126912 - Explorando Fronteiras: desafios e perspectivas da IA no ensino de línguas |
Período da turma: | 14/08/2024 a 23/10/2024
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Descrição: | Apresentação do Curso
O curso oferece uma oportunidade para explorar a interseção entre tecnologia e educação linguística, examinando as questões éticas, técnicas e pedagógicas que surgem nesse contexto. O curso será ministrado por meio de aulas interativas, discussões em grupo, estudos de caso e atividades práticas. Os participantes terão a oportunidade de colaborar, trocar experiências e explorar recursos de IA aplicados ao ensino de línguas. Docente Responsável Profa. Dra. Mônica Ferreira Mayrink O’Kuinghttons Nº USP 1479351 Ministrante(s) Profa. Dra. Letícia de Souza Gonçalves Público-alvo Professores de Línguas Estrangeiras, estudantes do curso de Letras e interessados na interseção entre inteligência artificial e ensino de línguas. Carga horária 30 horas Modalidade Online Objetivos Gerais Fornecer uma compreensão básica do que é a inteligência artificial e como ela está sendo aplicada no ensino de línguas. Objetivos Específicos Analisar os desafios enfrentados na integração da IA no ensino de línguas, como questões éticas, técnicas e pedagógicas; destacar as oportunidades oferecidas pela IA para aprimorar o ensino de línguas, como personalização do aprendizado e adaptação de materiais; explorar as tendências emergentes e futuras no campo da IA aplicada ao ensino de línguas; proporcionar aos participantes a oportunidade de experimentar e utilizar ferramentas e recursos de IA no contexto do ensino de línguas, por meio de atividades práticas e exercícios; incentivar uma reflexão crítica sobre o papel da IA no ensino de línguas, incluindo suas limitações e implicações sociais, culturais e pedagógicas. Justificativa O curso justifica-se por oferecer aos participantes a oportunidade de adquirir habilidades e conhecimentos relevantes para o uso eficaz da IA no ensino de línguas. Ao explorar as possibilidades oferecidas pela IA, os participantes poderão descobrir maneiras de personalizar o ensino, adaptando-o às necessidades individuais dos alunos e promovendo uma aprendizagem mais eficaz e envolvente. O curso justifica-se também por explorar como as tecnologias de IA podem ser integradas no ensino de línguas, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprender sobre novas metodologias e abordagens pedagógicas de maneira crítico- reflexiva. Conteúdo Programático Introdução à Inteligência Artificial Definição de IA e seu impacto na sociedade Aplicações da IA no ensino de línguas Introdução aos chatbots e assistentes de linguagem Desafios e limitações dos chatbots Plataformas de aprendizagem adaptativa para personalização do ensino de línguas Exploração de plataformas de aprendizagem adaptativa que utilizam IA para personalizar o ensino de línguas O papel do professor na integração de plataformas de aprendizagem adaptativa no currículo Design de currículo e material didático Estratégias para integrar ferramentas de IA ao currículo Tendências emergentes em IA e seu impacto no ensino de línguas Desafios e oportunidades futuras Princípios éticos para desenvolvimento e uso de tecnologias de IA Implicações sociais, culturais e pedagógicas da IA no ensino de línguas Metodologia O curso será realizado pelas plataformas GoogleMeet e Moodle para acesso às atividades e materiais de apoio. Contemplará: aulas expositivas síncronas para fornecer uma introdução teórica aos conceitos-chave relacionados à IA no ensino de línguas; apresentação de estudos de caso e exemplos práticos de como a IA está sendo utilizada no ensino de línguas em diferentes contextos; discussões e debates em grupo sobre questões éticas, pedagógicas e práticas relacionadas ao uso da IA no ensino de línguas. Por fim, os participantes serão envolvidos em atividades práticas e projetos que os desafiem a aplicar os conhecimentos adquiridos. Avaliação A avaliação será composta da participação nas discussões, realização de trabalhos individuais ou em grupo e apresentação de seminários. Ao final do curso, será realizada uma avaliação final que poderá ser uma apresentação oral ou uma produção textual. Critérios para aprovação Presença mínima de 75%, participação ativa e desempenho nas avaliações. Frequência mínima 75% Oferecimento Número de vagas por turma 50 Pré-Requisitos Ter acesso a computador com internet, estar envolvido(a) direta ou indiretamente com ensino de línguas, possuir compreensão básica de tecnologia, estar familiarizado(a) com o uso de computadores e/ou dispositivos móveis e demonstrar motivação e interesse pelo tema do curso. Teste de Nível Não há Bibliografia ALI, Z. Artificial Intelligence (AI): A Review of its Uses in Language Teaching and Learning. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, 2020. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1757- 899X/769/1/012043/pdf. Acesso em: 09 maio 2024. CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, Uniandes Lidie, v. 12, nº 1, p. 11-24, 1999. LEFFA, V. J. Uma ferramenta de autoria para o professor. O que é e o que faz. Letras de Hoje. Porto Alegre. v.41, n. 2, p. 189-214, jun, 2006b. 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São Paulo: Novatec, 2023. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Letícia de Souza Gonçalves |
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