126969 - Narrativas na Comunicação de Marketing |
Período da turma: | 08/04/2026 a 22/04/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa: A disciplina apresenta: os principais conceitos do uso das narrativas como processo de persuasão; as origens da narrativa como interação social e preservação da memória cultural; os tipos mais importantes de narrativas e de formatos de tramas (plot); a narrativa como forma de inclusão e de preferência; a estruturação de histórias, personagens e razão de existir, e sua relação com produtos, marcas, empresas e a comunicação de marketing; o uso do storytelling como ferramenta de interação e persuasão para os diversos públicos.
Objetivos Gerais: Apresentar a importância das narrativas e das técnicas do storytelling como ferramenta de persuasão no desenvolvimento do planejamento de comunicação de marketing e na preparação de seus conteúdos; capacitar o aluno a utilizar as narrativas e as ferramentas de construção como respostas às demandas do marketing. Objetivos Específicos: Após cursar a disciplina, o aluno estará capacitado a: compreender as estruturas narrativas; desenvolver soluções estratégicas para as necessidades de um planejamento de comunicação de marketing utilizando-se das técnicas para a construção de histórias; trabalhar com narrativas no desenvolvimento de ações de comunicação institucional, mercadológica e administrativa. Conteúdo Programático: Conceitos e definições de narrativas Narrativas, construções culturais e sociabilidade As estruturas das histórias Construção de cenários, enredos e personagens A relação das narrativas com marcas, empresas e produtos A observação do público e a persuasão Storytelling e as técnicas de roteiro As adaptações do mercado de comunicação Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Aula expositiva, construções de narrativas, vídeos, chat, discussões em classe, trabalhos em grupo. Avaliação: A nota final de aproveitamento será calculada a partir de 3 notas: - Trabalhos individuais: 50% - Prova de múltiplas escolhas Cronograma de entrega dos trabalhos: Os alunos deverão apresentar o trabalho até 3 semanas após a última aula. Bibliografia: CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário: A associação de palavras como elemento de sedução na propaganda. São Paulo: Futura, 1999. CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária: a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003. CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Futura, 2004. CARRILHO, Kleber; MARKUS, Kleber. Narrativas na construção de marcas: storytelling e a comunicação de marketing. No prelo, 2014. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2002. ENNE, Ana Lucia S. “À perplexidade, a complexidade: a relação entre consumo e identidade nas sociedades contemporâneas”. In: Comunicação, Mídia e Consumo v. 3, n. 7 (julho 2006). São Paulo: ESPM, 2006. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro : DP&A, 2005. KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001. MCKEE, Robert. Story : substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba : Arte & Letra, 2006. SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002. YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2011. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Kleber Nogueira Carrilho |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |