Atividade

126872 - Módulo III: ESTRATÉGIAS

Período da turma: 18/11/2025 a 24/03/2026

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Descrição: 1 - Decisões estratégicas: preço, produto, distribuição e comunicação
• Tomado Decisões;
• Critérios de Tomada de Decisão sob Incerteza;
• Tomada de decisão sem experimentação;
• Tomada de decisão com probabilidades;• Valor esperado da informação perfeita;
Árvore de Decisão Sequencial.
Bilbliografia:
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005
GRACIOSO, Francisco. MARKETING ESTRATÉGICO: Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado. Ed. Atlas, 2007

2 - Marketing Estratégico e Branding
• Marketing Estratégico;
• Ferramentas para a Diferenciação Competitiva;
• Estratégia de Posicionamento;
• Ciclo de Vida do Produto, Estratégias de Marketing no decorrer do CVP e Evolução do Mercado.
• Estratégias da Líder de Mercado e da Desafiante de Mercado.
• Conceito de marca, patente e licenciamento
• Marca e os cinco sentidos
• Gestão de marcas
• Estudos tipográficos voltados ao Branding
• Manual de identidade e sua importância na manutenção da gestão da marca
Bibliografia:
TYBOUT, Alice M. Calkins, Tim. Branding. Ed. Atlas, 2006
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005
GRACIOSO, Francisco. MARKETING ESTRATÉGICO: Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado. Ed. Atlas, 2007.

3 -Marketing de Relacionamento e Comportamento do Consumidor
• Marketing de Relacionamento;
• Vendas SPIN;
• Equipe de Vendas;
• Capacidade do Fornecedor e Compromisso de Relacionamento;
• CRM
Bibliografia:
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005
GIGLIO, Ernesto Michelangelo. O comportamento do consumidor. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002
HAWKINS, Del I. MOTHERSBAUGH, David L. Best, Roger J. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. Ed. Campus, 2007

4 -Planejamento Estratégico Contemporâneo
• Metodologias para o desenvolvimento de um planejamento estratégico
• Conceitos Básicos de Análise Estrutural e Processo de Gestão Estratégica
• Estratégias Genéricas e Cadeias de Valor
• Posicionamento Estratégico e Portfólio de Produtos/Serviços
• Fatores Determinantes de Competitividade
• De Unidades Estratégicas de Negócios – UEN’s (SBU’s), para “Clusters”
• Seleção, Avaliação e Implementação de Estratégias
• Criatividade e Inovação: de Foco no Cliente para Foco no Mercado
Bibliografia:
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005
SAPIRO, Arao. Planejamento Estratégico. Ed. Campus, 2010
PETERSON, Steven D. Planejamento Estratégico. Ed. Campus, 1999

5 -Organizações em Rede
• Estruturas organizacionais e o fenômeno das redes na sociedade pós-industrial.
• Os impactos da tecnologia da informação e seus efeitos de evolução
• Tipos de redes e suas diferentes estruturas
• Análise de uma rede e sua relação com os elementos estruturantes
• A organização das redes e sua relação com políticas públicas, inovação e sistemas produtivos, governança, gestão social edesenvolvimento local
• Metodologia para estudos de redes
• Casos de organizações em redes
Bibliografia:
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
CIERT, M R; MARCH, J G. A behavioral theory of the firm. 2. ed. New York: Blackwell Publishers, 1992.
RUCKER, P. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993.
Economia industrial: fundamentos teóricos e práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
FONTES, S.S. Aprendizagem, redes de firmas e redes de aprendizagem. In: Teixeira, F. (Org.). Gestão de redes de cooperação interempresariais. Salvador: Casa da Qualidade, 2005.
FLEURY, S; OUVERNEY, A.M. Gestao de redes - a estratégia de regionalização da política de saúde. Rio de Janeiro: FGV, 2007. FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L. A arquitetura das redes empresariais como função do domínio de conhecimentos. In: AMATO NETO (Org.). Redes entre organizações. São Paulo: Atlas, 2005.
VILLELA, Lamounier Retal. Redes empresariais como germe da gestão social e do desenvolvimento local - o caso de Nova Friburgo RJ. In: CANÇADO, A. C. (Org.). Os desafios da formação em gestão social. Palmas: Provisão, 2008.

6 -Balanced Scorecard
• Histórico do BSC
• Metodologia do BSC
• Perspectiva financeira
• Perspectiva clientes
• Perspectiva processos internos
• Perspectiva aprendizado e crescimento
• Indicadores de desempenho
Bibliografia:
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005
HERRERO, Emilio. Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica. Ed. Campus, 2005 KAPLAN, Robert S. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard.Ed. Campus, 1997

Carga Horária:

72 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Alexandre Sergio Cavalcanti de Melo
Irene Kazumi Miura
Lúcia Aparecida da Silva Borges
Marina Toledo Lourenção Rocha


 
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