Atividade

126912 - Explorando Fronteiras: desafios e perspectivas da IA no ensino de línguas

Período da turma: 14/08/2024 a 23/10/2024

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Descrição: Apresentação do Curso
O curso oferece uma oportunidade para explorar a interseção
entre tecnologia e educação linguística, examinando as questões
éticas, técnicas e pedagógicas que surgem nesse contexto. O
curso será ministrado por meio de aulas interativas, discussões em
grupo, estudos de caso e atividades práticas. Os participantes
terão a oportunidade de colaborar, trocar experiências e explorar
recursos de IA aplicados ao ensino de línguas.
Docente Responsável Profa. Dra. Mônica Ferreira Mayrink O’Kuinghttons
Nº USP 1479351
Ministrante(s) Profa. Dra. Letícia de Souza Gonçalves
Público-alvo Professores de Línguas Estrangeiras, estudantes do curso de
Letras e interessados na interseção entre inteligência artificial e
ensino de línguas.
Carga horária 30 horas
Modalidade
Online

Objetivos Gerais
Fornecer uma compreensão básica do que é a inteligência artificial
e como ela está sendo aplicada no ensino de línguas.

Objetivos Específicos
Analisar os desafios enfrentados na integração da IA no ensino de
línguas, como questões éticas, técnicas e pedagógicas; destacar
as oportunidades oferecidas pela IA para aprimorar o ensino de
línguas, como personalização do aprendizado e adaptação de
materiais; explorar as tendências emergentes e futuras no campo
da IA aplicada ao ensino de línguas; proporcionar aos participantes
a oportunidade de experimentar e utilizar ferramentas e recursos
de IA no contexto do ensino de línguas, por meio de atividades
práticas e exercícios; incentivar uma reflexão crítica sobre o papel
da IA no ensino de línguas, incluindo suas limitações e implicações
sociais, culturais e pedagógicas.

Justificativa
O curso justifica-se por oferecer aos participantes a oportunidade
de adquirir habilidades e conhecimentos relevantes para o uso
eficaz da IA no ensino de línguas. Ao explorar as possibilidades
oferecidas pela IA, os participantes poderão descobrir maneiras de
personalizar o ensino, adaptando-o às necessidades individuais
dos alunos e promovendo uma aprendizagem mais eficaz e
envolvente. O curso justifica-se também por explorar como as
tecnologias de IA podem ser integradas no ensino de línguas,
oferecendo aos participantes a oportunidade de aprender sobre
novas metodologias e abordagens pedagógicas de maneira crítico-
reflexiva.

Conteúdo Programático
 Introdução à Inteligência Artificial
 Definição de IA e seu impacto na sociedade
 Aplicações da IA no ensino de línguas
 Introdução aos chatbots e assistentes de linguagem
 Desafios e limitações dos chatbots
 Plataformas de aprendizagem adaptativa para
personalização do ensino de línguas
 Exploração de plataformas de aprendizagem adaptativa
que utilizam IA para personalizar o ensino de línguas
 O papel do professor na integração de plataformas de
aprendizagem adaptativa no currículo
 Design de currículo e material didático
 Estratégias para integrar ferramentas de IA ao currículo
 Tendências emergentes em IA e seu impacto no ensino de
línguas
 Desafios e oportunidades futuras
 Princípios éticos para desenvolvimento e uso de
tecnologias de IA
 Implicações sociais, culturais e pedagógicas da IA no
ensino de línguas

Metodologia
O curso será realizado pelas plataformas GoogleMeet e Moodle
para acesso às atividades e materiais de apoio. Contemplará:
aulas expositivas síncronas para fornecer uma introdução teórica
aos conceitos-chave relacionados à IA no ensino de línguas;
apresentação de estudos de caso e exemplos práticos de como a
IA está sendo utilizada no ensino de línguas em diferentes
contextos; discussões e debates em grupo sobre questões éticas,
pedagógicas e práticas relacionadas ao uso da IA no ensino de
línguas. Por fim, os participantes serão envolvidos em atividades
práticas e projetos que os desafiem a aplicar os conhecimentos
adquiridos.

Avaliação
A avaliação será composta da participação nas discussões,
realização de trabalhos individuais ou em grupo e apresentação de
seminários. Ao final do curso, será realizada uma avaliação final
que poderá ser uma apresentação oral ou uma produção textual.
Critérios para aprovação Presença mínima de 75%, participação ativa e desempenho nas

avaliações.
Frequência mínima 75%

Oferecimento
Número de vagas por turma 50
Pré-Requisitos
Ter acesso a computador com internet, estar envolvido(a) direta ou
indiretamente com ensino de línguas, possuir compreensão básica
de tecnologia, estar familiarizado(a) com o uso de computadores
e/ou dispositivos móveis e demonstrar motivação e interesse pelo


tema do curso.
Teste de Nível Não há

Bibliografia
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VICARI, R. M.; BRACKMANN, C.; MIZUSAKI, L.; GALAFASSI, C.
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2023.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Letícia de Souza Gonçalves


 
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