126972 - Planejamento Estratégico de Marketing |
Período da turma: | 17/03/2025 a 16/04/2025
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Descrição: | Ementa: Esta disciplina destaca: conceitos atualizados de gestão de marketing com ênfase em planejamento mercadológico; modelos de análise e avaliação do portfólio de produtos e de unidades de negócio; sistemas de informação para operações rotineiras; sistema de informação para solução de problemas mercadológicos; definição de objetivos e metas; definição de estratégias; sistemas de controle e mensuração de resultados das estratégias e ações mercadológicas.
Objetivos Gerais: Ressaltar a importância do planejamento de marketing para as empresas; promover uma visão sistêmica do processo mercadológico empresarial; capacitar o aluno a utilizar os modelos de análise e de avaliação do portfólio de produtos e de negócios e de sistemas de informação para a elaboração do planejamento de marketing. Objetivos Específicos: Após cursar a disciplina, o aluno estará capacitado a: formatar sistemas de informação para subsidiar decisões mercadológicas rotineiras; desenvolver sistemas de informação para solução de problemas mercadológicos; definir estratégias e ações mercadológicas a partir das informações obtidas. Conteúdo Programático: Conceitos e definições de Marketing Definição de Produto Definição de Concorrência Definição de Mercado Ambiente de Marketing Sistema de Informação de Marketing Análise dos Pontos Fortes e Pontos Fracos Formação do Cenário Mercadológico Formulação dos Objetivos e Estratégias do Plano Mercadológico Comunicação e Marketing Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Aula expositiva, discussões em classe, trabalhos em grupo, estudo dirigido, exercícios. Avaliação: A nota final de aproveitamento será calculada a partir de 3 notas: - Prova - Atividades a distância supervisionadas Bibliografia: BERRIGAN, John. Marketing de Segmentação. São Paulo: Makron Books, 1994 BOONE, Louis & KURTZ, David. Marketing Contemporâneo. Rio de Janeiro: LTC, 1998. DUPAS, Gilberto. Ética e Poder na Sociedade da Informação. São Paulo: Editora da Unesp, 2001. HOOLEY,G. & SAUNDERS,J..Posicionamento Competitivo. São Paulo: Makron, 1996. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI. São Paulo: Futura, 1999. KUNSCH, Margarida M.K..Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003. LAMB, Charles & HAIR, Joseph & DANIEL, Carl. Princípios de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. LUPETTI, Marcélia. Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000. NUNO VAZ, Gil. Marketing Institucional : o mercado de idéias e imagens. São Paulo: Pioneira, 1995. PORTER, Michael E..Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1991. SAMARA, Beatriz & BARROS, José C.. Pesquisa de Marketing.. São Paulo: 3ª. Edição, Prentice Hall, 2002. SAMARA, Beatriz & MORSCH, Marco A. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2005. SANDHUSEN, Richard L.. Marketing Básico. São Paulo: Saraiva, 2003. SCHULTZ, Don E..O Novo Paradigma do Marketing. São Paulo: Makron, 1994. SEMENIK, R.& BAMOSSY, G. Princípios de Marketing: uma perspectiva global. São Paulo: Makron, 1995. TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. 2ª edição, São Paulo: Saraiva, 2021. |
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Carga Horária: |
38 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Mitsuru Higuchi Yanaze |
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