Atividade

126896 - Metodologias Ativas e Referenciais Pedagógicos de Co-aprendizagem para Ciências da Natureza

Período da turma: 29/08/2024 a 05/12/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conteúdo:
1. Fundamentação teórica das práticas em aprendizagem ativa: teorias de aprendizagem e
desenvolvimento humano
2. Reflexão e análise de situações reais, seus desafios e modos de superação ou adaptação
3. Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida)
4. Os Métodos Scale-up e Peer Instruction (Instrução pelos Colegas)
5. As Estratégias do TBL (Team-Based Learning)
6. Metodologias ativas em salas de aula numerosas
7. Metodologias ativas e os documentos oficiais

Ementa:
A disciplina tem como objetivos, através de vivências, análises e propostas de aulas, fornecer
subsídios para o planejamento de aulas e sequências didáticas centradas na aprendizagem dos
alunos. Promover o desenvolvimento das principais competências pedagógicas para a
docência. Planejar aulas a partir dos objetivos de aprendizagem, incluindo situações de
aprendizagem ativa. Desenvolver metodologias de avaliação coerentes e relevantes para a
aprendizagem e para as características dos alunos e da disciplina. Relacionar práticas de
aprendizagem ativa com referenciais teóricos de aprendizagem e desenvolvimento humano.

Métodos utilizados:
Os processos de ensino e aprendizagem são pautados nas metodologias ativas para o ensino e
aprendizagem a partir da unidade pedagógica que integra as atividades de ensino e estudo,
visando a aprendizagem por meio de reflexões de textos teóricos e reflexão coletiva sobre os
problemas escolares.

Atividades discentes:
Elaboração de resenhas, seminários, participação em reflexões teórico-práticas,
fundamentados na bibliografia do curso.
Levantamento de temas e questões de interesse relativos aos desafios atuais para se promover
um ensino eficaz no contexto da escola.
Elaboração de planos de ensino para a investigação do problema de ensino derivado dos
interesses iniciais e análises do contexto escolar.
Implementação, avaliação e análise dos planos de ensino.

Bibliografia Básica:
Ambrose, S., Bridges, M., DiPietro, M., Lovett, M., Norman, M. (2010). How Learning Works:
Seven Research-Based Principles for Smart Teaching (1ª ed.). Jossey-Bass. Division of Behavioral
and Social Sciences and Education, Medicine National Academies of Sciences, Engineering,
Board on Science Education.
Beichner, Robert; Saul, Jeff; Abbott, David; Morse, Jeanne; Deardorff, Duane; Allain, Rhett;
Bonham, Scott; Dancy, Melissa; Risley, John. (2008). Student-centered activities for large
enrollment undergraduate programs (SCALE- UP). Research-based Reform of University Physics.
1.
Bowen, R. S. (2017). Understanding by Design. Vanderbilt University Center for Teaching.
Retrieved [todaysdate] from https://cft.vanderbilt.edu/understanding-by-design/.
Canu, M., Duque, M. e de Hosson, C. (2016). “Active Learning session based on Didactical
Engineering framework for conceptual change in students’ equilibrium and stability
understanding”, European Journal of Engineering Education, nº 42, págs. 32-
44.  https://doi.org/10.1080/03043797.2016.1190689
Crimmins, M. T. e Midkiff, B. (2017). “High Structure Active Learning Pedagogy for the Teaching
of Organic Chemistry: Assessing the Impact on Academic Outcomes”, Journal of Chemical
Education, nº 94, págs. 429-438.  https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.6b00663
Freeman, S. et al. (2014). “Active learning increases student performance in science,
engineering, and mathematics”, Proceedings of the National Academy of Sciences, nº 111, págs.
8410–8415. https://www.pnas.org/content/111/23/8410
Jerez, O. et al. (2015). El deseño de syllabus em la educacion superior: uma propuesta
metodologica. Centro de Enseñanza y Aprendizaje (CEA). Facultad de Economia y Negocios. Universidad de Chile. Ediciones Universidad de Chile. 1 a Edição.
Jerez, O. et al. (2021). “Which conditions facilitate the effectiveness of large-group learning
activities? A systematic review of research in higher education”, Learning: Research and
Practice, nº 7, págs. 1-8.  https://doi.org/10.1080/23735082.2020.1871062
LaCosse, J. et al.(2017). An Active-Learning Approach to Fostering Understanding of Research
Methods in Large Classes. Teaching of Psychology, Vol. 44(2) 117-123.
https://doi.org/10.1177/0098628317692614
LaCosse, J. et al. (2017). “An Active-Learning Approach to Fostering Understanding of Research
Methods in Large Classes”, Teaching of Psychology, nª 44, págs. 117-
123.  https://doi.org/10.1177/0098628317692614
Marzano, R, & Kendall, J. (2007). The new taxonomy of educational objectives.Corwin Press.
Marzano, R, & Kendall, J. (2008). Designing & assessing educational objectives: applying the
new taxonomy. Thousand oaks: Corwin Press.
Marzano, R,J. et al. (2005). Dimensiones del aprendizaje. Manual para el maestro. Instituto
Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (ITESO). 2 a Edição. p.376.
Mazur E (1997). Peer Instruction: A User’s Manual, Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
McTighe, J., & Seif, A. (2003). Teaching for meaning and understanding: A summary of
underlying theory and research. Pennsylvania Educational Leadership, 24(1), 6–14.
McTighe, J., Wiggins, G., & ASCD. (2011). The Understanding by Design Guide to Creating High-
Quality Units. ASCD.
Prince, M. (2004). “Does active learning work? A review of the research”, Journal of Engineering
Education, nº 93, págs. 223–232.  https://doi.org/10.1002/j.2168-9830.2004.tb00809.x
Sample, M. (2011). Teaching for Enduring Understanding. Retrieved from
http://www.chronicle.com/blogs/profhacker/teaching-for-enduring-understanding/35243.
Schell, J. A.; Butler, A. C. Insights from the Science of Learning Can Inform Evidence-Based
Implementation of Peer Instruction (2018). Frontiers in Education. Frontiers in Education. 3:33.
doi: 10.3389/feduc.2018.00033.
Vickrey T, Rosploch K, Rahmanian R, Pilarz M, Stains M. Research-based implementation of peer
instruction: a literature review. CBE Life Sci Educ. 2015 Mar 2;14(1):es3. doi: 10.1187/cbe.14-
11-0198. PMID: 25713095; PMCID: PMC4353089.
Wiggins, Grant, and McTighe, Jay. (1998). Backward Design. In Understanding by Design (pp. 13-
34). ASCD.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 35
 
Ministrantes: Anne Louise Scarinci Peres
Carmen Pimentel Cintra do Prado
Marcelo Alves Barros
Verónica Marcela Guridi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP