126896 - Metodologias Ativas e Referenciais Pedagógicos de Co-aprendizagem para Ciências da Natureza |
Período da turma: | 29/08/2024 a 05/12/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Conteúdo:
1. Fundamentação teórica das práticas em aprendizagem ativa: teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano 2. Reflexão e análise de situações reais, seus desafios e modos de superação ou adaptação 3. Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida) 4. Os Métodos Scale-up e Peer Instruction (Instrução pelos Colegas) 5. As Estratégias do TBL (Team-Based Learning) 6. Metodologias ativas em salas de aula numerosas 7. Metodologias ativas e os documentos oficiais Ementa: A disciplina tem como objetivos, através de vivências, análises e propostas de aulas, fornecer subsídios para o planejamento de aulas e sequências didáticas centradas na aprendizagem dos alunos. Promover o desenvolvimento das principais competências pedagógicas para a docência. Planejar aulas a partir dos objetivos de aprendizagem, incluindo situações de aprendizagem ativa. Desenvolver metodologias de avaliação coerentes e relevantes para a aprendizagem e para as características dos alunos e da disciplina. Relacionar práticas de aprendizagem ativa com referenciais teóricos de aprendizagem e desenvolvimento humano. Métodos utilizados: Os processos de ensino e aprendizagem são pautados nas metodologias ativas para o ensino e aprendizagem a partir da unidade pedagógica que integra as atividades de ensino e estudo, visando a aprendizagem por meio de reflexões de textos teóricos e reflexão coletiva sobre os problemas escolares. Atividades discentes: Elaboração de resenhas, seminários, participação em reflexões teórico-práticas, fundamentados na bibliografia do curso. Levantamento de temas e questões de interesse relativos aos desafios atuais para se promover um ensino eficaz no contexto da escola. Elaboração de planos de ensino para a investigação do problema de ensino derivado dos interesses iniciais e análises do contexto escolar. Implementação, avaliação e análise dos planos de ensino. Bibliografia Básica: Ambrose, S., Bridges, M., DiPietro, M., Lovett, M., Norman, M. (2010). How Learning Works: Seven Research-Based Principles for Smart Teaching (1ª ed.). Jossey-Bass. Division of Behavioral and Social Sciences and Education, Medicine National Academies of Sciences, Engineering, Board on Science Education. Beichner, Robert; Saul, Jeff; Abbott, David; Morse, Jeanne; Deardorff, Duane; Allain, Rhett; Bonham, Scott; Dancy, Melissa; Risley, John. (2008). Student-centered activities for large enrollment undergraduate programs (SCALE- UP). Research-based Reform of University Physics. 1. Bowen, R. S. (2017). Understanding by Design. Vanderbilt University Center for Teaching. Retrieved [todaysdate] from https://cft.vanderbilt.edu/understanding-by-design/. Canu, M., Duque, M. e de Hosson, C. (2016). “Active Learning session based on Didactical Engineering framework for conceptual change in students’ equilibrium and stability understanding”, European Journal of Engineering Education, nº 42, págs. 32- 44. https://doi.org/10.1080/03043797.2016.1190689 Crimmins, M. T. e Midkiff, B. (2017). “High Structure Active Learning Pedagogy for the Teaching of Organic Chemistry: Assessing the Impact on Academic Outcomes”, Journal of Chemical Education, nº 94, págs. 429-438. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.6b00663 Freeman, S. et al. (2014). “Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics”, Proceedings of the National Academy of Sciences, nº 111, págs. 8410–8415. https://www.pnas.org/content/111/23/8410 Jerez, O. et al. (2015). El deseño de syllabus em la educacion superior: uma propuesta metodologica. Centro de Enseñanza y Aprendizaje (CEA). Facultad de Economia y Negocios. Universidad de Chile. Ediciones Universidad de Chile. 1 a Edição. Jerez, O. et al. (2021). “Which conditions facilitate the effectiveness of large-group learning activities? A systematic review of research in higher education”, Learning: Research and Practice, nº 7, págs. 1-8. https://doi.org/10.1080/23735082.2020.1871062 LaCosse, J. et al.(2017). An Active-Learning Approach to Fostering Understanding of Research Methods in Large Classes. Teaching of Psychology, Vol. 44(2) 117-123. https://doi.org/10.1177/0098628317692614 LaCosse, J. et al. (2017). “An Active-Learning Approach to Fostering Understanding of Research Methods in Large Classes”, Teaching of Psychology, nª 44, págs. 117- 123. https://doi.org/10.1177/0098628317692614 Marzano, R, & Kendall, J. (2007). The new taxonomy of educational objectives.Corwin Press. Marzano, R, & Kendall, J. (2008). Designing & assessing educational objectives: applying the new taxonomy. Thousand oaks: Corwin Press. Marzano, R,J. et al. (2005). Dimensiones del aprendizaje. Manual para el maestro. Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (ITESO). 2 a Edição. p.376. Mazur E (1997). Peer Instruction: A User’s Manual, Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall. McTighe, J., & Seif, A. (2003). Teaching for meaning and understanding: A summary of underlying theory and research. Pennsylvania Educational Leadership, 24(1), 6–14. McTighe, J., Wiggins, G., & ASCD. (2011). The Understanding by Design Guide to Creating High- Quality Units. ASCD. Prince, M. (2004). “Does active learning work? A review of the research”, Journal of Engineering Education, nº 93, págs. 223–232. https://doi.org/10.1002/j.2168-9830.2004.tb00809.x Sample, M. (2011). Teaching for Enduring Understanding. Retrieved from http://www.chronicle.com/blogs/profhacker/teaching-for-enduring-understanding/35243. Schell, J. A.; Butler, A. C. Insights from the Science of Learning Can Inform Evidence-Based Implementation of Peer Instruction (2018). Frontiers in Education. Frontiers in Education. 3:33. doi: 10.3389/feduc.2018.00033. Vickrey T, Rosploch K, Rahmanian R, Pilarz M, Stains M. Research-based implementation of peer instruction: a literature review. CBE Life Sci Educ. 2015 Mar 2;14(1):es3. doi: 10.1187/cbe.14- 11-0198. PMID: 25713095; PMCID: PMC4353089. Wiggins, Grant, and McTighe, Jay. (1998). Backward Design. In Understanding by Design (pp. 13- 34). ASCD. |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 35 | ||||
Ministrantes: |
Anne Louise Scarinci Peres Carmen Pimentel Cintra do Prado Marcelo Alves Barros Verónica Marcela Guridi |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |