126898 - EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA, MOVIMENTOS, RESISTÊNCIAS E PROPOSIÇÕES (2ª edição). |
Período da turma: | 21/08/2024 a 04/12/2024
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Descrição: | 21/08 ABERTURA
Qual Desenvolvimento? Brasil – Indústria e Brasil – Reforma Agrária Participantes Fausto Augusto Jr Presidente do CN-SESI João Pedro Stedile (Coord. Nacional do MST) 28/08 BRASIL O objetivo desta aula é contextualizar historicamente o embate entre o público e o privado na dinâmica educacional brasileira, de modo a situar a forma pela qual mecanismos econômicos, especialmente neoliberais, forneceram subsídios cruciais para o avanço da extrema direita no país. Educação – Contexto Geral e antigas novas questões da relação público-privado Sonia Kruppa e Fábio Mascarenhas 11/09 BRASIL O objetivo desta aula é dialogar sobre o avanço da extrema direita no país, especialmente a partir de 2016, levando em consideração tanto uma análise conjuntural mais ampla, como as especificidades do setor educacional. Educação e Ameaças da Direita Sonia Kruppa e Fábio Mascarenhas 18/09 1.Relações China e AL 2. As Instituições Acadêmicas que estudam a AL Coord – Marilene Proença (PROLAM) Participação: Wagner Iglesias (PROLAM) e Geovana Lunardi Mendes (Udesc) 25/09 ARGENTINA O objetivo desta aula é discutir o conceito de América Latina, abordando origens, interpretações e problemáticas relacionadas ao termo. A aula vai abordar também os debates sobre regionalismo e integração regional na América Latina. Modelos e experiências de integração latino-americana nos séculos XX e XXI. ALALC. ALADI. Pacto Andino. ALCA. MERCOSUL. ALBA. UNASUL. América Latina: conceito, interpretações e unidade continental Participantes: Wagner Iglecias e Gabriel Dib de Vuono 02/10 ARGENTINA Esta aula busca discutir os principais aspectos da história das relações econômicas entre o Brasil e Argentina a partir da concepção da integração econômica regional. A análise considera como ponto de partida a aproximação entre os dois países durante a década de 1980, seguindo a análise até a criação e evolução do Mercosul. Argentina, Brasil e a Integração Econômica Regional MInistrante: Prof. Dr. Márcio Bobik Braga 09/10 VENEZUELA E COLÔMBIA Esta aula aborda a educação de crianças migrantes venezuelanas em tempos de pandemia, utilizando o método do Materialismo Histórico para fazer uma Análise de conjuntura. Explora o contexto da educação básica na Colômbia, com foco na cidade fronteiriça de San José de Cúcuta; analisa os desafios e dificuldades enfrentados pelo sistema educativo, incluindo adaptação curricular, falta de recursos e infraestrutura e discriminação xenofóbica. Além disso, destacamos iniciativas positivas que facilitaram a integração escolar dos migrantes durante a crise sanitária da COVID 19. Migración de estudiantes venezolanos para Brasil y Colombia: impactos en la escolarización bajo la influencia de la Pandemia de Covid-19. Participação: Dra. Marilene Proença Rebello de Souza e Jáder Hernando Mejía Cano 16/10 ARGENTINA, BRASIL, EL SALVADOR Esta aula traz os apontamentos sobre educação virtual. Formação de professores na educação virtual. O papel do professor na Educação Virtual (nível técnico e atitudinal). O papel do aluno na Educação Virtual (nível técnico e atitudinal). Os elementos didáticos no processo de educação virtual (objetivos, conteúdos, atividades, recursos, avaliação). Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em tempos de Pandemia. Adaptação curricular na educação virtual. Conquistas no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. Restrições apresentadas no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia. Desafios a serem superados no futuro no Processo de Ensino e aprendizagem na Educação Virtual. O contexto dos vínculos humanos na educação virtual (relações pessoais, solidariedade, cooperação etc.). Consequências da pandemia no desenvolvimento acadêmico e pessoal de professores e alunos (desempenho, emoções, saúde etc.). Aprendizagens e desafios da educação virtual latino-americana durante a pandemia COVID-19. Recorte Argentina-Brasil-El Salvador. Participação Profa. Dra. Rita de Cassia Lima e Castro 13/11 BRASIL E COLÔMBIA Educação popular na América Latina: experiências dos movimentos sociais de reforma agrária no Brasil e Colômbia" Para os movimentos sociais a educação é entendida como uma das principais ferramentas de luta, reivindicação de direitos e emancipação trabalhadores, sobretudo para os movimentos sociais de reforma agrária. Baseando-se na psicologia escolar crítica, de base marxista, e se apoiando no materialismo histórico dialético, vamos discutir a educação popular na América Latina a partir da prática de dois movimentos sociais de reforma agrária, sendo o MST no Brasil e o CNA na Colômbia, buscando evidenciar que a educação é entendida como o principal instrumento de enfrentamento ao fatalismo latino americo. Participantes: Marilene Proença e Juliana Rudge 30/10 ARGENTINA Destacada por seus níveis de escolaridade na América Latina junto a outros países como Uruguai e Chile, a Argentina passou por distintas fases ao longo do tempo para a estruturação de seu sistema educacional, das escolas de formação básica e técnica às universidades. A aula tem por objetivo, desta forma, promover uma análise introdutória à temática da Educação naquele país, desde as reformas de Domingo Sarmiento, presidente argentino entre 1868 e 1874, até as propostas para a área feitas pelo atual governo do país. De Sarmiento a Milei: uma visão panorâmica das políticas públicas de Educação na Argentina. Ministrante: Wagner Iglecias 06/11 IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina? 23/10 CUBA - Memória e história das políticas educacionais cubanas: implicações na formulação de políticas educacionais em países da América Latina É internacionalmente reconhecida a qualidade que Cuba alcançou em seu sistema educacional, após a Revolução de 1959. Há inúmeras pesquisas realizadas em diversos países que ratificam tal feito. Apresentaremos nessa disciplina memórias e histórias dos profissionais de psicologia envolvidos na elaboração dos fundamentos teórico-práticos da Psicologia da Educação no Ministério de Educação cubano, desde meados dos anos de 1960 até a década de 1990, e seus efeitos na América Latina e Caribe. As narrativas coletadas são fontes orais históricas acerca dos processos educacionais implementados, permitindo compreender por meio das memórias as relações entre o desenvolvimento pessoal e profissional e os impactos da participação coletiva na formação e prática profissional, entrelaçando as histórias individuais com a história do desenvolvimento do sistema educacional. Apresentaremos a metodologia da História Oral, que, permite explicitar realidades indescritíveis que extrapolam os limites da escrita. Espera-se contribuir com estudos que possibilitem a recuperação da memória histórica e seus efeitos nos processos de elaboração das políticas educacionais latino-americanas em todos os níveis de ensino. Participação: Profa. Dra. Alayde Maria Pinto Digiovanni 27/11 CUBA - Ações das cidades MIL de UNESCO en Cuba. Esta aula abordará o conceito de Cidades MIL da UNESCO, seus indicadores e métricas, assim como ele tem começado a se implementar nas cidades de Havana e Varadero em Cuba. Participação : Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz 04/12 ENCERRAMENTO |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
João Francisco Migliari Branco Marilene Proença Rebello de Souza Wagner Tadeu Iglecias |
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