126902 - Práticas de leitura de textos argumentativos em inglês da área da saúde – nível intermediário |
Período da turma: | 20/09/2024 a 11/10/2024
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Descrição: | Apresentação do curso:
Conteúdo ministrado em inglês, voltado para o desenvolvimento de leitura de textos com foco em temas específicos da área da saúde. Público-alvo: Alunos da graduação, pós-graduação, funcionários e público externo. Modalidade: Presencial Objetivo Geral: Praticar leitura e interpretação de textos argumentativos nos gêneros acadêmicos, jornalísticos e literários que abordam o tema saúde, observando a organização dos argumentos e ideias defendidas. Objetivos Específicos: Conscientizar-se sobre teoria e prática argumentativas. Comparar argumentos apresentados por textos a partir de pontos de vista diferentes. Fazer reflexão sobre as informações divulgadas pelos diferentes textos e vídeos apresentados. Justificativa: O ato de argumentar é uma prática da vida em sociedade, que exige habilidades de seleção de ideias e interpretação tanto do enunciador (autor, falante) como do enunciatário (leitor, ouvinte). A produção e interpretação de discursos argumentativos escritos nem sempre faz parte de programas de ensino de língua. Essa lacuna pode ser em parte atendida por esse programa que propõe leitura crítica e debate sobre temas ligados à saúde. Conteúdo Programático: Serão abordados temas relacionados à área de vacinas, importância das narrativas de pacientes em consultas médicas, meditação no ambiente de trabalho e tratamento para obesidade. 1. Tipos de argumento e suas respectivas linhas de raciocínio: indutivo, dedutivo, comparação por semelhança/contraste. 2. Reconhecimento dos argumentos em sentenças e textos apresentados. 3. Leitura crítica dos textos apresentados. 4. Interpretação de vídeos que abordam o assunto em questão. Metodologia: Ensino presencial, com aulas expositivas, leitura de material didático preparado pela educadora, exibição de vídeos, trabalhos individuais, em duplas ou pequenos grupos. Avaliação: O aluno será avaliado por meio de atividades de leitura. Critérios para aprovação: 75% das atividades online síncronas e nota final mínima 7,0 nos trabalhos orais e escritos. Frequência mínima: Os alunos devem frequentar 75% das carga horária total. Número de vagas por turma 25 vagas por grupo Pré-Requisitos: Nível de inglês para ingresso: mínimo B1 https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b1 ou ter estudado de quatro a seis semestres de inglês. Teste de Nível: Antes de iniciar o curso, os alunos deverão enviar para a educadora o certificado de nível B1, ou certificado de conclusão de curso de inglês especificando esse nível exigido. Bibliografia FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015. PERELMAN, Chaim & OLBRECHTS-TYTECA, Lucie, Tratado da Argumentação: A Nova retórica, WMF Martins Fontes; 3a edição (22 outubro 2014). Informação relevante: Curso destinado a interessados pela interpretação de textos que apresentem pontos de vista diferentes. O material foi pesquisado e elaborado pela professora. |
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Carga Horária: |
10 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Ana Sílvia Ciampone Ferreira |
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