126962 - Comunicação Organizacional para Sustentabilidade |
Período da turma: | 18/06/2025 a 25/06/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa: Apresentar conceitos e pensamentos sobre sustentabilidade, como implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ONU. Aprofundar nos conceitos e exemplos de Economia Circular/ ESG. Abordar as perspectivas da comunicação para sustentabilidade e como a comunicação integrada pode ser utilizada para evitar o Greenwashing e como disseminar a Comunicação para impacto socia.
Objetivos Gerais: Estimular o aluno na conscientização da temática da sustentabilidade e orientá-lo em como incorporar a sustentabilidade em sua prática profissional. Objetivos Específicos: Ajudar o aluno a utilizar a comunicação integrada na disseminação das práticas sustentáveis. Conteúdo Programático: • Conceitos e pensamentos sobre sustentabilidade. • Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ONU. • Economia Circular/ ESG. • Perspectivas da comunicação para sustentabilidade • Como a comunicação integrada pode ser utilizada para disseminar a sustentabilidade. • Como evitar o Greenwashing • Comunicação para impacto social Estratégias de Ensino/Aprendizagem: Abordagem teórico reflexiva, com apresentação de conceitos e debate e abordagem prática para trabalhar habilidades do tema com os estudantes Avaliação: - Prova múltipla escolha 10 questões - Exercício prático de análise de estudo de caso Bibliografia: ■ ABERJE. O que esperar da comunicação Organizacional em 2021. 44 p, 2021 ■ ABRAMOVAY, Ricardo. Acordo pela economia circular. Revista Página 22. Edição 83, Março, 2014. ■ ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. Tradução: Patrícia Martins Ramalho. São Paulo: Makron Books, 2001. ■ KUNSCH, Margarida M. K; OLIVEIRA, Inove L. (orgs). A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2009. ■ MENDES, F. C. M. Os desafios para a comunicação da sustentabilidade nas empresas contemporâneas. In: GOTTLIEB, L.(org.) Comunicação em Cena Volume 5. São Paulo: Scortecci Editora, p. 47–61, 2014. ■ HART, S. L. Beyond greening: strategies for a sustainable world. Harvard Business Review. pp.67-76, January-February, 1997. ■ SACHS, I. Rumo à ecossocioeconomia. Teoria e prática do desenvolvimento. FREIRE, Paulo (org.). São Paulo: Cortez, 2007. ■ RAUTNER, H. Uma ponte para a sociedade sustentável. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012. ■ VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. ■ WHITE, S. A; NAIR, S; ASHCROFT, J. Parcipatory communication: working for change and development, Sage Publications, 1994; |
||||
Carga Horária: |
18 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Flávia Cristina Martins Mendes |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |