126963 - Criatividade: O Design na Construção da Marca |
Período da turma: | 09/09/2026 a 23/09/2026
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Descrição: | Ementa: A disciplina acontece em três momentos:
Primeiro são apresentados conceitos de Comunicação Visual, como estratégia de marketing empresarial. Partindo-se do princípio que toda peça de comunicação tem a “assinatura” do anunciante, foca-se nesse elemento como introdução a análise da comunicação empresarial. No segundo momento são analisadas peças de comunicação em mídia impressa, mostrando a evolução da mensagem da comunicação mercadológica, dentro de um breve processo histórico no Brasil. No terceiro e último momento é proposto um workshop, com o desenvolvimento de uma campanha de comunicação. Objetivos Gerais: Ressaltar a importância dos cuidados com a Comunicação Visual nas empresas e organizações. Familiarizar os alunos com termos como Identidade Visual. Definir os elementos que poderão compor essa identidade: Logotipo, Símbolo e Logomarca. Mostrar os possíveis caminhos criativos para a proposta de design da marca. Esclarecer como se deu a evolução da comunicação mercadológica, do ponto de vista da redação e, principalmente, da direção de arte. Experimentar o ato da criação de uma campanha de comunicação. Objetivos Específicos: Ao final da disciplina, espera-se otimizar a capacidade do aluno para a análise da comunicação mercadológica. Aguçar seu olhar para uma análise crítica, mesmo que subjetiva, desde a Identidade Visual das empresas e organizações, até sua comunicação para o mercado. Conteúdo Programático: -Conceitos e definições da Comunicação Visual. - Reflexões sobre os elementos da Identidade Visual - Possibilidades criativas para o Design da Marca. - Breve história da propaganda no Brasil. - O pensamento de Roland Barthes: A polissemia da imagem. - A revolução criativa dos anos 60 - Anos 90 : A imagem conta a história. - A comunicação hoje: As peças vencedoras no festival de Cannes. - Estratégias de Ensino-Aprendizagem: - Aulas expositivas, com participação constante dos alunos. - Workshop: trabalho prático, desenvolvido em aula, com atendimento a distância. - Apresentação formal das campanhas criadas, por uma amostra de alunos com análise e discussão final - Avaliação/Nota. Avaliação: Prova e exercícios práticos Cronograma de entrega dos trabalhos: Até 30 dias após o término do módulo. Bibliografia: BARRETO, R. M. Criatividade em propaganda. São Paulo: Summus, 2004. BARTHES, R. A Câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. BERTOLOMEU, J. V. C. Criação na propaganda impressa. São Paulo: Futura, 2002. CADENA, N. V. Brasil, 100 anos de propaganda. São Paulo: Referência, 2001. CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2004. CÉSAR, N. Direção de arte em propaganda. São Paulo: Futura, 2000. CRAIG, J. Produção gráfica. São Paulo: Mosaico, 1989. DONIS, D. A. La sintaxe de la imagem. Barcelona: Gustavo Gili, 1985. FARINA, M.; BASTOS, D.; PEREZ C. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Edgard Blücher,1982. FISHEL, C. Como recriar a imagem corporativa. Barcelona: Gustavo Gili, 2003 FRUTIGER, A. Sinais e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 1999. HOLLIS, R. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. HURLBURT, A. Layout: O design da página impressa. São Paulo: Nobel, 1086 MARCONDES, P. Uma história da propaganda brasileira. São Paulo: Ediouro, 2001. MUNARI, B. Diseño y comunicación visual. Barcelona: Gustavo Gili, 1976. NIEMEYER, L. Tipografia: uma apresentação. Rio de Janeiro: 2AB, 2000. PETIT, F. Marca e meus personagens. São Paulo: Futura, 2004. PREDEBOM, J. Criatividade hoje: como se pratica, aprende e Ensina. São Paulo: Atlas, 1999. STRUNK, G. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001. WILLIAMS, R. Design para quem não é designer. São Paulo: Callis, 1995. |
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Carga Horária: |
24 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Heliodoro Teixeira Bastos Filho |
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