126971 - Pesquisa de Marketing e de Comunicação |
Período da turma: | 14/05/2025 a 21/05/2025
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Descrição: | Ementa: Esta disciplina destaca os seguintes conceitos e aplicações: Sistemas de Informações de Marketing. Etapas de um Projeto de Pesquisa. Definição de Tema e Problema de Pesquisa. Hipóteses Favoráveis e Desfavoráveis. Determinação dos Objetivos e Tipos de Pesquisa. Métodos de Pesquisa. Técnicas de Abordagem e Formulários para Coleta de Dados. Amostragem e Cálculo Amostral. Pré-teste. Tabulação, Análise e Principais Descobertas. Apresentação dos Resultados.
Objetivos Gerais: Dar subsídios conceituais e técnicas aplicadas para que os discentes possam discernir entre os variados métodos e técnicas de pesquisa e sua utilização, no contexto da Gestão de Comunicação e Marketing. Objetivos Específicos: Garantir aos discentes as devidas competências e habilidades para: • Desenvolver o raciocínio analítico tendo como base os sistemas de informação de marketing das organizações; • Entender os fundamentos e as mudanças contemporâneas no contexto da pesquisa de marketing e comunicação; • Definir problemas e objetivos de pesquisa em nível estratégico e tático; • Escolher adequadamente os métodos e técnicas de pesquisa; • Definir o protocolo de campo e a amostragem da pesquisa; • Desenvolver formulários para coletar os dados e • Habilitar para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e sua devida apresentação. Conteúdo Programático: O Contexto da Pesquisa de Marketing e Comunicação Panorama Contemporâneo da Pesquisa Sistemas de Informações de Marketing Histórico da Pesquisa de Marketing e Comunicação Etapas de um Projeto de Pesquisa Tematização e Problematização em Pesquisa de Marketing e Comunicação Escolha e Definição de Hipóteses Determinação dos Objetivos de Pesquisa Métodos de Pesquisa Qualitativa Amostragem em Pesquisa Qualitativa Formulários para Pesquisa Qualitativa Métodos de Pesquisa Quantitativa Amostragem em Pesquisa Quantitativa Formulários para Pesquisa Quantitativa Tabulação e Análise das Informações Principais Descobertas e Análises Conclusivas Apresentação dos Resultados Desenvolvimento Geral de um Projeto de Pesquisa. Estratégias de Ensino-Aprendizagem Aulas expositivas e dialogadas Apresentação e Discussão de Casos Concretos Atividades em Grupo para Resolução de Problemas Propostos Aplicação de Exercícios Controlados, Semi-Controlados e Livres Utilização de Recursos Tecnológicos Digitais Tipos e Critérios de Avaliação Freqüência e Participação – 10% Exercícios com base em Casos Concretos para certas Etapas do Projeto de Pesquisa (valendo de 0 a 10 cada) – 30% Projeto de Pesquisa de Marketing e Comunicação (desenvolvido por fases, aula-a-aula) – 60% Resenha crítica de tema do conteúdo programático (específica para cumprimento de carga horária, individual, por aula perdida, somando-se à nota de participação) Memória de Cálculo da Nota Final: (Nota Exercícios x 0,3) + (Nota Projeto Pesquisa x 0,6) + (Freqüência x 0,1) = Nota final Cronograma de entrega dos trabalhos Para os discentes • Resolução dos Exercícios: ao final da aula em que o exercício é proposto • Projeto de Pesquisa: 15 dias após a última aula • Resenha crítica de tema do conteúdo programático: 01 semana após a aula perdida Para os docentes • Entrega das correções e notas parciais e finais: 07 dias após a entrega oficial dos trabalhos • Devolutivas: 30 dias após o término da disciplina Bibliografia: AAKER, David A.; KUMAR, Vinay & DAY, George S. Pesquisa de Marketing. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2004. DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. LOPES, Maria Immacolata V. Pesquisa em Comunicação. 8ª edição. São Paulo: Loyola, 2005. Maldonado, Alberto Efendy (et ali.). Metodologias de Pesquisa em Comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulinas, 2006. MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing. 4ª ed. São Paulo: Bookman, 2006. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing. Vols. I e II. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005. McDANIEL, Carl & GATES, Roger. Pesquisa de marketing. São Paulo: Thomson, 2002. SAMARA, Beatriz Santos & BARROS, José Carlos. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologias. 4ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2007. ZIKMUND, William G. Princípios da Pesquisa de Marketing. 2ª. edição. São Paulo: Thomson, 2006. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Caetano Haberli Junior |
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