Atividade

126934 - Construção do pensamento teórico da música ocidental

Período da turma: 23/08/2024 a 06/12/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: O programa de estudos enfoca a música como um fenômeno artístico e histórico-cultural, destacando sua estrutura sintática e semântica, que se baseia em uma gama de conceitos. Investiga a linguagem musical como um meio de expressar significados simbólicos, alegóricos e metafóricos, e como ela se relaciona com a gestualidade, as estruturas e os elementos intrínsecos da música.

Objetivos:
O principal objetivo é fornecer aos participantes uma compreensão dos processos técnicos e composicionais da música, com base nos modelos da música popular e do período da prática comum. Visa também desenvolver um senso crítico em relação aos conteúdos musicais discutidos.

Conteúdos Programáticos:
• Fundamentos da música e contextualização dos modelos harmônicos;
• Escalas maiores, intervalos e movimentos;
• Noções de ritmo, métrica e fórmula de compasso;
• Escalas menores e modelos de ensino;
• Princípios para a escrita de melodias e texturas musicais;
• Introdução ao contraponto e tipos de movimentos contrapontísticos;
• Tríades e tétrades, formações e inversões;
• Campo harmônico, tonalidade e conceitos associados;
• Contraponto à três vozes e resoluções;
• Encerramento com partimentos e composição.

Público-Alvo:
O programa é direcionado a estudantes e profissionais de música que possuem conhecimento básico e desejam aprofundar seus estudos em harmonia e contraponto.

Metodologia:
O programa será conduzido presencialmente, com aulas que cobrem os tópicos listados no cronograma. A avaliação dos participantes será realizada através de exercícios escritos e práticos, com o objetivo de demonstrar a compreensão teórica e a aplicação prática dos conceitos musicais ensinados.

Resultados Esperados:
Os participantes devem adquirir um conhecimento sólido em harmonia e música, desenvolvendo um pensamento crítico e uma compreensão aprofundada dos temas discutidos durante o programa. A classe limitada a 20 alunos permitirá uma interação e aprendizado individualizados.

Cronograma de Execução:
• Etapa 1: Organização e produção dos conteúdos (1 mês antes do início das aulas);
• Etapa 2: Execução das aulas (entre agosto e novembro de 2024);
• Etapa 3: Correção dos exercícios propostos em aula (entre agosto e novembro de 2024);
• Etapa 4: Feedback e preenchimento dos relatórios para comprovação dos resultados (novembro e dezembro de 2024).
Referências Bibliográficas:

AEBERSOLD, Jamey. Como improvisar Jazz e tocar. 6. ed. New Albany: Jamey Arbersold Jazz, Inc., 1992. 104 p.

BARAGWANATH, Nicholas. The Solfeggio Tradition: a forgotten art of melody in the long eighteenth century. Nova Iorque: Oxford University Press, 2020.

BENT, Ian D.. Analysis. 2001. Revisado por Anthony Pople. Disponível em: https://www.oxfordmusiconline.com/grovemusic/display/10.1093/gmo/9781561592630.001.0001/omo-97815615. Acesso em: 15 dez. 2022.

BYROS, Vasili. Towards an "Archaeology" of Hearing: schemata and eighteenth-century consciousness. Musica Humana. Seul, p. 235-306. out. 2009.

CAPLIN, William E.. Harmony and Cadence in Gjerdingen’s “Prinner”. In: NEUWIRTH, Markus; BERGÉ, Pieter. What Is a Cadence?: theoretical and analytical perspectives on cadences in the classical repertoire. Leuven: Leuven University Press, 2015. p. 17-58.

CAPLIN, William E.. The Classical Cadence: conceptions and misconceptions. Journal Of The American Musicological Society, [S.L.], v. 57, n. 1, p. 51-118, abr. 2004. University of California Press. http://dx.doi.org/10.1525/jams.2004.57.1.51.

COOPER, Grosvenor & MEYER, Leonard. The Rhythmic Structure of Music. London: The University of Chicago Press, 1960.

ECKERT, Stefan. So, you want to write a Minuet?: historical perspectives in teaching theory. Music Theory Online: Music Theory Online. Bloomington, p. 1-12. jun. 2005. Disponível em: https://mtosmt.org/issues/mto.05.11.2/mto.05.11.2.eckert.html#Beginning. Acesso em: 18 dez. 2023.

FENAROLI, Fedele. Partimenti e regole musicali per quelli che vogliono suonare coi numeri e per i principianti di Cont. Milão: Giovanni Ricordi, 1847. 152 p. Disponível em: https://play.google.com/books/reader?id=fzyIzUDVXz4C&pg=GBS.PP1&hl=pt. Acesso em: 18 dez. 2023.

FENAROLI, Fedele. Regole Musicali Por Principianti Di Cembalo. 1775. Editado por Robert O. Gjerdingen. Disponível em: https://web.archive.org/web/20160719174009/http://faculty-web.at.northwestern.edu/music/gjerdingen/P. Acesso em: 26 jun. 2023.

FRAGA, Orlando. Progressão linear: uma breve introdução à teoria de schenker. Londrina: Eduel, 2011. 124 p.

GJERDINGEN, Robert O.. A Classic Turn of Phrase: music and the psychology of convention. Filadélfia: University Of Pennsylvania Press, 1988.

GJERDINGEN, Robert O.. Music in the galant style. New York: Oxford University Press, Inc., 2007.

HASTY, Christopher. Meter as Rhythm. Oxford: Oxford University Press, 1997

IJZERMAN, Job. Harmony, Counterpoint, Partimento: a new method inspired by old masters. Nova Iorque: Oxford University Press, 2018.

KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy; ALMÉN, Byron. Tonal harmony: with an introduction to twentieth-century music. 7. ed. New York: McGraw-Hill, 2013.

LAITZ, Steven Geoffrey. The complete musician: an integrated approach to tonal theory, analysis, and listening. 3. ed. New York: Oxford University Press, Inc., 2012. 875 p.

LERDAHL, Fred, & JACKENOFF, Ray. A Generative Theory of Tonal Music. Cambridge, MA: MIT Press. 1983

MACHADO NETO, Diósnio et al. É assim, porque é assim que tem que ser: a retórica galante nos motetes de josé maurício, observada no uso da pedagogia dos partimenti, da gr.Musica Theorica, [S.L.], v. 5, n. 2, p. 74-141, 7 jul. 2021. Associacao Brasileira de Teoria e Analise Musical (TeMA). http://dx.doi.org/10.52930/mt.v5i2.167. Disponível em: https://revistamusicatheorica.tema.mus.br/index.php/musica-theorica/article/view/167. Acesso em: 18 dez. 2023.

MIRKA, Danuta. Metric Manipulations in Haydn and Mozart Chamber Music for Strings, 1787 - 1791, Nova Iorque: Oxford University Press, 2009.
MIRKA, Danuta. Hypermetric Manipulations in Haydn and Mozart Chamber Music for Strings, 1787–1791, Nova Iorque: Oxford University Press, 2021.
SANGUINETTI, Giorgio. The art of partimento: history, theory, and practice. New York: Oxford University Press, Inc., 2012.

SÉPE, João. Tratado de Harmonia. 10. ed. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1941.

TAVARES, Fernando. A Arte do Partimento em sua história, fundamentos, práticas e discussão musicológica: análise historiográfica para a consolidação de um saber para a pedagogia da música. 2021. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Música, Escola de Comunicações e Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021.

VAN TOUR, Peter. Counterpoint and Partimento: methods of teaching composition in late eighteenth-century Naples. Uppsala: Uppsala Universitet, 2015. 318 p.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Fernando Tavares


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP