamento de Mídia. São Paulo, Nobel – Grupo de Mídia SP, 2001. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Heliodoro Teixeira Bastos Filho Tatiana Anchieschi Gomes Mazzei |
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