126966 - Logística, Estratégica, Operações e Serviços |
Período da turma: | 29/07/2026 a 12/08/2026
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Descrição: | Ementa: Esta disciplina destaca os conceitos fundamentais de logística, operações e serviços, como base para a construção de uma ferramenta de aplicação prática da logística estratégica no mercado, com o intuito de criar valor. Empreender uma visão geral e ampliada dos níveis de serviços em marketing e comunicação, capacitando o aluno ao desenvolvimento de uma visão crítica e contemporânea das organizações prestadoras de serviços.
Objetivos Gerais: Propiciar o entendimento dos principais conceitos de logística, operações e serviços, bem como habilitar para o desenvolvimento de projetos e ações na gestão da logística, da distribuição e de serviços. Objetivos Específicos: Garantir aos discentes as devidas competências e habilidades para: Desenvolver o raciocínio analítico tendo como base a cadeia de valor; Entender os fundamentos e as mudanças contemporâneas no contexto da cadeia de suprimentos; Destacar os principais conceitos da distribuição no contexto do marketing; Aplicar os conteúdos de logística e operações para a resolução de um caso concreto; Compreender o elo entre logística e serviços, do ponto de vista de marketing e comunicação; Entender as classificações, a linha de visibilidade, o ciclo, os níveis, os momentos da verdade e o conceito de qualidade em serviços e Habilitar para o desenvolvimento de projetos e gerenciamento de serviços. Conteúdo Programático Panorama Geral das Operações de Logística e Cadeia de Suprimentos Administração dos Canais de Distribuição Modelos Logísticos de Estocagem, Transporte e Serviços Operações Logísticas e Modelagens Comerciais Distribuição Física, Trade e PDV Gestão do Fluxo de Informação, Cadeia e Sistema de Valor Eficiência e Eficácia nos Processos Logísticos Fundamentos, Conceitos e Classificações de Serviços Panorama Geral dos Serviços Linha de Visibilidade – front office e back office Ciclo de Serviços, Momentos da Verdade Profissionais e Lojas de Serviço Tecnologia da Informação em Serviços Qualidade em Serviços Elementos para Formulação de um Serviço Projeto e Gerência de Serviços. Estratégias de Ensino-Aprendizagem Aulas expositivas e dialogadas Apresentação e Discussão de Casos Concretos Atividades em Grupo para Resolução de Problemas Propostos GVGO – Grupo de Verbalização x Grupo de Observação (temas críticos) Aplicação e Exercícios Controlados, Semi-Controlados e Livres Utilização de Recursos Tecnológicos Digitais Tipos e Critérios de Avaliação Freqüência e Participação Resolução de Caso de Logística em Grupo Projeto de Serviços (desenvolvido por fases, aula-a-aula) Prova de múltiplas escolhas Bibliografia ABRACHE, Fernando S., SANTOS, Almir G. & MONTENEGRO, Christophe et al. Gestão de Logística, distribuição e trade marketing. São Paulo, FGV, 2004. Acesso em: 27 set 2004. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2005. BALLOU, Ronald H. Logística empresarial. São Paulo: Atlas, 1993. BOWESOX, CLOSS & COOPER. Gestão da logística de cadeia de suprimentos. São Paulo, Bookmann, 2006. FIGUEIREDO, Kleber. 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SPILLER, Eduardo, PLÁ, Daniel, LUZ J. Ferreira da & SÁ, Patrícia R. G. Gestão de serviços e marketing interno. São Paulo, FGV, 2004. TEBOUL, James. Serviços em Cena: o diferencial que agrega valor ao seu negócio. Brasília: IEL/NC, 2008 TEDLOW, R. S. 7 homens e os impérios que construíram. São Paulo: Futura, 2002. TURBAN, Efraim. KING, David. Comercio eletrônico: estratégia e gestão. São Paulo: Prentice-Hall, 2004. YANAZE, Mitsuru. Gestão de Marketing: Avanços e Aplicações. 2ª ed. São Paulo: Saravia, 2021 (Capítulo 16 – Logística: Administrando os Tempos e Espaços do Marketing. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Macir Bernardo de Oliveira |
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