126960 - Comunicação Interna e seu Impacto na Cultura Organizacional |
Período da turma: | 11/08/2025 a 18/08/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
A disciplina coloca em destaque os conceitos de comunicação organizacional, observando autores e estudos de caso que explicitem as estratégias, planejamento, processos e formas de avaliação da comunicação no contexto organizacional que tenham impacto e relevância aos negócios, cultura e gestão. Objetivos - Comunicação no contexto contemporâneo - Contextualizar comunicação na cultura e dinâmica organizacional, identificando processos comunicacionais-chave e seu impacto na organização - Contextualizar aspectos da narrativa que a comunicação oportuniza para a cultura, gestão e negócios - Debater a gestão da comunicação organizacional e suas interfaces com comunicação integrada nas vertentes mercadológica, interna, administrativa e institucional - Explorar as relações da comunicação com a cultura e o planejamento organizacional - Debater o papel da liderança na comunicação - Abordar o perfil do profissional de comunicação no contexto da comunicação organizacional - Explorar aspectos da narrativa organizacional e storytelling no contexto da comunicação organizacional - Abordar canais, conteúdos e mensagens - Explorar tendências em comunicação em rede - Debater digital workplace e comunicação Conceituar mensuração em comunicação e mudança de comportamento Estratégias de Ensino-Aprendizagem - Aulas expositivas - Uso de vídeos sugeridos como suporte ao aprendizado - Uso de trechos de filmes sugeridos como suporte ao aprendizado - Aplicação de enquetes ao final de cada módulo onde todos podem visualizar a opinião dos demais Exercícios individuais para avaliar processo de ensino-aprendizagem Recursos Gráficos e Interativos - Uso de vídeos sugeridos como suporte ao aprendizado - Uso de trechos de filmes sugeridos como suporte ao aprendizado - Aplicação de enquetes ao final de cada módulo onde todos podem visualizar a opinião dos demais - Uso de nuvem de tags a partir de respostas dos alunos nas enquetes Uso de infográficos produzidos a partir das respostas dos alunos. Critérios de avaliação A nota final de aproveitamento será calculada a partir de 4 testes online ao término de cada um dos blocos realizados. Bibliografia BERGAMINI, Cecilia, W. Liderança – administração do sentido. 2ª ed, São Paulo: Editora Atlas, 2009. p. 3-10 KUNSCH, Margarida M.K. (org). Comunicação Organizacional Estratégica – aportes conceituais e aplicados. São Paulo, Summus Editorial, 2016 KUNSCH, Margarida M.K. (org). A Comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010 MARCHIORI, Marlene. Cultura e Comunicação Organizacional – Um olhar estratégico sobre a organização. São Caetano do Sul: Ed. Difusão, 2006. MOTTA, Fernando C. P. E CALDAS, Miguel, P. (org). Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo: Ed. Atlas, 1997. SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Ed. Atlas, 2007. YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007. CERANTOLA, William A. A Importância da comunicação da liderança para a tomada de decisão: análise exploratória de organizações no Brasil. 2017.156f. Tese de Doutorado em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo, 2017. COGO, Rodrigo. Storytelling: as narrativas da memória na estratégia de comunicação. São Paulo, Aberje Editorial, 2016. GRUNIG, J.E., FERRARI, M.A., FRANÇA, F. Relações Públicas – Teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul: Ed. Difusão, 2009. KUNSCH, Margarida M.K. (org). Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Caetano do Sul: Ed. Difusão, 2009. MARCHIORI, Marlene (Org). Liderança e comunicação interna. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2014 WHITNEY, Diana, TROSTEN-BLOOM, Amanda, RADER, Kae. Liderança apreciativa: concentre-se no que funciona para impulsionar um desempenho vencedor e construir uma empresa próspera. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
William Antonio Cerantola |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |