126970 - Opinião Pública, Comunicação, Organizações |
Período da turma: | 10/06/2026 a 18/11/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
Opinião pública: conceitos e construção. A imagem e a reputação das organizações. Redes e mídias sociais: conceitos básicos. A comunicação nas redes e mídias sociais. O papel da comunicação e da imprensa na formação da imagem e da reputação das organizações. Auditoria de imagem: princípios e metodologias básicas. Avaliando a imagem das organizações na mídia, nas redes e nas mídias sociais. Objetivos Analisar criticamente: - temas e tendências dos campos organizacionais, - da formação da opinião pública e - os impactos das redes sociais digitais. Conteúdo programático Primeiros panoramas de comunicação nas organizações Mídia e formação de opinião pública: influência Mediação e Midiatização Opinião Pública Estereótipos Comunicação e Política Comunicação e ambientes digitais Mídia e Espetáculo Estratégias de Ensino-Aprendizagem Aulas remotas, vídeos gravados, uso de filmetes, textos dirigidos, Estudo de cases Recursos Gráficos e Interativos Aulas gravadas, chats interativos Avaliação Atividade em grupo: desenvolvimento de plano de gestão de imagem e construção de opinião pública Trabalho aplicado Bibliografia recomendada Bibliografia Básica FARIAS, L. A. de Comunicación por resultados. In REBEIL CORELLA, M. A. (coord.) Comunicación estratégica en las organizaciones. México-DF: Trillas, 2006. FARIAS, L. A. de. Opiniões voláteis - opinião pública e construção de sentido. S. B. Campo: Ed. Metodista, 2019. FARIAS, L. A. de. (org.) Relações públicas estratégicas - técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011. KUNSCH, M. M. K. (org.) Comunicação organizacional - histórico, fundamentos e processos. Vol. 1 e 2. São Paulo: Saraiva, 2009. KUNSCH, M. M. K. (org.) Gestão estratégica de comunicação organizacional e relações públicas. 2ª. ed. S. C. do Sul: Difusão, 2009. PARISER, E. O filtro invisível - o que a internet está escondendo de você. Trad. Diego Alfaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2012. Bibliografia Complementar GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. MARTINO, L. M. S. Mídia e poder simbólico. São Paulo: Paulus, 2003. MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensão do homem (understanding media). São Paulo: Cultrix, 2006. RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre:Sulina, 2009. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2011. |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Carolina Frazon Terra |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |