Atividade

126902 - Práticas de leitura de textos argumentativos em inglês da área da saúde – nível intermediário

Período da turma: 20/09/2024 a 11/10/2024

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Descrição: Apresentação do curso:
Conteúdo ministrado em inglês, voltado para o desenvolvimento de leitura de textos com foco em temas específicos da área da saúde.

Público-alvo:
Alunos da graduação, pós-graduação, funcionários e público externo.

Modalidade:
Presencial

Objetivo Geral:
Praticar leitura e interpretação de textos argumentativos nos gêneros acadêmicos, jornalísticos e literários que abordam o tema saúde, observando a organização dos argumentos e ideias defendidas.

Objetivos Específicos:
Conscientizar-se sobre teoria e prática argumentativas. Comparar argumentos apresentados por textos a partir de pontos de vista diferentes. Fazer reflexão sobre as informações divulgadas pelos diferentes textos e vídeos apresentados.

Justificativa:
O ato de argumentar é uma prática da vida em sociedade, que exige habilidades de seleção de ideias e interpretação tanto do enunciador (autor, falante) como do enunciatário (leitor, ouvinte). A produção e interpretação de discursos argumentativos escritos nem sempre faz parte de programas de ensino de língua. Essa lacuna pode ser em parte atendida por esse
programa que propõe leitura crítica e debate sobre temas ligados à saúde.

Conteúdo Programático:
Serão abordados temas relacionados à área de vacinas,
importância das narrativas de pacientes em consultas
médicas, meditação no ambiente de trabalho e tratamento
para obesidade.
1. Tipos de argumento e suas respectivas linhas de raciocínio:
indutivo, dedutivo, comparação por semelhança/contraste.
2. Reconhecimento dos argumentos em sentenças e textos
apresentados.
3. Leitura crítica dos textos apresentados.
4. Interpretação de vídeos que abordam o assunto em
questão.

Metodologia:
Ensino presencial, com aulas expositivas, leitura de material didático preparado pela educadora, exibição de vídeos, trabalhos individuais, em duplas ou pequenos grupos.

Avaliação:
O aluno será avaliado por meio de atividades de leitura.

Critérios para aprovação:
75% das atividades online síncronas e nota final mínima 7,0 nos trabalhos orais e escritos.

Frequência mínima:
Os alunos devem frequentar 75% das carga horária total. Número de vagas por turma 25 vagas por grupo

Pré-Requisitos:
Nível de inglês para ingresso: mínimo B1 https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b1 ou ter estudado de quatro a seis semestres de inglês.

Teste de Nível:
Antes de iniciar o curso, os alunos deverão enviar para a educadora o certificado de nível B1, ou certificado de conclusão de curso de inglês especificando esse nível exigido.
Bibliografia FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015. PERELMAN, Chaim & OLBRECHTS-TYTECA, Lucie, Tratado da Argumentação: A Nova retórica, WMF Martins Fontes; 3a edição (22 outubro 2014).

Informação relevante:
Curso destinado a interessados pela interpretação de textos que apresentem pontos de vista diferentes. O material foi pesquisado e elaborado pela professora.

Carga Horária:

10 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Ana Sílvia Ciampone Ferreira


 
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