126961 - Comunicação Organizacional Integrada |
Período da turma: | 23/04/2025 a 07/05/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa: A disciplina foca conceitos relativos à Comunicação Integrada de Marketing e à Comunicação Organizacional. Os aspectos sistêmicos das Comunicações Institucional, Administrativa e Mercadológica, são analisados por meio de suas respectivas utilizações no Planejamento Estratégico. Desenvolve ainda um aprofundamento destas variáveis em contextos globais, especificamente nos estudos contemporâneos da Comunicação Mercadológica Intercultural.
Objetivos Gerais: Promover uma ampla visualização da Comunicação Integrada, e seu caráter sistêmico. Objetivos Específicos: Analisar a conexão entre a Comunicação Integrada e Planejamento Estratégico Empresarial, tanto no âmbito externo, quanto interno das organizações, com ênfase final na Comunicação Integrada de Marketing. Conteúdo Programático: Conceitos e definições de Comunicação Integrada Comunicação Mercadológica Interna e Externa Comunicação Institucional Interna e Externa Comunicação Administrativa Interna e Externa Comunicação Mercadológica Intercultural Macroambientes Papéis de Compra Análise das Demandas Tipos de Compras Conceito do Produto Tipologia de Mercados Segmentação Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Aula expositiva, discussão de cases, trabalhos em grupos. Avaliação: Participação do conteúdo da disciplina no Planejamento Estratégico em desenvolvimento discente. Prova de múltipla escolha. Cronograma de entrega dos trabalhos: O conteúdo desenvolvido na disciplina, para utilização no Planejamento Estratégico, deverá ser depositado até 3 semanas após o término das aulas. Bibliografia: BOONE, Louis & KURTZ, David. Marketing Contemporâneo. Rio de Janeiro: LTC, 1998. KEEGAN, Warren. Marketing Global. Pearson Brasil, São Paulo, 2000. KOTLER, Philip / KELLER, Kevin. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Prentice Hall, 2006. KUNSCH, Margarida M.K..Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003. LUPETTI, Marcélia. Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000. SAMARA, Beatriz & MORSCH, Marco A. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2005. YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2021. YIP, George. Globalização. São Paulo, SENAC, 2004. |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Rui José de Oliveira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |