126967 - Marketing Global: Estratégias de Relacionamento e Comunicação em Mercados Internacionais |
Período da turma: | 24/06/2026 a 08/07/2026
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Descrição: | Ementa: Esta disciplina destaca conceitos relacionados ao comércio exterior brasileiro, comércio internacional, marketing internacional e global, contextualizando com a evolução histórica e relacionando-a com os diferentes segmentos de mercado. Análise e discussão do macro-ambiente. Análise do Marketing Mix Internacional. Desenvolve, a partir da utilização das ferramentas dos sistemas de informação, inteligência e pesquisa de mercado internacional, as diferentes estratégias de entrada e operação e mercados internacionais.
Objetivos Gerais: Evidenciar a importância e influência do cenário internacional nas estratégias de crescimento das empresas em ambientes competitivos. A partir da interpretação e análise dos diferentes mercados, desenvolver as melhores formas de obter a inserção da empresa, negócio e marketing mix da empresa. Objetivos Específicos: Após cursar a disciplina, o aluno estará capacitado na procura sistemática, interpretação e desenvolvimento de estratégias de entrada e operação em mercados internacionais, dentro de um planejamento estratégico sustentável. Conteúdo Programático: Discussão de conceitos relacionados ao comércio exterior brasileiro, comércio internacional, marketing internacional e global. Análise do cenário brasileiro: Balança Comercial. Evolução histórica do marketing internacional. Sistemas de Informação, Inteligência e Pesquisa de Mercado Internacional, evidenciando a importância para o profissional brasileiro. Análise macro-ambiental internacional: variáveis culturais, político-legais, econômicas. Análise do portfólio de marketing mix. Estratégias de entrada e operação e mercados internacionais: exportação direta, exportação indireta, investimento direto, aquisitions, mergers, franquias internacionais. Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Aula expositiva e dialogada, discussões em classe, vídeos, inforgáficos, estudo dirigido, exercícios, utlização de metodologias ativas por meio de ferramentas de EdTch, como Kahhot, Plickers dentre outras. Avaliação: A nota final de aproveitamento será calculada a partir de 2 notas: Participação Individual: Prova de múltiplas escolhas Cronograma de entrega dos trabalhos: Os alunos deverão entregar o último trabalho até 2 semanas após a última aula. Assim, as notas com as devolutivas sejam encaminhadas à secretaria até 30 dias após a última aula. Bibliografia: CHASTON, Ian. Customer-focused marketing: actions for delivering greater internal and external customer satisfacted. London: McGraw-Hill, 1993. HOFSTEDE, Geert. dimensionalizing cultures: the Hofstede Model in context. Online Reading. KEEGAN, Warren J. Princípios de Marketing Global. São Paulo: Saraiva, 1999. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI. São Paulo: Futura, 1999. KUAZAQUI, Edmir. Marketing Internacional: Desenvolvendo Conhecimentos e Competências em Cenários Internacionais. São Paulo: M. Books, 2007. PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1991. PRAHALAD, C.K. HAMEL, Gary. Competindo pelo Futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995. SAMARA, Beatriz & BARROS, José C. Pesquisa de Marketing. São Paulo: 3ª. Edição, Prentice Hall, 2002. SAMARA, Beatriz & MORSCH, Marco A. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2005. SEMENIK, R.& BAMOSSY, G. Princípios de Marketing: uma perspectiva global. São Paulo: Makron, 1995. YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2021. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Luiz Roberto Nunes Carnier |
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