126872 - Módulo III: ESTRATÉGIAS |
Período da turma: | 18/11/2025 a 24/03/2026
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Descrição: | 1 - Decisões estratégicas: preço, produto, distribuição e comunicação
• Tomado Decisões; • Critérios de Tomada de Decisão sob Incerteza; • Tomada de decisão sem experimentação; • Tomada de decisão com probabilidades;• Valor esperado da informação perfeita; Árvore de Decisão Sequencial. Bilbliografia: KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005 GRACIOSO, Francisco. MARKETING ESTRATÉGICO: Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado. Ed. Atlas, 2007 2 - Marketing Estratégico e Branding • Marketing Estratégico; • Ferramentas para a Diferenciação Competitiva; • Estratégia de Posicionamento; • Ciclo de Vida do Produto, Estratégias de Marketing no decorrer do CVP e Evolução do Mercado. • Estratégias da Líder de Mercado e da Desafiante de Mercado. • Conceito de marca, patente e licenciamento • Marca e os cinco sentidos • Gestão de marcas • Estudos tipográficos voltados ao Branding • Manual de identidade e sua importância na manutenção da gestão da marca Bibliografia: TYBOUT, Alice M. Calkins, Tim. Branding. Ed. Atlas, 2006 KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005 GRACIOSO, Francisco. MARKETING ESTRATÉGICO: Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado. Ed. Atlas, 2007. 3 -Marketing de Relacionamento e Comportamento do Consumidor • Marketing de Relacionamento; • Vendas SPIN; • Equipe de Vendas; • Capacidade do Fornecedor e Compromisso de Relacionamento; • CRM Bibliografia: KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005 GIGLIO, Ernesto Michelangelo. O comportamento do consumidor. 2.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002 HAWKINS, Del I. MOTHERSBAUGH, David L. Best, Roger J. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR. Ed. Campus, 2007 4 -Planejamento Estratégico Contemporâneo • Metodologias para o desenvolvimento de um planejamento estratégico • Conceitos Básicos de Análise Estrutural e Processo de Gestão Estratégica • Estratégias Genéricas e Cadeias de Valor • Posicionamento Estratégico e Portfólio de Produtos/Serviços • Fatores Determinantes de Competitividade • De Unidades Estratégicas de Negócios – UEN’s (SBU’s), para “Clusters” • Seleção, Avaliação e Implementação de Estratégias • Criatividade e Inovação: de Foco no Cliente para Foco no Mercado Bibliografia: KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005 SAPIRO, Arao. Planejamento Estratégico. Ed. Campus, 2010 PETERSON, Steven D. Planejamento Estratégico. Ed. Campus, 1999 5 -Organizações em Rede • Estruturas organizacionais e o fenômeno das redes na sociedade pós-industrial. • Os impactos da tecnologia da informação e seus efeitos de evolução • Tipos de redes e suas diferentes estruturas • Análise de uma rede e sua relação com os elementos estruturantes • A organização das redes e sua relação com políticas públicas, inovação e sistemas produtivos, governança, gestão social edesenvolvimento local • Metodologia para estudos de redes • Casos de organizações em redes Bibliografia: CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. CIERT, M R; MARCH, J G. A behavioral theory of the firm. 2. ed. New York: Blackwell Publishers, 1992. RUCKER, P. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993. Economia industrial: fundamentos teóricos e práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2002. FONTES, S.S. Aprendizagem, redes de firmas e redes de aprendizagem. In: Teixeira, F. (Org.). Gestão de redes de cooperação interempresariais. Salvador: Casa da Qualidade, 2005. FLEURY, S; OUVERNEY, A.M. Gestao de redes - a estratégia de regionalização da política de saúde. Rio de Janeiro: FGV, 2007. FLEURY, A.; FLEURY, M.T.L. A arquitetura das redes empresariais como função do domínio de conhecimentos. In: AMATO NETO (Org.). Redes entre organizações. São Paulo: Atlas, 2005. VILLELA, Lamounier Retal. Redes empresariais como germe da gestão social e do desenvolvimento local - o caso de Nova Friburgo RJ. In: CANÇADO, A. C. (Org.). Os desafios da formação em gestão social. Palmas: Provisão, 2008. 6 -Balanced Scorecard • Histórico do BSC • Metodologia do BSC • Perspectiva financeira • Perspectiva clientes • Perspectiva processos internos • Perspectiva aprendizado e crescimento • Indicadores de desempenho Bibliografia: KOTLER, Philip. Administração de Marketing. Ed. Prentice-Hall, 2005 HERRERO, Emilio. Balanced Scorecard e a Gestão Estratégica. Ed. Campus, 2005 KAPLAN, Robert S. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard.Ed. Campus, 1997 |
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Carga Horária: |
72 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre Sergio Cavalcanti de Melo Irene Kazumi Miura Lúcia Aparecida da Silva Borges Marina Toledo Lourenção Rocha |
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