126958 - Comunicação Digital e Redes Sociais |
Período da turma: | 27/08/2025 a 03/12/2025
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Descrição: | Ementa: Esta disciplina destaca a mudança de paradigmas da comunicação e da relação entre organização e demais atores sociais a partir das tecnologias comunicativas digitais. Introduzindo aspectos teóricos sobre o impacto das tecnologias digitais, a disciplina chega ao processo de planejamento da comunicação digital com base nas possibilidades de interatividade e disseminação de informação ubíqua e instantânea.
Objetivos Gerais: São objetivos finais da disciplina que os alunos tenham contato com os principais pontos teóricos sobre o impacto sociais das tecnologias digitais obtendo embasamento para o desenvolvimento de um plano de comunicação digital eficiente e que aproveite e otimize todos os recursos em vista às diretrizes de marketing e comunicação da organização. Objetivos Específicos: Ao final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de: • Dialogar sobre os principais aspectos teóricos da comunicação digital; • Identificar as ações de comunicação digital criativas e com potencial de interação existentes; • Identificar os atores sociais que fazem parte do ecossistema informativo de uma organização; • Propor plataformas digitais de comunicação mercadológica, institucional e administrativa de uma organização; • Propor plataformas digitais interativas para promover o relacionamento com o ecossistema informativo; • Desenvolver um plano de comunicação digital. Conteúdo Programático A disciplina está dividida nos seguintes temas: Aspectos teóricos da comunicação digital • Conceitos de técnicas • Ciborgue do código • Ambiente colaborativo e aberto • Plataformas de relacionamento • Diálogo entre o real e o virtual Comunicação digital nas organizações Plataformas digitais “tradicionais” Comunicação viral O elemento lúdico Plano de promoções Personalização da comunicação Novas tecnologias e tendências Cultura digital imersiva Conectividade Usabilidade e navegabilidade Eficiência da comunicação Planejamento da comunicação digital • Identificação do Ecossistema informativo • Plataformas digitais de relacionamento comunicativo • A fala da organização • O diálogo • Mensuração dos resultados Orientação para os trabalhos em grupo Estratégias de Ensino-Aprendizagem Para o desenvolvimento dos temas, a disciplina parte de diversas abordagens de interação com os conteúdos, como: • Aula expositiva • Discussão coletiva dirigida • Recursos multimídia • Recursos audiovisuais • Trabalho em grupo • Orientação presencial e online Avaliação Para a avaliação da disciplina será proposto um trabalho de planejamento de comunicação digital a partir dos conceitos desenvolvidos em aula e em integração ao plano de marketing e comunicação construído ao longo de todo o curso. Provas de múltiplas escolhas. Cronograma de entrega dos trabalhos Os trabalhos deverão ser depositados pelos alunos até 3 semanas após o último dia de aula. Bibliografia: ABRAHAMSON, Eric. Mudança Organizacional. São Paulo: Ed. M. Books Brasil, 2006. ANDERSON, C. The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More. Ed. Hyperion, 2006 CABRAL, S. Arnaldo; TAKASHI, Yoneyana. Economia Digital. São Paulo: Atlas 2006. CAMARGO, Luiz F. Impacto Digital. São Paulo: Ed. Negocio, 2001. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2005. DE KERCKHOVE, D. A Pele da Cultura, Ed. Relógio DÁgua, 1997 DRUCKER, Peter F. A Administração na Próxima Sociedade. São Paulo: Ed. Nobel, 2004. FELICE, M. Formas Comunicativas do Habitar, tese de doutorado defendida na Escola de Comunicação e Artes da USP. São Paulo, 2002. FELICE, Massimo Di (org.). Do público para as redes. São Paulo: Editora Difusão, 2008. HARVARD BUSINESS REVIEW. Comunicação eficaz na empresa. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999. HARVEY, D. Condição pos-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança social. São Paulo: 1994. JAMESON, F. Pós-Modernismo, A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. São Paulo: Ed. Ática, 1996. KAPLAN , Robert; Norton, David. Mapas Estratégicos. Rio de Janeiro: Ed.Campus, 2004. KOLB, Antón; ESTERBAER, Reinald. Cibernética. São Paulo: Loyola, 2001. KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2º edição, 2003. LANDRY, C. The Art of City Making Ed. Earthscan Publications Ltd., 2006 LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 2004. LÉVY, P. O que é Virtual. São Paulo: Ed.34, 2005. MITCHELL, W. J.. City of Bits. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1999 MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2002 OLIVEIRA, Djalma de Pinho Reboucas de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologias e praticas. São Paulo :Atlas, 21ª edição, 2004. PERNIOLA, M. O Sex Appeal do Inorgânico. São Paulo: Studio Nobel, 2005. PORTER, Michael Montegomery. Estratégia a Busca da Vantagem Competitiva Rio de Janeiro: Ed.Campus, 4º edição, 1998 . RIFKIN J. A era do Acesso. São Paulo: Ed. Pearson, 2004. RIFKIN J., A Economia do Hidrogênio, Ed. Nobel, 2003 SAAD, Beth. Estratégias para a Mídia Digital. São Paulo: Ed. Senac, 2003. SILVA, Sergio da Luiz. Informação e Competitividade: a Contextualização da Gestão do Conhecimento nos Processos Organizacionais. Revista Ciência da Informação. Brasília, v.31, n.2, 2002. STRAUBHAAR, Joseph D.; LAROSE, R. Comunicação, Mídia e Tecnologia. São Paulo: Pioneira Thompson, 2004. TAJRA, Samya Feitosa. Comunidades Virtuais. São Paulo: Ed. Érica, 2002. TAPSCOOT, Don. Economia Digital. São Paulo: Ed. Makron Books, 2000. TAPSCOOT, Don.. A Empresa Transparente. São Paulo: Ed. Makron Books, 2006. TAPSCOTT , D. & WILLIAMS, A.D. Wikinomics: How Mass Collaboration Changes Everything, Ed. Portfolio Hardcover, 2006 YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2021. |
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Carga Horária: |
24 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Leandro Key Higuchi Yanaze Rubens Yoshio Yoshida |
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