126957 - Comportamento do Consumidor |
Período da turma: | 19/08/2026 a 02/09/2026
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Descrição: | Ementa: O Comportamento do Consumidor. Tipologia do Comportamento do Consumidor. Fases do processo de decisão de compra. Variáveis de influência no Comportamento do Consumidor. Influências Socioculturais (Cultura, Subcultura, Classe social, Grupos de Referência). Influências psicológicas (Percepção, Atitudes, Aprendizagem, Motivação, Personalidade). Fatores Situacionais.
Objetivos gerais: Ao final da disciplina o aluno deverá: Compreender o referencial teórico do comportamento do consumidor Objetivos específicos: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Identificar os principais temas relevantes ao estudo do Comportamento do Consumidor; aplicar os referenciais teóricos na análise e elaboração de estudos de casos e elaborar um trabalho levando em consideração as teorias do comportamento do consumidor. Conteúdo Programático Comportamento do Consumidor O que é consumir? Organizações básicas do Comportamento Consumidor Comportamento de Consumo Introdução ao comportamento do consumidor O que é o Comportamento do Consumidor? Tipologia do Consumidor Por que estudar o Comportamento do Consumidor? Fases do processo de decisão de compra Reconhecimento da necessidade Busca de informação Avaliação das opções de Produtos e de Compra Decisões de Compra Comportamento Pós-compra Tipos de Comportamento de Compra Papéis do Consumidor Variáveis de influência no Comportamento do Consumidor Influências Socioculturais Cultura Subcultura Classe social Grupos de Referência Influências psicológicas Percepção Valor-Atitude e Comportamento Aprendizagem Motivação Hierarquia das Necessidades de Maslow Estratégias de Ensino-Aprendizagem aulas expositivas-dialogadas exercícios em grupos análises de estudos de caso Recursos Didáticos textos/artigos equipamento de multimídia Avaliação Prova de múltipla escolha. Cronograma de entrega de trabalhos: A prova será realizada logo após o término das aulas. Bibliografia: ALLÉRÈS, Danielle. Luxo: estratégias/marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000. COMPLEMENTAR DUBOIS, Bernard e CELMA, Alex Rovira. Comportamient del consumidor. Rio de Janeiro: Prentice Hall , 1994. ENGEL, James F. & BLACKWELL, Roger D. & MINIARD, Paul. W. Comportamento do consumidor. 8ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2000. FREITAS, Jeanne Maria Machado de. Comunicação e psicanálise. São Paulo: Escuta, 1992 (Coleção Ensaios) FREUD, S. O mal estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1997. FREUD, S. Obras psicológicas completas: edição standard brasileira. 2a ed. Rio de Janeiro: Imago, 1994 FREUD, S. Textos essenciais da psicanálise. Portugal: Publicações Europa América, s/d GADE, Christiane . Psicologia do consumidor e da propaganda .Ed. rev. e ampl. São Paulo: EPU, 1998. GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos; conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995. GIACOMINI FILHO, Gino. Consumidor versus propaganda. São Paulo: Summus, 1991. KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2000. KOTLER, Philip e ARMSTRONG , G. Princípios de marketing. 7a ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998. KOTLER, Philip Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999. KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000. KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1995. LAPLANCHE, Jean. Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1992 MINCIOTTI, S. A. Comportamento do consumidor: o grande desafio de marketing. Revista IMES, nº 12, maio/agosto, 1987. MOWEN, John C e MINOR, Michael S. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003. PINHO, J.B, O poder das marcas . São Paulo: Summus, 1996 PINHO, J.B. Comunicação em marketing: princípios da comunicação mercadológica. Ed. ver. e atual. São Paulo: Papirus, 2001. REICH, Bem e ADCOCK, Christine. Valores, atitudes e mudança de comportamento. Rio de Janeiro: Zahar.1976.RIES, Al. Posicionamento: como a mídia faz sua cabeça. São Paulo: Pioneira, 1987. ROCHA, Angela e CHRISTENSEN, Carl. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. SAMARA, Beatriz Santos. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005. SCHIFFMAN, L. G. & KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. TISKI-FRANCKOWIAK, Irene T. Homem comunicação e cor. São Paulo. 3ª ed. Ícone,1997. YANAZE, Mitsuro Higuchi. Gestão de Marketing: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2021. ZÉRIO, João M. P. Consumerismo. São Paulo: EAESP/FGV, 1979. |
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Carga Horária: |
18 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Mitsuru Higuchi Yanaze |
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